Como melhorar a sua retrospectiva do spotify para 2021

Como melhorar a sua Retrospectiva do Spotify para 2021

Avatar of priscila oliveira
Confira as dicas mais eficientes para melhorar a sua retrospectiva do Spotify de 2021

A retrospectiva do Spotify, que acontece ao fim de todos os anos, já é conhecida pelos usuários do streaming de músicas e podcasts.

A retrospectiva (ou Spotify Wrapped) é sempre um momento divertido, onde você descobre que ouviu, por exemplo, a mesma música mais de 5 mil vezes, quais foram as 100 músicas mais tocadas do seu ano e qual foi o podcast que você maratonou. Porém, para alguns usuários a Retrospectiva traz algumas surpresas, como saber que algum hit dos Barões da Pisadinha está na sua playlist de 100 músicas mais tocadas, mesmo a banda não sendo a sua favorita.

Essas “surpresas” dentro da sua retrospectiva do Spotify estão diretamente ligadas à utilização da sua conta no Spotify. Se você compartilha sua conta com outra pessoa, se seus filhos escutam músicas na sua conta ou se você deixou seu Spotify livre para outras pessoas usarem durante uma festa, vem daí essa mistura que você considera fora do padrão do que escuta.

Pensando em como melhorar a sua Retrospectiva de 2021, o Spotify já lançou algumas dicas para que você possa incorporar aí na sua conta e o Showmetech te ensina neste guia como segui-las.

Como habilitar a sessão particular no Spotify?

Em uma festa, você deixa seu Spotify tocando músicas e disponível para que outras pessoas usem ou você escuta playlists específicas para dormir ou meditar?

Se sim, isso pode afetar os seus hábitos de escuta na plataforma, e influenciará nas recomendações personalizadas dela para você, como na playlist Descobertas da Semana, que traz sugestões de bandas e músicas que você pode gostar de ouvir. 

Para que você continue usufruindo das seleções musicais para meditar ou dormir e fazendo a alegria da festa liberando seu Spotify, veja como ativar a Sessão particular.

No aplicativo

Na home do aplicativo do Spotify, clique no ícone de “Configurações” e, em seguida, em “Redes Sociais”.

Como habilitar a sessão particular no aplicativo do spotify
Habilitando a Sessão particular no aplicativo


Agora, habilite a “Sessão particular”.

Tela indicando como habilitar sessão particular no aplicativo
Ative a Sessão particular para escutar músicas enquanto dorme ou medita

No computador

Na página inicial do Spotify no seu computador, clique na seta próxima ao seu nome de usuário.

Tela indicando como acessar as configurações no seu perfil pelo computador
Configurando Sessão particular no computador


Selecione “Sessão particular”.

Tela indicando como habilitar o a sessão particular na sua conta pelo computador
Habilite a sessão particular quando sua conta for usada em uma festa.


Neste modo, seus seguidores não poderão mais visualizar o que você está escutando. Para encerrar a sessão particular, basta repetir as etapas e desabilitar a sessão.

Como usar o Spotify Kids para meus filhos?

Sua Retrospectiva do Spotify tinha músicas da Galinha Pintadinha e muitas músicas infantis da Disney? Não se preocupe! Isso é muito comum entre os pais que dividem suas contas com os filhos.

Para garantir uma experiência musical única para você e para seus filhos, para que eles também possam descobrir playlists para crianças (e sem misturar com as suas), é indicado que você assine o plano Premium Família do Spotify, que dá direito ao aplicativo Spotify Kids, este que oferece conteúdos exclusivos para os pequenos e permite que você selecione o que seus filhos podem escutar.

App spotify kids com playlists para crianças
Spotify Kids garante experiência personalizada para crianças. (Imagem: Spotify)

O plano Premium Família tem custo mensal de R$26,90, com o primeiro mês da assinatura sendo gratuito.

Como descobrir novas músicas e podcasts no Spotify?

Para uma retrospectiva do Spotify mais diferenciada que a de 2020, com novos gêneros, artistas e podcasts, você precisa conhecer conteúdos novos e o serviço tem as ferramentas certas para isso.

Na plataforma, você pode navegar por uma série de seleções musicais criadas especialmente para você, e claro, com base no que você gosta, numa forma de expandir seus horizontes musicais.

Tanto no computador ou no aplicativo, na home do Spotify, ao rolar a página você encontrará muitas sugestões de playlists para conhecer, como a Mix Diário, que reúne músicas que você já escuta e inclui novos artistas para você conhecer, e a Radar de novidades com os lançamentos dos artistas que você gosta.

Spotify oferece playlists personalizada para você
Curadoria da plataforma oferece uma série de playlists com novas músicas para você conhecer.


A categoria Com base no que você ouviu recentemente traz listas de músicas que seguem o estilo do que você já escuta, mas distribuindo-as em playlists para pegar a estrada ou de Covers, por exemplo.

Curadoria de playlists para melhorar seu spotify wrapped
Conteúdo personalizado para você.


No campo “Buscar” do aplicativo e “Navegar” da plataforma pelo computador, você encontra uma variedade de sessões para descobrir novos gêneros e artistas.

Telas do spotify no computador e aplicativo com categorias para descobrir
Descubra novos artistas e gêneros para melhorar sua Retrospectiva de 2021.


Aqui você descobre novos podcasts – que serão categorizados também por assunto.

Variedade de podcasts categorizados dentro do spotify
Conheça novos podcasts para maratonar.


Como acessar sua retrospectiva do Spotify anterior?

Caso você não tenha se desapegado das músicas de 2020 e quer também usá-las para criar sugestões de músicas para você, mesmo após dezembro é possível acessar sua retrospectiva do ano passado.

Além de conferir as suas 100 músicas de 2020, você poderá escutar os hits do ano passado que você não conseguiu conhecer com a playlist Passou batido.

Retrospectiva do spotify 2020 e playlist com hits do ano
Playlist Passou batido traz sucessos que você não escutou de 2020.

No aplicativo

Para acessar sua Retrospectiva e conferir as sugestões que o Spotify preparou para você com base no seu 2020, acesse a guia “Buscar” ou “Navegar” e encontre a categoria “Retrospectiva 2020”.

No app e computador, playlist do spotify wrapped
Acesse a Retrospectiva 2020 para recapitular as músicas que mais gostou

Caso você não encontre sua retrospectiva por esses caminhos, basta pesquisar no campo de busca “Retrospectiva”.

Se você já segue essas dicas e mesmo assim notou que no ano passado sua Retrospectiva continha músicas e podcasts que você não consome, é possível que sua conta tenha sido de alguma forma hackeada.

Para garantir a segurança da sua conta, sugerimos que você desconecte sua conta de todos os dispositivos que você usa, escolha um novo nome de usuário – se achar necessário – e senha (sempre com letras minúsculas, maiúsculas, números e caracteres especiais para garantir a força da senha) e entre novamente em seus dispositivos.

Pode parecer muito cedo começar a pensar na sua retrospectiva do Spotify de 2021, mas, para garantir uma retrospectiva que seja realmente a sua cara, é bom já garantir o prazo de 11 meses para o Spotify começar a trabalhar nisso.

Fontes: Spotify, Life Hacker eScreen Rant

E se você procura um podcast para 2021, o nosso Showmecast já conta com muitos episódios para você maratonar – quem sabe, assim, aparecemos na sua Retrospectiva 2021 como podcast mais escutado?!

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
20
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados