Os 10 melhores apps de podcast para Android

microfone para podcasts em evidência na frente de um computador, provavelmente com algum programa de edição de áudio aberto
Ouvir podcasts é sempre uma experiência interessante. Separamos alguns dos melhores apps de podcast para Android para que você possa curtir sem problemas

Nem sempre queremos ouvir música enquanto estamos no transporte público. Às vezes, ouvir alguém falando sobre assuntos que nos interessam ou então narrando uma história pode ser bem mais convidativo do que a já consagrada música. Tendo isso em mente, separamos alguns dos melhores apps de podcast para dispositivos Android, tudo para facilitar a vida de quem gosta de ficar antenado nesse mundo. Só tenha cuidado para não perder o ponto de ônibus ou a estação do metrô.

Castbox

Um dos melhores apps de podcast para Android, o Castbox é bastante versátil e útil
A interface é intuitiva e não há nada de complexo nela, o que torna o Castbox um dos melhores apps de podcast para Android.

O Castbox é o primeiro da seleta lista dos melhores apps de podcast destinados ao Android. Ele possui uma variedade colossal de programas disponíveis, divididos em categorias diversas, como educação, política, esportes, LGBTQIA+, tecnologia, jogos e muito mais. Além disso, já ao abrir o aplicativo, temos os destaques do dia e os melhores novos programas — ferramenta útil para quem gosta de descobrir podcasts desconhecidos e oferecer suporte aos criadores. Dá até para aprender novas línguas e ouvir rádio.

Vale ressaltar que a página principal conterá apenas os destaques e afins de podcasts que estejam na língua definida pelo dispositivo. Ou seja, se você usa seu celular com português brasileiro, as sugestões serão todas em português brasileiro. Caso queira procurar por um programa estrangeiro, basta usar a barra de busca, localizada na parte superior do app. Bastante simples para quem já possui uma ideia do que quer ouvir, mas não muito útil para quem não sabe.

Uma coisa que me chamou a atenção, como estudante de Letras, é a presença de áudio livros (os famosos audiobooks). São vários exemplares, de clássicos até livros de comédia, disponíveis gratuitamente. A vasta maioria consiste de livros em domínio público e praticamente todos estão em inglês, mas é uma boa pedida para quem quer testar a compreensão auditiva e uma pedida ainda melhor para quem quer descobrir ou redescobrir certas histórias.

Doggcatcher

Doggcatcher, aplicativo de podcasts para Android, em três imagens com interface azul, categorias e programas variados espalhados pela tela
Infelizmente não capturei imagens eu mesmo por razões de pagamento, mas essas, oficiais, dão uma ideia de como o app funciona.

Apesar de ser um dos melhores apps de podcast no geral, faz-se necessário avisar de antemão: ele é pago. Custa R$11,99 na Play Store brasileira. Ainda que seja um valor pequeno, é um valor. Mesmo assim, depois de comprá-lo, o usuário não vai precisar se preocupar com anúncios ou qualquer coisa do gênero, que pode (e vai) aparecer em concorrentes gratuitos. Além do mais, ele é bom pois disponibiliza várias opções de customização.

Quem é mais velho e desbravou as terras do podcast há alguns anos sabe que o Doggcatcher é um dos aplicativos mais antigos para ouvir seus programas favoritos. Felizmente, ele continua recebendo atualizações e pode ser integrado a serviços como o Chromecast. Bem útil, né? Apesar de pago, o dinheiro vale para um dos maiores apps de podcast.

Google Podcasts

Um dos apps de podcast para Android, o Google Podcast é o serviço específico do Google destinado para os ouvintes desse tipo de programa
É possível notar que, na imagem da esquerda e na imagem central, as páginas principais diferem. Isso porque uma é a conta em português e a outra em inglês.

Tal qual a Amazon, o Google também gosta de aparecer em absolutamente todos os lugares que ofereçam uma mínima possibilidade de dinheiro ou visibilidade. Dito isso, não é de se surpreender que exista uma plataforma específica de podcasts da empresa. O Google Podcasts é um dos melhores apps de podcast de fato, superando outros serviços da própria companhia, como o YouTube e o Google Music.

Me chamou a atenção logo de início a interface do aplicativo estar no modo escuro. Não sei se é o padrão ou se esse foi o padrão por ele ter sincronizado automaticamente com a minha conta do Google — mudei três vezes de conta e a cor não mudou, o que para mim é ótimo, dado que detesto luminosidade, mas talvez não seja tão bom para quem prefere algo mais claro. De qualquer maneira, o aplicativo é um pouco semelhante ao Castbox, só que mais bagunçado.

As categorias e as recomendações estão lá, em português, seguindo a mesma ideia da língua do dispositivo, mas tudo parece meio confuso. O layout também não ajuda muito, mas de qualquer forma uma pessoa pode encontrar o que quiser ali e são vários os podcasts disponíveis, seja em português ou em outra língua qualquer que o usuário deseje. Ah, antes de mais nada, ele é gratuito.

Pocket Casts

App pocket casts de podcasts do mundo inteiro
Basta selecionar a região para ouvir podcasts de algum lugar inóspito e distante.

A versão gratuita do Pocket Casts não perde muito para a versão premium, o que significa que ele pode chegar ao hall da fama dos apps de podcast para Android. De qualquer maneira, esse aplicativo é mais recomendado para aqueles que procuram podcasts estrangeiros, dado que esse parece ser o forte do app. Assim que você baixa e entra, todos os recomendados da aba Discover são em inglês, independente da língua do dispositivo.

Isso significa que não há podcasts brasileiros lá? Não. Só significa que você vai precisar procurar um pouco mais caso queira os brasileiros. Ao rolar a página para baixo, há uma seção sobre os mais famosos de determinada região; dito isso, é só escolher a região desejada e ele vai ajudar no resto. Ademais, você pode procurar diretamente na barra de pesquisa também: fiz o teste com o clássico Nerdcast e com o Jogabilidade e eles apareceram, mas não sei se outros menos famosos e influentes vão aparecer também. De qualquer maneira, não custa nada tentar.

Podbean

Capturas de tela do Pod
Praticamente o Evernote sem elefante dos apps de podcast.

Pessoalmente, gosto muito de programas e aplicativos que combinem as cores branco e verde. Vide a minha preferência pelo Evernote. Fui com expectativas altas por causa disso (sim, sou um homem de gostos simples) e à parte alguns problemas de reprodução, o Podbean se mostrou um bom aplicativo, com bastante variedade, o que o joga na lista de melhores apps de podcast para Android.

Tal qual outros nessa lista, ele divide os podcasts por temas e em categorias, com Educação, Negócios, Jogos, Tecnologia e todas essas palavras que já estamos acostumados a ver em categorias (basta olhar para cima nessa mesma página). O app também possui um acervo de áudio livros, ainda que a maioria esteja em inglês, pelo menos dos que fui bisbilhotar. E, poxa vida, alguém podia fazer um podcast sobre literatura, não? Seria bem interessante.

Ele é gratuito, mas possui um sistema de “membros de ouro” no qual é possível publicar podcasts, tirar anúncios e essas comodidades que as pessoas que estão dispostas a pagar por coisas assim estão acostumadas. De qualquer modo, é um dos melhores apps de podcast no geral.

Podcast Addict

Programa Podcast Addicts para aqueles usuários de Android que gostam de variedade na hora de escolher o podcast
O bom é que dá para escolher a região também, aí é só se esbaldar.

Assim que você abre esse app já é agraciado por uma tela pedindo a sincronização com a conta do Google Drive. Essa medida vai servir para você manter o histórico de podcasts no caso de trocar seu aparelho. Logo em seguida você pode ver os podcasts, estações de rádio e livros disponíveis.

Tal qual todos os outros dessa singela lista de apps de podcast, você pode escolher o programa que quiser baseado numa grande lista de categorias, com as fotos de capa dos podcasts logo acima de seus respectivos títulos. Tem gente que se importa com essa noção mais visual, então fica a dica. Além disso, a interface é bem simples e intuitiva, o que muito provavelmente é fruto da idade do app, que é também um dos mais antigos do ramo.

Mais uma vez, há anúncios para sustentar os usuários gratuitos, então, caso você queira eliminá-los, basta pagar um precinho de quase quarenta reais, uma única vez, e eles desaparecerão para sempre da sua vista.

Podcast Go

app de podcasts para android podcast go em três capturas de tela
O som da mídia apareceu no último quadrinho porque eu sou ruim em tirar print, podem me julgar.

Possivelmente o mais básico de todos, o Podcast Go está na lista de melhores apps de podcast pura e simplesmente por isso: ele é básico e oferece o necessário para quem quiser um aplicativo leve e funcional. Você pode pular momentos de silêncio, aumentar a velocidade de reprodução dos programas e é isto. Além disso, o design é bonito e gostoso de se usar.

Também há categorias de onde escolher os podcasts desejados, além da já consagrada aba de programas populares ou destaque. Tal qual os serviços de streaming, o aplicativo te oferece alguns podcasts baseado no que você escutou ou gostou. Isso ajuda bastante na hora de escolher, mas, caso o usuário sofra de indecisão crônica, pode mais atrapalhar do que ajudar. De qualquer forma é uma boa ferramenta e os títulos são apresentados de modo bem organizado e bonito.

RadioPublic

Radio Public, outro dos apps de podcast para Android
Recomendo pessoalmente o melhor podcast de todos, Welcome to Night Vale.

O RadioPublic é mais um dos apps de podcast que são recomendados por qualquer entusiasta da arte dos radialistas aprimorada na era digital. Ele é gratuito e possui muitos dos podcasts mais famosos, principalmente estrangeiros. Além do mais, o usuário pode baixar os episódios de sua escolha para ouvi-los offline ou então ouvir pela internet em modo de stream.

Uma função legal é a possibilidade de clicar numa estação (que nem as estações de música do Spotify, de certo modo) e ouvir sobre aquele tema sem parar ao longo do dia. Dentre elas o usuário pode escolher entre notícias diárias, contação de histórias e muitos outros temas. O problema é que, para encontrar podcasts em português, você deve procurar na barra de pesquisa pelo programa específico, o que não é muito bom em termos de exploração.

Spotify

Apps de podcast para Android representado pelo maior aplicativo, o Spotify
O famoso Spotify e seus podcasts adorados.

É claro que o queridinho do momento não poderia ficar de fora. O Spotify se firmou como uma das plataformas de streaming musical mais influentes dos últimos anos, conquistando usuários dia após dia. Junto às músicas, são disponibilizados podcasts também, de todos os estilos para todos os gostos. Claro que, como usuário gratuito, você ouvirá algumas propagandas ao longo do episódio, mas ei, a vida é feita de sacrifícios.

Aos que até hoje não estão familiarizados com a plataforma, o Spotify oferece uma variedade imensa de artistas que você pode, inclusive, checar pelo navegador. É necessário criar uma conta para ouvir as músicas e podcasts inteiros, e, caso não esteja disposto a pagar pelo plano premium, aguentar alguns anúncios – que são até divertidos, nas primeiras 25 vezes.

O Spotify conta com uma vasta biblioteca de podcasts, e alguns deles — incluindo grandes como o Café da Manhã, da Folha — são exclusivos da plataforma. Assim, a depender de quais os seus podcasts favoritos, o Spotify poderá ser a única plataforma para encontrá-los.

Sem dúvida alguma o Spotify é um dos melhores apps de podcast, seja para Android, iPhone, computador ou qualquer outro dispositivo que você queira nomear.

TuneIn Radio

app de podcasts para android tunein radio que é mais rádio do que app de podcasts mas ainda tem podcasts
Ótimo principalmente para quem gosta de rádio e melhor ainda para quem gosta de rádios aleatórias de países distantes.

O TuneIn Radio é um dos melhores apps para podcast justamente porque, além deles, seu forte é nos programas de rádio, mesmo os internacionais. O aplicativo reconhece sua localização e já disponibiliza as estações mais ouvidas da região. Outra função bem interessante, ainda mais aos fãs de esporte, é a possibilidade de acompanhar jogos ao vivo, sejam eles de qualquer esporte. Alguns necessitam que você tenha o plano premium, mas outros não. Basta procurar e torcer.

A parte mais convidativa é poder explorar as diferentes estações de rádio do mundo inteiro, desde o Canadá até o Japão. Isso por si só já vale uma conferida.

Confira o ShowmeCast, disponível nos melhores apps de podcast

Capa Showmecast #13
ShowmeCast traz as principais novidades no mundo da tecnologia, ciência e cultura geek

O Showmetech também faz parte da podosfera com o ShowmeCast, um podcast onde são discutidas as novidades do mundo da tecnologia, incluindo games e muitos outros temas interessantes. E ele está disponível nos melhores apps de podcast, basta sentar, relaxar e ouvir.

Fonte: Android Authority

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter