Conheça os melhores MOBAs de 2021

Melhores mobas de 2021
Passando por LOL, Dota e Heroes of the Storm, incluindo plataformas como PC e mobile, fique por dentro dos melhores MOBAs de 2021

Tendo sua estreia há mais de quinze anos, o estilo de jogo MOBA vem conquistando cada dia mais jogadores ao redor do mundo. Anteriormente possível apenas em LAN (Local Area Network, “Redes Locais” em tradução livre, ou seja, apenas em modo offline com computadores interligados), o MOBA foi ficando cada vez mais popular com a internet, assim, fazendo com que mais empresas se interessassem pelo estilo e investissem em mais títulos. Logo a seguir, confira os melhores MOBAs de 2021.

O que é MOBA?

MOBA é uma sigla que significa Multiplayer Online Battle Arena (“Arena de Batalha Online com Multi Jogadores“, em tradução livre), termo que teve origem com o surgimento do Dota, que por um acaso também é uma sigla, para Defense of the Ancients (“Defesa dos Anciãos”, em tradução livre).

O conceito do jogo é basicamente estratégico, onde você faz parte de um time, geralmente composto por cinco pessoas (você incluso) e vocês possuem uma base que é protegida por torres e lacaios. Esse mesmo cenário é espelhado e do lado oposto, o inimigo possui essas mesmas características. Cada equipe se divide entre as rotas (às vezes alguém joga na selva, servindo de elemento surpresa) e o objetivo é eliminar os lacaios, derrubar as torres para conquistar território e destruir a base; a partida se encerra quando uma base é destruída, assim, o time que destruiu a base inimiga é intitulado vencedor.

Após o surgimento do MOBA e posteriormente sua esmagadora popularização no mundo dos games, surgiram vários títulos que possuem as mais diversas características que chamam a atenção dos jogadores. Tendo como estrutura o conceito de destruir a base inimiga para vencer, os jogos são distintos entre si no que se refere aos personagens, método de desenvolvimento, jogabilidade etc. São essas diferenças que deixam cada partida melhor que a outra, assim como imprevisível e sempre inovadora.

Melhores mobas de 2021: mapa
Mapa básico de MOBA.

Apesar de ser um estilo de jogo que é considerado casual, onde você investe entorno de 30 a 40 minutos por partida, ainda é importante ficar antenado em suas atualizações. Cada jogo possui sua frequência de atualização, onde vários recursos passam por balanceamento do que já existe ou inclusão de coisas novas, sejam eles as habilidades dos personagens, valores de seus atributos, os possíveis itens ou talentos… uma infinidade de coisas que, para um jogador casual, talvez possa requerer um pouco mais de atenção.

Por possuir atualizações frequentes, o jogo fica mais orgânico e isso causa muita satisfação aos jogadores, já que, além de ser um grande motivo para sua permanência, ainda se torna uma grande propaganda para convidar seus amigos a conhecerem um novo título.

Vamos conhecer os melhores MOBAS de 2021, os títulos mais jogados e acessados ultimamente:

Dota 2

Obviamente não podemos abrir nossa lista com outro jogo. Apesar de não ter sido necessariamente o precursor do gênero, Dota foi o primeiro MOBA a se popularizar e até hoje arrasta uma legião de fãs pelo mundo todo. Baseado em WoW (World of Warcraft), o Dota era apenas uma diversão para quem já curtia o MMORPG da Blizzard; a febre foi tamanha que acabou se tornando de fato um jogo à parte. Após alguns anos dessa popularização, chegou o Dota 2. Jogo mais robusto, com gráficos atualizados, itens melhores, customização maravilhosa… Dota 2 veio para fazer jus à fama do jogo anterior.

Capa de dota 2
Alguns dos personagens jogáveis em Dota 2.

A mecânica do jogo é simples: você escolhe um personagem, ele possui três habilidades básicas e uma ultimate (habilidade mais forte ou especial). Com o decorrer do jogo, aparecem alguns lacaios nas rotas e, ao desferir o golpe fatal nesses lacaios, você ganha um punhado de dinheiro, além de ganhar dinheiro em menos quantidade de forma passiva; com esse dinheiro, você compra itens para fortalecer seu herói. Além disso, sempre que você sobe de nível, você ganha um ponto para poder fortalecer suas habilidades ou seus atributos. O jogo também possui customizações variadas, como as skins, assim você troca a aparência de seu herói para que todos vejam.

Atualmente o Dota 2 é propriedade da Valve e está sendo distribuído pela Steam de forma gratuita. Seguindo seu título anterior, o jogo possui uma atmosfera escura com detalhes mórbidos e pântanos, dando impressão de estar numa floresta amaldiçoada. Além de enfrentar seus inimigos, também há vários monstros soltos pelo mapa, incluindo o famoso Roshan, o Imortal, monstro mais conhecido como o chefe do jogo. Vale a pena conferir um dos MOBAs mais jogados e que tanto agregou para a origem de seu estilo.

League of Legends

O famoso lolzinho é o MOBA mais jogado dos últimos tempos. Sua criação foi em 2009, quando alguns dos criadores do Dota e algumas outras pessoas se reuniram para pegar as bases daquele MOBA e transformar em algo maior e melhor. Assim foi feito, com vários campeões e atualizações frequentes. Com mais pessoas aderindo ao jogo diariamente, League of Legends se tornou o MOBA mais popular do mundo em poucos anos. Anteriormente possuindo apenas um servidor na América do Norte, o jogo se tornou tão famoso que houve a necessidade de expandir seu território e posteriormente houve a distribuição de servidores ao redor do mundo.

League of legends
League of Legends é o maior MOBA atual.

Semelhante do Dota 2, no LOL cada campeão possui três habilidades básicas, a ultimate e uma habilidade passiva. Aqui também há o sistema de dinheiro ganho de forma passiva e a recompensa por abater lacaios. Também é possível comprar itens com o dinheiro ganho e, ao subir de nível você ganha pontos para habilitar alguma das habilidades ou para fortalecê-las, após adquirir todas. Há a customização por skins, além de emotes e também o sistema de Eternos, em que é possível atingir algumas metas em objetivos específicos para conseguir exibições de títulos.

LOL já é um jogo mais colorido e simpático, possuindo campeões de várias regiões, estilos e personalidades únicas. Assim que você baixa o jogo há um tutorial onde você consegue se habituar facilmente com a mecânica oferecida, podendo se divertir com seus amigos e também em partidas solo, encontrando outras pessoas.

O universo do MOBA é compartilhado com outro jogo da Riot, o Legends of Runeterra, que também possui os já conhecidos campeões do MOBA, assim como outras características como itens, locais, personagens coadjuvantes, etc. O jogo é distribuído pela Riot Games e pode ser baixado de forma gratuita. Primeiro você deve criar uma conta e depois poderá baixá-lo; caso já possua uma conta, poderá baixar diretamente.

Heroes of the Storm

Após perder a propriedade intelectual do Dota (e consequentemente do Dota 2), a Blizzard juntou vários de seus personagens conhecidos através de seus universos, como nos títulos World of Warcraft, Diablo, Starcfaft e Overwatch. Essa junção deu o nascimento ao Heores of the Storm, um MOBA muito inteligente que mistura os melhores elementos da empresa. Este jogo possui pouco mais de cinco anos e já conta com uma grande gama de personagens, o que o torna bastante versátil em todas as partidas.

Heroes of the storm
Além de Diablo e Tracer, Heroes of the Storm também possui personagens do próprio universo.

O título teve certo investimento desde sua criação, inclusive com propagandas bastante criativas como uma parceria com o Cartoon Network onde aparecia uma divulgação do jogo durante as propagandas. Entretanto, de lá pra cá o jogo tem sido abandonado, não tendo mais campeonatos oficiais há algum tempo. Mas isso não desanima seus jogadores que, pelo menos mensalmente, são agraciados com alguma atualização.

Este MOBA é um dos mais divertidos, pois diferente dos títulos anteriores, não requer dinheiro para melhorar seus personagens. O conceito de MOBA é justamente a cooperação entre os jogadores para conquistar a base inimiga e no HotS isso é levado muito a sério.

Aqui a experiência obtida é distribuída igualmente pelos integrantes do time e, conforme vocês progridem, podem investir em suas habilidades básicas as alterando ou melhorando, assim como, ao invés de uma ultimate, a maioria dos heróis possui duas alternativas de ultimate, o que inova ainda mais as partidas. A customização vai além de skins: o usuário pode alterar também montarias, sprays e até estandartes. Heroes of the Storm é distribuído gratuitamente pela Blizzard e para baixá-lo você deve primeiro instalar seu gerenciador de jogos, Battle Net.

Confira a parceria entre o Heroes of the Storm e a Cartoon Network Brasil:

Smite

Vimos um amontoado de MOBAs onde você batalha com seus inimigos num campo de visão superior, vendo tudo de cima. O Smite veio para inovar o conceito de câmera em MOBAs. Neste jogo, que é baseado em mitologias existentes ao redor do mundo, você controla alguma divindade para abater seus inimigos e conquistar o território.

Smite
Encontre as mais variadas divindades em Smite.

Além da câmera em terceira pessoa, os jogáveis neste MOBA são personagens mitológicos como deuses e entidades divinas. Dentre elas é possível jogar com Loki, Afrodite, Zeus e até mesmo Iemanjá. Cada personagem possui três habilidades básicas, uma ultimate e uma habilidade passiva. O mais interessante neste jogo é que o conceito de mitologia é levada a sério, sendo o ponto mais forte deste jogo. Todos os personagens possuem as características contadas em suas regiões de origem, mantendo sua essência.

A jogabilidade é boa, caso você tenha facilidade com mira e jogos em terceira pessoa, considerando que um jogador de MOBA tradicional possa sentir um pouco de dificuldade em se adaptar à câmera e como interagir atacando ou conjurando habilidades através dessa visão diferente, o que não o torna menos atrativo, principalmente se você é fã de mitologias. Não se atendo somente ao PC, este MOBA pode ser encontrado em todas as plataformas atuais, como Nintendo Switch, Xbox Series X e PlayStation 5 – todos eles de forma gratuita.

MOBA Mobile

O mundo dos jogos está invadindo os smartphones e claro que os MOBAs não estão fora dessa. Listamos os melhores títulos para PC e outras plataformas, agora é a vez de mencionar os inovadores MOBAs para mobile. Esses jogos são brilhantes, pois trazem toda a mecânica que é usada num computador para a telinha do seu smartphone, da melhor forma possível. Transformar um jogo em que geralmente se usam sete dedos (os cinco da mão esquerda e dois da mão direita) para um jogo que se usam apenas os dois dedões realmente tem seu mérito e citaremos alguns exemplos.

League of Legends: Wild Rift

Wild rift
Misturando elementos do PC e exclusivos de smartphone, Wild Rift é o melhor MOBA mobile.

Recentemente lançado, League of Legends: Wild Rift foi o MOBA mais esperado dos últimos anos. Deveria ter sido lançado ano passado, mas, devido à pandemia da COVID-19, seu lançamento foi adiado e somente ao final do mês passado foi disponibilizado para Android e iOS. Trazendo toda a experiência do PC, Wild Rift possui muitos de seus elementos como itens, personagens, skins e até mesmo o saudoso modo de batalha ARAM, onde os campeões se enfrentam numa única rota. Apesar de todas as semelhanças, este jogo possui características exclusivas como a skin Jinx Gloriosa e o sistema de Moedas Poro, para conseguir mais cosméticos.

Arena of Valor

Arena of valor
Um dos MOBAs mobile mais jogados nos últimos tempos com certeza é Arena of Valor.

Após o lançamento de diversos MOBAs para smartphones, Arena of Valor é um dos que mais tem se destacado. Ao experimentar o jogo, você consegue perceber a forte influência de vários MOBAs de PC, seja em personagens, habilidades, itens ou mapas. Independente da inspiração, a popularização deste jogo é inegável e com certeza é um dos MOBAs mobile que devem ser jogados para conferir seu conteúdo. Ele não se diferencia muito dos outros títulos, mas você consegue se divertir ao explorar o que de novo o jogo pode propor. Publicado pela gigante chinesa Tencent, Arena of Valor pode ser baixado gratuitamente.

Mobile Legends: Bang Bang

Conheça os melhores mobas de 2021. Passando por lol, dota e heroes of the storm, incluindo plataformas como pc e mobile, fique por dentro dos melhores mobas de 2021
Incrível MOBA para smartphones, Mobile Legends: Bang Bang é um dos destaques

Outro jogo também considerado um dos melhores MOBAS de 2021 é o Mobile Legends: Bang Bang. Produzido pela chinesa Moonton, este jogo vem criando bastante fama e arrastando jogadores há cerca de cinco anos. Assim como em outros MOBAs, este também possui forte influência dos jogos para PC, mas sem perder sua essência e a criatividade em incluir vários personagens, habilidades e itens diferentes. Aqui também há três mapas com cenários diferentes, para variar um pouco cada partida. Em 2019 houve o primeiro campeonato mundial, o que arrecadou cerca de US$ 250,000 aos participantes.

E para conquistar aquele elo de respeito na sua ranqueada, fica ligado nos melhores processadores para PC gamer!

Gostou de algum título? Já jogou (ou passou raiva com) algum deles? Conta pra gente nos comentários!

Fonte: Game Desinging, GamesRadar+ e PCGamesN.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

8 Comentários

Clique aqui para postar um comentário