Melhores jogos de super nintendo

Os 20 melhores jogos de Super Nintendo

Avatar of jaime ninice
Relembre os clássicos com este guia que reúne os melhores jogos de Super Nintendo, como Super Metroid, Chrono Trigger, The Legend of Zelda: A Link to the Past e muitos outros

O Super Nintendo foi um console que alavancou a Nintendo com seus títulos incríveis e poderosos, em um sistema de videogame completo e voltado a todos os gostos. Neste artigo, selecionamos alguns dos melhores jogos de Super Nintendo, contando suas breves características e dados informativos — tais como datas de lançamento, notas de recepção e disponibilidade atual — sobre cada um daqueles que mais agradaram ao público, organizados em ordem alfabética.

O poderoso 16-bit da Nintendo

Lançado em 23 de agosto de 1991, o Super NES continuou o legado de seu antecessor NES — o famoso Nintendinho — e trouxe ao público um sistema “superpoderoso”, com capacidades melhoradas e uma excelente biblioteca de títulos, tanto exclusivos quanto aqueles vindos de muitas das empresas parceiras. A época de rivalidade com o console representante da SEGA, o Mega Drive, só fez aumentar ainda mais a importância do mercado gamer e propiciou comerciais divertidos que, além de atacarem uns aos outros, demonstrava todo o hype consumidor que estava sendo construído à época.

Exemplo de um dos comerciais do Super Nintendo à época. Fonte: Vintage Toy Mania

Os mais incríveis jogos do SNES

Com uma biblioteca mundial de mais de 1000 games, pode ser uma decisão árdua escolher apenas 20 deles para figurarem na lista dos melhores jogos do Super Nintendo. Mas, por outro lado, os anos de vida do saudoso SNES — cujo lançamento americano, como já citado, ocorreu há mais de três décadas — fizeram com que ele tivesse uma resposta dos seus maiores clássicos através de relançamentos e citações. Muitos dos jogos mais legais do SNES estão presentes ainda hoje na memória de tantos que viveram tais experiências ou que pretendem conhecer mais a fundo algumas preciosidades, dado as suas reputações.

Super nintendo em foco. Melhores jogos de super nintendo
Super Nintendo em foco. Fonte: Nintendo-Power.com

Para este artigo, consideramos as datas de lançamento americano dos games de Super Nintendo, uma vez que havia uma variação pequena de meses ou dias em relação aos respectivos lançamentos japoneses para o Super Famicom, a versão japonesa do console 16-bit da Nintendo. Outra característica animadora é que muitos dos títulos aqui citados encontram-se disponíveis para serem jogados através dos diversos sistemas de consoles da Nintendo, tais como o Virtual Console (VC) do Wii, Wii U e New 3DS e do Nintendo Switch Online (NSO) do Nintendo Switch através do aplicativo SNES Online (que permite partidas online, inclusive), além de relançamentos gerados ao longo dos anos.

Jogos disponíveis no snes online (nintendo switch online). Melhores jogos de super nintendo
Jogos disponíveis no SNES Online (Nintendo Switch Online). Fonte: Nintendo

Para montarmos esta seleção dos melhores jogos do SNES, consideramos diversos fatores, tais como notas críticas de agregadores de reviews, como o IMDB, o site GameRankings (inativo atualmente, mas com diversos registros de suas notas em sites terceiros) e de revistas da época, como a Electronic Gaming Monthly (EGM) — que se baseava em uma média da nota de quatro avaliadores. Além disso, também consideramos a importância de jogos do SNES citados ao longo dos anos através de relançamentos, muitos incluindo melhorias gráficas ou de acréscimo de conteúdo que lhes foram impostos através de remakes e remasters

Cabe pontuarmos aqui também sobre a possível existência de traços parciais do autor para a confecção deste artigo com os melhores games de SNES, podendo ser considerados fatores como a experiência pessoal, gostos e tato para a escolha de um em detrimento de outro. Portanto, caro leitor, convido-vos também para deixar seu comentário abaixo acerca de qual jogo mais o marcou, ou mesmo qual deveria também estar aqui, expondo seus motivos e o que o fez gostar tanto do game. Sem mais delongas, vamos a eles!

Chrono Trigger

Comercial americano de Chrono Trigger. Fonte: Retroware

IMDB: 9,5 | GameRankings: 95,16% | EGM: 92

Fruto de uma equipe talentosíssima, composta por feras como Hironobu Sakaguchi, Nobuo Uematsu (Final Fantasy) e Akira Toriyama (Dragon Ball), Chrono Trigger marcou época e colocou Crono e seus amigos em uma aventura rica de detalhes e cheia de surpresas. O design das fases agrega viagens no tempo como plano de fundo e é capaz de envolver o jogador em um enredo cativante, gameplay criativo e variado, gráficos e trilha sonora à frente de seu tempo e um sistema de batalhas super empolgante.

Lançamento: 11/08/1995

Também disponível: PSOne, Wii (VC), Nintendo DS, Android/iOS, Steam, PS3, PSP

Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest

Trailer de Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest. Fonte: RarewareArchives

IMDB: 8,6 | GameRankings: 90% | EGM: 86

Este clássico jogo de ação/plataforma da Rare soube aproveitar tudo que aprendeu com o seu antecessor, Donkey Kong Country, e o transformou em um título ainda mais empolgante. Diddy’s Kong Quest trouxe aos fãs do SNES ainda mais desafios, e bananas, pelas florestas — com os símios Diddy e Dixie na busca pelo resgate de Donkey Kong —, embalados por uma trilha sonora fenomenal e gráficos que souberam aproveitar o poderio do console. 

Lançamento: 20/11/1995

Também disponível: Wii (VC), GBC (Remake), GBA (Remake), Wii U (VC), New Nintendo 3DS (VC), Switch (NSO)

EarthBound

Trailer de EarthBound. Fonte: Video Detective

IMDB: 8,9 | Metacritic: 83,33% | EGM: –

Um RPG situado em uma cidade urbana, contando a história de crianças em um mar de acontecimentos estranhos envolvendo seres extraterrestres e acontecimentos paranormais. Caminhar com Ness, o protagonista de EarthBound, é divertidamente viciante e fará com que você viva grandes aventuras em fliperamas, praças e diversos outros eventos ao lado de seus amigos que o acompanharão nesta jornada.

Lançamento: 02/06/1995

Também disponível: Wii U (VC), New Nintendo 3DS (VC), Switch (NSO)

Final Fantasy VI (III)

Trailer de Final Fantasy III (VI). Fonte: Video Detective

IMDB: 9,0 | GameRankings: 93,96% | EGM: 90

Um dos melhores títulos da franquia Final Fantasy e o último nos moldes consagrados em 2D 16-bit, Final Fantasy VI (lançado no ocidente como Final Fantasy III) é um RPG dos grandes, com gráficos e trilha sonora espetaculares, além do uso de inovações técnicas para a época, como o uso do Mode 7, uma técnica de efeito 3D manipulado a partir de gráficos bidimensionais. O roteiro também é um show à parte, complexo e inovador, que se desenvolve a partir da luta dos humanos contra os Espers, criaturas mágicas que concedem poderes especiais aos personagens.

Lançamento: 11/10/1994

Também disponível: PlayStation, GBA, Wii (VC), SNES Classic Edition, Android/iOS (Remaster), PC

Harvest Moon

Gameplay de Harvest Moon. Fonte: Retro Archives

IMDB: 8,2 | GameRankings: 73% | EGM: 81

Cuide de sua fazenda e viva uma vida próspera em meio às tarefas do dia a dia de um agricultor: seja alimentando os animais, cuidando das plantações, adquirindo mantimentos, relacionando-se com outros personagens, entre outros. Harvest Moon fez história ao criar um subgênero para os jogos de estratégia ao colocar um garoto para gerenciar as atividades típicas da vida no campo, tudo visando tornar a colheita produtiva em meio a uma variedade de atividades, ainda mais aliado às mudanças climáticas impostas na região.

Lançamento: 15/06/1997

Também disponível: Wii (VC), Wii U (VC)

International Superstar Soccer Deluxe

Gameplay de International Superstar Soccer Deluxe. Fonte: Long ‘n Play

IMDB: 8,0 | GameRankings: – | EGM: –

Allejo foi destaque neste clássico de futebol para os consoles 16-bits, junto a muitos outros jogadores com nomes fictícios e inspirados nas seleções. A jogabilidade fluida e ágil deste que é um dos games mais famosos do Super Nintendo, que incluía, entre outros, uma paleta de times variados, fez com que ele virasse febre instantânea na casa de muitos jogadores fãs de jogos de futebol. 

Lançamento: 11/1995

Também disponível: Mega Drive, PlayStation

Kirby Super Star

Trailer de Kirby Super Star. Fonte: Khalbrae

IMDB: 8,4 | GameRankings: 85,74% | EGM: 86

Uma coletânea contendo oito jogos do personagem mais redondo da Nintendo, Kirby Super Star garante boas horas de diversão com conteúdo diferenciado. Os jogos — Spring Breeze, Dyna Blade, Gourmet Race, The Great Cave Offensive, Milky Way Wishes, Revenge of Meta Knight, Megaton Punch e Samurai Kirby — se baseiam em títulos de plataforma tradicionais, mas com novidades, além de minigames de força, agilidade e corrida. Por fim, um modo The Arena funciona como uma luta contra chefes, ao melhor estilo Boss Rush.

Lançamento: 20/09/1996

Também disponível: Wii (VC), Wii U (VC), Nintendo DS (Remake), Super NES Classic Edition, Switch (NSO)

Megaman X

Trailer de Mega Man X. Fonte: Video Detective

IMDB: 8,4 | GameRankings: 88,50% | EGM: 90

A franquia Mega Man alcançou um novo patamar com a chegada da série Mega Man X. Neste primeiro título da franquia da Capcom, temos uma evolução no quesito jogabilidade, com movimentos novos tais como o Dash e o Wall Kick, além da entrada de novos personagens, como X, Zero e Sigma. A parte visual teve toda uma nova roupagem, mostrando-se mais séria e avançada para combinar com esta nova fase da franquia.

Lançamento: 19/01/1994

Também disponível: PC, Wii (VC), Wii U (VC), Android, iOS, Megaman X Collection (PS2, GC), Megaman X Legacy Collection (PC, XBOne, PS4, Switch), Super NES Classic Edition, New Nintendo 3DS (VC)

Mortal Kombat II

Trailer de Mortal Kombat II . Fonte: Video Detective

IMDB: 8,2 | GameRankings: 85,87% | EGM: 82

A franquia Mortal Kombat fez e ainda faz história nos consoles e o seu segundo título também pode ser considerado como um dos melhores games de SNES. Adicionando todo um rol de personagens memoráveis — como Scorpion, Johnny Cage, Liu Kang, entre outros —, Mortal Kombat 2 soube aproveitar suas características em termos de cenários criativos, golpes diferenciados, com a possibilidade de realizar os temidos Fatalities, além de um refinamento que pode lhe considerar o primeiro grande título de fama da marca. 

Lançamento: 09/09/1994

Também disponível: Arcade, Mega Drive, Game Gear, Game Boy, Master System, Sega Saturn, PlayStation

NBA Jam

Gameplay de NBA Jam. Fonte: SNESguide1

IMDB: 8,2 | GameRankings: – | EGM: 90

Controle os maiores atletas da NBA em partidas divertidas, com jogabilidade viciante e utilização de efeitos especiais nas quadras de basquete. O uso de duplas de jogadores que disputam partidas em modo versus brilhou aqui, ainda mais com a utilização de movimentos acentuados de salto e de jogadas, trazendo um pouco de diversão e efeitos especiais ao jogo. NBA Jam soube aproveitar tão bem seus elementos que ganhou versões para diversas plataformas, além de subtítulos que refinaram ainda mais o que já era perfeito.

Lançamento: 04/04/1994

Também disponível: Arcade, Mega Drive, Game Gear, 32 X, Jaguar, PlayStation

Star Fox

Comercial de Star Fox. Fonte: GameTrailers

IMDB: 7,7 | GameRankings: 88,00% | EGM: 88

Star Fox foi inovador ao utilizar, pela primeira vez no cartucho do Super Nintendo, o chip Super FX, responsável por manipular gráficos tridimensionais e outras melhorias. Na história, você controla a raposa Fox McCloud e voa junto à equipe Star Fox Team para destruir o malvado vilão Andross. O jogo é um espetáculo visual para a época, com obstáculos e desafios nunca vistos, incluindo itens especiais, que traziam diversão e muito tiroteio aéreo nos cenários de Lylat System.

Lançamento: 26/03/1993

Também disponível: Super NES Classic Edition, Switch (NSO)

Street Fighter II’ Turbo: Hyper Fighting

Trailer de Street Fighter II’ Turbo: Hyper Fighting. Fonte: Pixel Theater

IMDB: 8,1 | GameRankings: 82% | EGM: 95

Responsável por boas brigas em locadoras entre amigos, Street Fighter II: Turbo tinha tudo o que os fãs de luta poderiam querer: boas brigas, golpes especiais e personagens característicos e cativantes. A onda de sucesso de Street Fighter deve muito a este título e a versão Turbo só veio para refinar ainda mais o pacote, com seus cenários e lutadores acima da média, incluindo os famosos Ryu, Ken, Chun-Li, Honda, Blanka, Sagat, Vega, Bison e outros velhos conhecidos.

Lançamento: 01/08/1993

Também disponível: Wii U (VC), Super NES Classic Edition, New Nintendo 3DS (VC)

Super Castlevania IV

Trailer de Super Castlevania IV. Fonte: LevelGamingGround

IMDB: 8,3 | GameRankings: 82,06% | EGM: –

Castlevania IV é um dos melhores jogos de plataforma lateral de sua época e trazia um ar de horror e suspense para as telas dos gamemaníacos sedentos por sangue pixelado. Você seguia controlando Simon Belmont através de fases caracteristicamente assustadoras até o encontro com o vilão Conde Drácula. O game se utilizava de efeitos especiais, como o Mode 7, e muitos dos elementos que lhe eram característicos na era 8-bits voltaram, mas com uma roupagem nova.

Lançamento: 04/12/1991

Também disponível: Wii (VC), Wii U (VC), Super NES Classic Edition, Castlevania Anniversary Collection (PS4, XOne, Switch, Windows), New Nintendo 3DS (VC)

Super Mario Kart

Comercial de Super Mario Kart. Fonte: GameTrailers

IMDB: 8.4 | GameRankings: 94,00% | EGM: 85

O primeiro Mario Kart da história não poderia deixar de estar também nesta lista. Trazendo conceitos super inovadores para a época, o título que leva a turma de Mario e seus amigos para as pistas de Kart elevou o conceito de corrida e disputa multiplayer a um novo nível. Itens especiais — tais como cascas de banana e cascos coloridos — podiam ser lançados nos seus rivais para alcançar a melhor posição, mesmo que isso custasse gritos nos personagens e boas brigas entre amigos. No multiplayer, as divertidíssimas disputas com balões eram tema de festa em diversos lares de jogadores, onde o game permanecia encaixado no slot do Super Nintendo por longos períodos.

Lançamento: 01/09/1992

Também disponível: Wii (VC), Wii U (VC), New Nintendo 3DS (VC), Super NES Classic Edition, Switch (NSO)

Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars

Trailer de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (Wii U – Virtual Console). Fonte: Nintendo

IMDB: 8.8 | GameRankings: 89,12% | EGM: 88

A primeira incursão de Mario no mundo dos RPGs trouxe um universo mágico, repleto de boas histórias e personagens cativantes, incluindo uma fluidez de gameplay que o tornou um dos melhores jogos de sua geração. Controlar Mario e seus amigos em batalhas e cenários inspirados na franquia do bigodudo da Nintendo é uma experiência fascinante, e acompanhar o desenvolvimento de cada um dos que se unem ao time ao longo da jornada também traz boas surpresas e alguns momentos muito divertidos.

Lançamento: 13/05/1996

Também disponível: Wii (VC), Wii U (VC), Super NES Classic Edition

Super Metroid

Comercial de Super Metroid. Fonte: GameTrailers

IMDB: 9,1 | GameRankings: 96,00% | EGM: 90

Uma obra-prima, que definiu o gênero metroidvania e é referência até hoje para os títulos Metroid. Em Super Metroid, o terceiro jogo da franquia, Samus Aran deve percorrer os cenários do planeta Zebes em busca de power-ups, tais como a Morphing Ball e a Hi-Jump; Super Missiles; Energy Tanks; e também para resolver enigmas, desbloquear localizações e atacar os variados inimigos locais, incluindo os vilões Kraid e Ridley, este último líder dos Space Pirates e o responsável por roubar uma criatura Metroid ainda bebê que antes estava sendo mantido em um laboratório para estudos.

Lançamento: 18/04/1994

Também disponível: Wii (VC), Wii U (VC), Super NES Classic Edition, New Nintendo 3DS (VC) Switch (NSO)

Super Mario World

Comercial de Super Mario World. Fonte: Genkisan

IMDB: 9,3 | GameRankings: 94,44% | EGM: 90

Um dos maiores clássicos e melhores jogos de Super Nintendo, Super Mario World estabeleceu o padrão para os jogos de plataforma na era 16-bit e tudo o que ele trouxe, como mundos extensos e característicos, passagens secretas, itens especiais e super poderes tornaram-se ainda mais relevantes para a cena gamer e para os jogos do gênero lançados posteriormente. Uma pérola que merece aplausos por refinar a experiência dos títulos Super Mario anteriores e por trazer diversão quase que infinita com um game que literalmente lançou o Super Nintendo em terras americanas. 

Lançamento: 23/08/1991

Também disponível: Wii (VC), GBA (Remaster) Wii U (VC), Super NES Classic Edition, New Nintendo 3DS (VC), Switch (NSO)

Super Mario World 2: Yoshi’s Island

Trailer de Super Mario World 2: Yoshi’s Island. Fonte: Video Detective

IMDB: 8,6 | GameRankings: 96,00% | EGM: –

O segundo título Super Mario World veio também para fazer história, com eventos situados antes do jogo original. Em Yoshi’s Island, você assume a frente do dinossauro Yoshi, que levará o pequeno Baby Mario até o seu irmão Baby Luigi, também capturado pelo magikoopa Kamek, tendo que, ao longo do caminho, coletar moedas, flores, atirar e pular em obstáculos e inimigos até chegar ao objetivo final. O game também apresenta texturas inovadoras, com desenhos em giz de cera, e é um jogo obrigatório no currículo de todo fã de Mario.

Lançamento: 04/10/1995

Também disponível: GBA (Remaster), Wii U (VC), Super NES Classic Edition, Switch (NSO)

Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time

Trailer de Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time. Fonte: Pixel Theater

IMDB: 8,2 | GameRankings: 83,00% | EGM: 90

A experiência arcade definitiva para dentro dos consoles com a turma das Tartarugas Ninja! Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time usou e abusou dos recursos do Super Nintendo para transpor um jogo originalmente lançado nos fliperamas e por trazer muita diversão para até dois jogadores, em lutas contra diversos vilões da franquia, no melhor estilo beat ’em up. O visual cartoon e sua jogabilidade rápida e precisa em viagens no tempo tornaram este título um dos maiores trunfos do SNES e também um dos melhores multiplayers de sua geração.

Lançamento: 15/08/1992

Também disponível: Arcade (original)

Trailer de The Legend of Zelda: A Link to the Past. Fonte: MegaLazygamer

IMDB: 9,3 | GameRankings: 92,87% | EGM: 88

O clássico dos clássicos. The Legend of Zelda: A Link to the Past foi um marco para a série, que alcançou o status de título Ação/Aventura com toques de RPG e gerou grande influência na indústria gamer e nos títulos posteriores da franquia. Uma obra-prima que cativa, seja pela sua trilha sonora, segredos escondidos, calabouços de quebrar a cabeça e um enredo de chamar a atenção, dividindo os mundos em Dark e Light, outra revolução para os videogames.

Lançamento: 13/04/1992

Também disponível: Wii (VC), GBA (Remaster), Wii U (VC), Super NES Classic Edition, New Nintendo 3DS (VC), Switch (NSO)

Veja também

E vocês, o que acharam desta lista e quais títulos adicionariam ao Top 20 de SNES? Conte pra gente nos comentários!

Aproveitando o assunto melhores jogos, confira também este artigo contendo os 20 melhores jogos de PS4 para você detonar no console da Sony! 

Fontes: SNES Central | Nintendo Life | GameRankings 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 | Never Ending Realm 1, 2 | Retro Game Buyer | Nintendo-Power | MobyGames

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
25
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados