Modelos de fechadura digital

Melhores fechaduras digitais para comprar em 2022

Avatar of letícia leite
Saber escolher uma fechadura eletrônica de qualidade aumenta a segurança do ambiente e traz mais praticidade ao dispensar o uso de chaves

Ter um ambiente prático é essencial para que possamos otimizar nosso tempo e aproveitá-lo do jeito que importa: vivendo. Para tanto, faz sentido buscarmos para nossas casas itens que automatizam sistemas, como segurança e entretenimento. É aí que entra a fechadura digital, um dos acessórios mais interessantes em custo-benefício e funcionalidade dos eletrônicos inteligentes!

Imagina só, abrir sua porta com seu smartphone ou apenas a impressão digital, sem precisar carregar um monte de chaves em todo lugar. Assim, já dá pra evitar bastante problema, como a corriqueira perda de chaves e o risco de ficar trancado do lado de fora de casa. Sem contar que a fechadura inteligente oferece funcionalidades que dificultam invasões.

Investir em uma fechadura eletrônica pode tornar sua vida mais fácil e mais segura. Por isso, separamos alguns dos melhores modelos para sua casa! Antes, vale conhecer detalhes do que esse item pode fazer pela sua rotina!

O que é fechadura digital?

Conheça os melhores modelos de fechadura digital
Esse equipamento moderno é capaz de melhorar a segurança de residências e empresas
Imagem: Intelbras

Pra começar, vale entender um pouco mais sobre como as fechaduras digitais se tornaram referência em segurança e praticidade. Por serem liberadas por senha e/ou por impressão digital, pessoas pré-selecionadas podem ter acesso ao ambiente protegido por elas. Quanto ao visual, elas possuem um display para controle e podem ou não ser acompanhadas de maçanetas.

Ou seja, são equipamentos modernos que deixam a entrada de residências e empresas bem mais segura. Com ela, você consegue receber notificações quando alguém sai ou quando as crianças chegam em casa depois da escola, por exemplo. Outra possibilidade é verificar o app da fechadura eletrônica — em modelos compatíveis com a casa conectada — para ver quais portas estão travadas e, assim, trancar as destrancadas com um toque do celular.

A chegada de novos modelos ao mercado traz opções cada vez mais diversificadas pra todos os públicos, desde as simples até as altamente tecnológicas.

A fechadura digital é compatível com a minha porta?

Fechadura digital da pado
Fechadura digital da PADO
Imagem: Showmetech/Pado

Se você já pesquisou ou já tem uma fechadura digital, a questão do tipo de porta ideal já deve ter passado pela sua cabeça. Isso porque existem inúmeros tipos de espessuras, formas de abertura material e acabamento.

As portas com dobradiças, que são as mais comuns, vão bem com fechaduras que acompanham maçaneta. Agora, as portas pivotantes ou que possuem puxador, a ideal é a fechadura sem maçaneta e com fecho rolete. Estes modelos também podem ser instalados no lugar da tetra chave, mantendo a fechadura original com maçaneta.

Já para as portas de vidro, as versões de sobrepor são perfeitas pois não há a necessidade de recorte no vidro. Quando falamos de porta de correr, as fabricantes ainda estão investindo em soluções. Logo, são poucas as opções para esta última.

Exemplo de uma fechadura digital feita para portas de correr
Exemplo de uma fechadura digital feita para portas de correr
Imagem: GLOCKS

Na hora de escolher, sempre fique de olho na espessura da porta, esse é o principal parâmetro, pois cada fechadura digital apresenta um espessura mínima e máxima para acomodar todo o equipamento.

No Brasil, a maioria das portas apresenta uma espessura entre 35 e 45 mm. Também é recomendado levar o fluxo de pessoas no ambiente em consideração na hora de escolher um modelo, já que a fechadura digital é recomendada para acesso de 20 a 30 usuários por dia. Para quantidade de acessos superior, é melhor ter um sistema de controle de acesso.

Vale ressaltar que a maioria dos modelos de fechaduras digitais foram projetadas para ambientes internos, sem contato direto com sol e chuva, como em uma porta de apartamento.

Sistemas de fechadura digital

Tipos de sistemas de fechadura digital
As fechaduras eletrônicas vão desde modelos simples como o da foto até os mais sofisticados
Imagem: wiredsmartio/Pixabay

Para a fechadura digital funcionar apropriadamente, o usuário precisa ser reconhecido pelo aparelho, ação que pode ser realizada de diversas formas. Em outras palavras, o sistema vai decidir se destranca ou não a porta de acordo com seu tipo de identificação.

Logo, esse item é classificado principalmente quanto às suas formas de acionamento. Aqui estão as categorias mais comuns:

  • Fechadura digital com senha: funcionam com um display para que o usuário digite sua senha exclusiva. Ela permite o registro de várias combinações numéricas para destravar a porta. Assim, cada pessoa possui a sua.
  • Fechadura digital com cartão: um cartão magnético precisa ser aproximado da porta para abri-la, combinando com o leitor da maçaneta. São mais comuns em hotéis.
  • Fechadura digital com tag: comum em portões de acesso a condomínios, os tags podem vir em formato de chaveiro, comunicando-se com a fechadura através de RFID.
  • Fechadura digital por biometria: permissão concedida a partir do reconhecimento da impressão digital, que deve constar no banco de dados do equipamento.
  • Fechadura digital por Bluetooth ou Wi-Fi: usadas com aplicativos instalados em smartphones. Elas registram quem passou pelo local com mais facilidade e podem mandar notificações personalizadas.
  • Fechadura digital com controle remoto: dispositivo numérico instalada ao lado da porta.

O que acontece quando acaba a bateria da fechadura?

Geralmente, as fechaduras eletrônicas são movidas por pilhas, gerando bastante economia. Porém, pode surgir a preocupação em relação ao esgotamento da fonte de energia. Bom, na compra desse aparelho, o consumidor ganha a primeira leva de pilhas recarregáveis.

Logo, para manter o funcionamento do equipamento, basta ficar de olho no nível de bateria. Nos modelos mais simples ele está no display, em outros você recebe notificações no celular sobre seu status.

Recursos adicionais de fechaduras digitais

Tem fechadura digital com app pra celular e touchpad
Tem fechadura digital com app pra celular e touchpad
Imagem: Samsung

A principal função da fechadura digital é abrir e fechar portas com o máximo de segurança. A partir dessa premissa, funcionalidades adicionais surgem entre os modelos para atrair o consumidor.

Entre os recursos mais legais, estão o alarme de intrusos e de violação, detecção de temperaturas altas, aviso de pilhas fracas e travamento automático. Além disso, tem versões com controles de voz e geofencing, recurso que cria um perímetro geográfico virtual e dispara comandos ao entrar nesse perímetro — neste caso, de abrir a porta quando você está chegando em casa.

Mais detalhes que podem interessar são os touchpads sem chave para quando você está sem o celular ou as chaves em mãos, além das mensagens de texto e e-mails que informam em tempo real quando alguém entra ou sai do ambiente.

Qual profissional faz a instalação de uma fechadura digital?

A instalação da fechadura inteligente pode parecer simples e semelhante para os diferentes modelos, porém, o processo pode ser feito por duas formas:

  • Instalação Sobreposta: o mecanismo de acionamento da porta ficará do lado externo da porta.
  • Instalação Embutida: o pino da fechadura, que tranca a porta, ficará do lado de dentro do batente.

Logo, é preciso procurar por técnicos em segurança especializados na instalação de fechadura eletrônica.

Recomendações de fechaduras digitais

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, conheça nossa lista especial com as melhores fechaduras digitais para comprar. Dividimos nossas sugestões entre formatos, preços e utilidades:

FR 101 Intelbras

Melhores fechaduras digitais para comprar em 2022. Saber escolher uma fechadura eletrônica de qualidade aumenta a segurança do ambiente e traz mais praticidade ao dispensar o uso de chaves
Ótimo custo-benefício com esse modelo da Intelbras
Imagem: Intelbras

Para quem busca funcionalidades simples, esse modelo da Intelbras é a pedida, já que tem baixo custo e é muito bem avaliado. O acesso é concedido por senha em um display touch de design moderno e intuitivo. 

O aparelho permite o cadastro de quatro senhas diferentes de até doze dígitos, e tem sensor com travamento automático toda vez que a porta é encostada. O mais legal é que ela conta com alarme sonoro de 1 minuto que é acionado na tentativa de arrombamento, ou sempre que 5 tentativas consecutivas erradas são realizadas. Na Amazon, você encontra a FR 101 Intelbras por R$359,51.

Elsys ESF-DS3100C

Melhores fechaduras digitais para comprar em 2022. Saber escolher uma fechadura eletrônica de qualidade aumenta a segurança do ambiente e traz mais praticidade ao dispensar o uso de chaves
Imagem: Reprodução/Elsys

A fechadura digital ESF-DS3100C da Elsys é perfeita para portas de correr, sendo indicada para portas com 25 a 50 mm de espessura. Ela permite o cadastro de até 5 senhas, tem alarme de arrombamento, função convidado, alarme de tentativa de senha, alerta de bateria fraca, não perturbe e função senha protegida. Com instalação de sobrepor, tem design elegante e sofisticado. Você encontra esse modelo no Magazine Luiza por R$449.

PADO FDS-50

A pado fds-50 oferece dois sistemas de acionamento
A Pado FDS-50 oferece dois sistemas de acionamento
Imagem: Pado

Pra quem tem dúvida entre uma fechadura digital com senha ou tag de proximidade, a Pado FDS-50 pode ser a solução, já que oferece os dois tipos de acionamento, com capacidade de registro de até 5 senhas ou 50 tags

Esse modelo foi feito para portas que possuam espessura de 30 a 45 mm, sendo equipada com interface sonora e alarme contra intrusos. É de simples instalação e configuração, além de ser produto de baixo consumo de energia. Sua alimentação é realizada por 4 pilhas com autonomia de até 12 meses, com aviso sonoro indicativo de bateria fraca. A fechadura digital da Pado sai por R$715 no Magazine Luiza.

Multilaser ‎SE233

Melhores fechaduras digitais para comprar em 2022. Saber escolher uma fechadura eletrônica de qualidade aumenta a segurança do ambiente e traz mais praticidade ao dispensar o uso de chaves
Esse modelo da Multilaser cria relatórios de quem saiu e entrou
Imagem: Multilaser

A fechadura digital Multilaser SE233 é um modelo embutido com maçaneta que pode ser ativado por biometria, senha, cartão de proximidade, chave ou ainda por meio de aplicativo gratuito Multilaser Liv, pelo qual é facilmente configurado e gerenciado. Com design elegante e sofisticado, tem capacidade para até 100 usuários cadastrados. Você é quem escolhe também se a abertura da maçaneta será para esquerda ou direita.

Logo, o mais legal dessa fechadura inteligente é a sua integração via Wi-Fi, sendo possível visualizar relatórios de quem saiu ou entrou diretamente no celular. Encontre a Multilaser SE233 no Magazine Luiza por R$ 899,99.

Yale YRD 256

A yale yrd 256 é compacta e compatível com a alexa
A Yale YRD 256 é compacta e compatível com a Alexa
Imagem: Yale

Se você adora interagir com a Alexa e já tem outros aparelhos controlados pela assistente virtual da Amazon, considere essa opção. A Yale YRD 256 é a melhor fechadura digital compatível com a Alexa, configurando suas portas por comando de voz. Seu painel externo compacto possui teclado touchscreen com 12 teclas, que também agrada aos mais discretos.

Ela cadastra até 25 senhas no modo offline, conta com travamento automático (30 segundos após a abertura) e alarme de código errado após 5 tentativas. O modelo também avisa quando a energia das pilhas está acabando. Ele é vendido por R$ 1.169,99 na Magazine Luiza.

PADO FDE-101RM

Melhores fechaduras digitais para comprar em 2022. Saber escolher uma fechadura eletrônica de qualidade aumenta a segurança do ambiente e traz mais praticidade ao dispensar o uso de chaves
A PADO FDE-101RM é uma opção com biometria para quem busca praticidade. Imagem: Bruno Martinez/Showmetech

A FDE-101RM é uma fechadura de sobrepor, ideal para portas de menor espessura e que segue o padrão ABNT. 

Ela conta com o novo sistema de fechamento chamado rolete magnético e conta com assistente de voz para orientar na configuração de cadastro de senha e o cadastro de impressões digitais. É possível cadastrar senhas numéricas entre 3 e 15 digitos e cadastrar até 196 impressões digitais diferentes. No site da PADO você pode encontrá-la por R$ 1.990,00.

A gente testou a FDE-101RM e comentou tudo aqui:

Intelbras FR220

A fr 220 da intelbras combina com portas de madeira
A FR 220 da Intelbras combina com portas de madeira
Imagem: Intelbras

Ideal para portas de madeira, a FR 220 é utilizada para controle de acesso em residências, apartamentos, escritórios e ambientes comerciais. Além das senhas digitadas, suas chaves estão na ponta dos dedos. Pode ser aberta com senhas numéricas (até 4 senhas) ou por biometria em leitor capacitivo de alta precisão (até 100 teclas digitais diferentes).

A instalação é simples, sendo alimentada por 4 pilhas AA que acompanham o produto — com vida útil de 1 ano, com média de 10 visitas por dia. Além disso, fornece um aviso de bateria fraca com uma semana de antecedência. Também emite um sinal sonoro por 1 minuto quando 5 desbloqueios consecutivos são negados ou se alguém tentar copiar a chave. Por fim, possui um sensor programável que trava automaticamente a porta assim que ela é fechada. Encontre a FR 220 da Intelbras por R$ 1.280 na Americanas.

Intelbras FR 620

Intelbras fr 620
Modelo de fechadura eletrônica com puxador da Intelbras
Imagem: Intelbras

Está procurando por uma opção diferenciada? É provável que você curta a FR 620 da Intelbras, que possui a praticidade das maçanetas ou puxadores mesmo na fechadura digital, graças ao seu design com Push & Pull . O modelo conta com acesso via senha ou tags, que podem ser coladas em qualquer lugar ou até mesmo no seu celular. 

Assim, o uso é bem simples e intuitivo, além de oferecer funcionalidades como trava que tranca a porta automaticamente toda vez que for encostada e LED sinalizador que indica se a porta foi trancada. Encontre a FR 620 da Intelbras por R$ 1.503,62 na Amazon.

Samsung SHP-DH538

A samsung investe em design e alta performance em suas fechaduras digitais
A Samsung investe em design e alta performance em suas fechaduras digitais
Imagem: Samsung

Uma das marcas mais tecnológicas do mercado, a Samsung não surpreende ao fabricar e oferecer uma das melhores fechaduras digitais do mercado. A fechadura inteligente SHP-DH358 é biométrica com capacidade de 100 senhas ou biometrias, ideal para empresas de médio e grande porte.

A instalação é embutida na porta, que pode ter de 35 a 60mm de espessura. A alimentação é feita por 4 pilhas AA, que fornecem autonomia de cerca de 12 meses, considerando média de 10 acessos diários. Ainda possui aviso sonoro de bateria fraca, mas se mesmo assim a bateria acabar, é possível realizar abertura emergencial através de uma pilha 9V, sem que se percam as configurações de senhas e biometrias, ou por chave multiponto. Na Amazon, esse modelo da Samsung sai por R$ 2.535,90.

Yale YMF 40

Fechadura biométrica da yale
Fechadura biométrica da Yale é ideal para ambientes com alta circulação de pessoas
Imagem: Yale

Capaz de registrar até 30 senhas e 20 impressões digitais, a fechadura digital biométrica da Yale é ótima para ambientes com alta circulação de pessoas. São 3 tipos de alarmes nesse modelo: tentativa de intrusão, violação e elevação de temperatura no ambiente. Também permite integração com dispositivos móveis, como celulares, sistemas de automação como Alexa ou controle remoto sem fio. Na Amazon, sai por R$ 2.759.

Para concluir, é válido ressaltar que existe uma grande variedade de fechaduras digitais e cada modelo é mais adequado para um tipo de porta e necessidade. Independente da escolha final, a compra de um produto de qualidade garante que você não correrá mais o risco de ficar do lado de fora da casa e aumenta significativamente a segurança do ambiente. Tudo controlado de modo virtual, alguns inclusive de maneira remota com seu smartphone.

Veja também:

Aproveite para conhecer Philips Hue e Amazon Echo, itens essenciais para sua casa conectada!

Fonte: Safe Home

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
7
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados