As 3 melhores faculdade de Design de Games do Brasil

Design de Games
Ranking das melhores faculdade de Design de Games foi feito com base no Guia da Faculdade
Anúncio
As 3 melhores faculdade de Design de Games do Brasil

O curso de design de games tem ganhado destaque, já que nos últimos anos, o grande formato de entretenimento que acabou angariando as maiores cifras e atraindo as maiores atenções foram os games. Antes, os jogos digitais eram vistos como uma “brincadeira de criança” e, hoje em dia, eles têm roteiros extremamente elaborados que fazem invejas para superproduções de Hollywood vencedoras de diversas estatuetas do Oscar. 

Você já pensou em trabalhar criando essas narrativas fantásticas que te levam a mundos extraordinários e que proporcionam uma interatividade sem igual? É isso que a faculdade de Design de Games vai te proporcionar! Se interessou?

Então, para te ajudar, traremos as 3 melhores faculdades de Design de Games do Brasil, de acordo com o Guia da Faculdade! O conteúdo foi feito em parceria com o Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudo e vagas no ensino superior. Vamos lá?

O que é o Guia da Faculdade e como ele avalia os cursos?

O Guia da Faculdade é um ranking feito pela Quero Educação em parceria com o Estadão, com ajuda de mais de 6 mil professores. Eles, voluntariamente, avaliaram os cursos em três critérios distintos: qualidade do projeto político pedagógico, corpo docente e infraestrutura. 

Todas as instituições de ensino superior do Brasil foram convidadas, com 90% delas (mais de 2 mil) decidindo participar. Ao todo, são quase 12 mil cursos avaliados. No final, cada um deles recebia um número específicos de estrelas:

  • Não estrelados;
  • 3 – bom;
  • 4 – muito bom;
  • 5 – excelente.

As 3 melhores faculdades de de Design de Games do Brasil, segundo o Guia da Faculdade

De acordo com o Guia da Faculdade, existem duas faculdade com 4 estrelas no ranking, ou seja, são consideradas muito boas. A primeira, e mais antiga delas é da Universidade Anhembi Morumbi, com campus localizado em SP. Ele existe nas modalidades presencial, presencial flex e EaD, com duração de 4 anos. 

O outro curso 4 estrelas é de Univali, localizado em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Ele também tem duração de 4 anos e é estudado presencialmente, no turno vespertino. Também na Univali, só que em Florianópolis, está o curso que completa a lista, com 3 estrelas. Ele tem as mesmas especificações que o do campus de Balneário. 

Aonde que o profissional vai atuar?

O Designer de Jogos tem 4 campos distintos para conseguir atuar, dentro da produção:

  • Projetista do jogo;
  • Como artista, finalizando a arte dele;
  • Programação do jogo, codando de verdade;
  • Na edição de som.

Além disso, o profissional inserido no mercado pode também atuar na área administrativa das produtoras e no setor de marketing para tentar aumentar a venda dos produtos. 

design de games
Young man playing games long hours late in the office

Como está o mercado brasileiro para o Design de Jogos?

As produtoras brasileiras são, em sua maioria, pequenas e médias, além estarem bem focadas no mercado de jogos para celular. Normalmente, elas cuidam de toda a cadeia, desde a produção do jogo até a distribuição do mesmo. 

O mercado está em expansão no Brasil e o número de profissionais é extremamente escasso, sendo assim, aquele com graduação será bem disputado e terá uma boa inserção no mesmo. 

As oportunidades se concentram em indústrias de videogames, empresas de desenvolvimento de jogos, escritórios de design, agências ou escritórios de mídia digital e estúdios de animação.

Apenas formados em Design de Jogos podem atuar no mercado?

Não, mesmo que esses formados sejam bem procurados pelas empresas dele. Aqueles com formação em Design, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Marketing e até Administração tem muitas chances de conseguir ter uma posição em alguma dessas empresas. 

O que importa é conseguir conhecer do mercado, entender as tecnologias empregadas e saber das tendências para atuar com propriedade no mesmo. 

E você, se interessou pelo mundo do Design de Jogos? Conta para a gente se você queria atuar em alguma empresa do ramo! Ah, se você quiser fazer cursos gratuitos nessa área ou em outras, confira nossa lista com 1.450 cursos gratuitos com certificado também gratuito de 56 instituições diferentes.

Fonte: Depositphotos, QueroBolsa

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter