As 10 melhores playlists de trilha sonora no spotify. A billboard, uma das maiores referências sobre o mundo da música, elegeu as 10 melhores playlists de trilha sonora no spotify. Confira!

As 10 melhores playlists de trilha sonora no Spotify

Avatar of vitta
A Billboard, uma das maiores referências sobre o mundo da música, elegeu as 10 melhores playlists de trilha sonora no Spotify. Confira!

Quantas vezes você viu uma série e gostou tanto das músicas que depois parou para pesquisar onde achar as playlists de trilha sonora? Elas são partes essenciais de filmes e seriados; são elas que dão o tom das cenas, caracterizam a identidade dos personagens, embalam romances e têm o poder de intensificar mais ainda as sequências de ações. 

A música está atrelada diretamente com o audiovisual e consegue potencializar as emoções tanto nos personagens quanto nos espectadores. Pensando nisso, a Billboard realizou uma curadoria e reuniu as 10 melhores playlists de séries disponíveis no Spotify que cumprem esse propósito impecavelmente. Confira a lista! 

10º lugar: Cobra Kai 

As 10 melhores playlists de trilha sonora no spotify
A série da Netflix fica em décimo lugar na lista de músicas disponível no Spotify (Imagem: Reprodução/Youtube)

Baseada na famosa franquia de filmes Karate Kid que teve início nos anos 1980, a série Cobra Kai acompanha os desdobramentos da rivalidade entre Daniel Larusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka) de uma forma nostálgica e, ao mesmo tempo, atual.

Para seguir essa trama, a trilha sonora combina o melhor do rock n’ roll clássico com hits de bandas como Poison, Roxette, Def Leppard e AC/DC e inclui artistas mais recentes do cenário pop e alternativo como Bruno Mars, The Weeknd e YUNGBLUD.

9º lugar: Killing Eve 

As 10 melhores playlists de trilha sonora no spotify
A trilha sonora da série Killing Eve, disponível no Spotify, ocupa a nona posição (Imagem: Reprodução)

A trilha sonora de Killing Eve, seja instrumental ou cantada, é um ponto muito importante para a série. Por ser uma trama descrita como “thriller de espionagem” e, ao mesmo tempo, um roteiro cheio de humor sombrio, o tom da soundtrack precisa ser dosado na medida certa — e aqui vai um spoiler: os compositores e curadores do seriado conseguem executar a tarefa muito bem.  

Em entrevista à revista Flood, o músico e compositor David Holmes disse que ao montar o repertório de Killing Eve, levou em consideração dois quesitos importantes. O primeiro está relacionado ao fato de que as músicas deveriam ser lideradas por mulheres. Já o segundo leva em consideração os países em que foram gravados a série e a inclusão de músicas nacionais desses locais.

8º lugar: Atlanta 

As 10 melhores playlists de trilha sonora no spotify
Em oitavo lugar fica a playlist da série Atlanta (Imagem: Reprodução/Matthias Clamer/FX)

Se tem o Donald Glover no meio, é óbvio que a produção vai ser fantástica — nesse caso, temos até um combo de música e televisão. Glover é o criador e o protagonista da premiada série Atlanta que acompanha um aspirante a rapper e produtor musical que tenta convencer seu primo Paper Boi (Bryan Tyree Henry) a deixá-lo gerenciar sua carreira para chegar ao tão sonhado sucesso.

O rap e o hip hop dominam a trilha sonora, contando com nomes de peso como Outkast, Kendrick Lamar, 6LACK, 2 Chainz e Migos. Mas não pense que ela fica na zona de conforto e acredite se quiser: eventualmente, você poderá ouvir trilhas ecléticas e encontrar hits do núcleo pop e alternativo vindos de artistas como Dua Lipa, Tame Impala e Troye Sivan, além de clássicos de Nina Simone, Stevie Wonder e Donnel Pitman.

7º lugar: Stranger Things

As 10 melhores playlists de trilha sonora no spotify
A lista de músicas de Stranger Things é praticamente uma viagem no tempo para os anos 1980 (Imagem: Reprodução/Netflix)

É quase automático ouvir algo sobre Stranger Things e já pensar na cultura nostálgica dos anos 1980. Aqui, a música não segue por um caminho diferente. Entre voltas de patins em roupas coloridas, passeios com os amigos em shoppings e cortes de cabelo um tanto quanto duvidosos — porém, claro, descolados para a época —, a trilha do sci-fi usa e abusa do synthpop com toques de instrumentais que remetem ao sobrenatural compostos pelos músicos Kyle Dixon e Michael Stein.

São tantas músicas famosas de artistas icônicos na série que fica difícil citar apenas alguns e deixar outros de fora. Tem Madonna, The Police, The Who, Wham!, Cyndi Lauper, Duran Duran, Michael Jackson… Enfim, a dado momento todos poderiam largar o Mundo Invertido e marcar um karaokê.

6º lugar: Normal People 

As 10 melhores playlists de trilha sonora no spotify
Para quem gosta de descobrir novos artistas, a trilha sonora da série Normal People é uma ótima lista (Imagem: Reprodução/Hulu)

Entre idas e vindas de Connell e Marianne, é a trilha sonora alternativa que embala, endossa e marca os altos e baixos emocionantes, alegres e depressivos. Essa é uma boa playlist para você descobrir músicas novas e abrir um sorriso ao reconhecer um artista ou outro.

Nesse pequeno recorte de um amor complexo você pode encontrar faixas de artistas como Frank Ocean, Selena Gomez, Imogen Heap e Carly Rae Jepsen adentrando a um universo mais indie, sem dificuldades, juntando-se com Orla Gartland, Francis Lung e Billie Marten, por exemplo. É uma ótima playlist para se desligar um pouco de tudo e curtir o momento.

5º lugar: Big Little Lies

As 10 melhores playlists de trilha sonora no spotify
Ocupando o quinto lugar, a playlist da série Big Little Lies tem várias faixas mais tranquilas (Imagem: Reprodução/HBO)

Para quem é de São Paulo, pode-se definir o tipo de trilha sonora de Big Little Lies em uma estação de rádio: Alpha FM. Para o pessoal de fora, é basicamente o tipo de trilha que poderia tocar enquanto mães se apoiam na janela e olham pensativas para o horizonte com suas taças cheias de vinho e um casaquinho nas costas — essa poderia ser a sinopse da produção, inclusive.

Brincadeiras à parte, a playlist da série representa exatamente a sensação de uma cidade à beira-mar na Califórnia, com gêneros que mesclam músicas dançantes com canções tranquilas e hits que dão vontade de cantar em alto e bom som. Nesta lista você encontra Fleetwood Mac, Diana Ross, Sufjan Stevens, The Cure, Donna Summer, Cigarettes After Sex e até mesmo algumas faixas cantadas pela própria Zoë Kravitz.

4º lugar: Insecure

As 10 melhores playlists de trilha sonora no spotify
A lista de músicas na trilha sonora da série Insecure fazem parte da narrativa (Imagem: Reprodução/HBO)

O papel da música é tão importante em Insecure que não sabemos se a trilha sonora está na série ou a série está na trilha sonora. Após o fim da produção em dezembro de 2021,  o supervisor de música Kier Lehman concedeu uma entrevista para a Rolling Stone sobre seus objetivos de inserir a música como elemento indispensável da narrativa.

Em um dos trechos, Lehman explica:

“Até pode existir histórias nas músicas que as pessoas acabam se conectando, mas quando nós conectamos a música com a história a qual já estão investidas por meio de uma série ou filme, isso cria uma conexão mais profunda e ajuda as pessoas a se lembrarem da canção de uma nova maneira.” 

A playlist de Insecure, disponível no Spotify, inclui artistas já bem estabelecidos como Drake, Cardi B, John Legend, Lizzo e Frank Ocean, além de inserir apostas promissoras do mercado, como Leikeli47, Giveon, Moses Sumney e Emanuel. Essa mescla pode ser vista como um panorama do cenário do rap e do R&B atual.

Medalha de bronze: Sex Education

As 10 melhores playlists de trilha sonora no spotify
A lista de soundtrack da série reúne o melhor da adolescência de muitas gerações (Imagem: Reprodução/Netflix)

Chegamos ao Top 3 das playlists de trilha sonora. Não importa qual gênero musical, ano ou artista. Em Sex Education o negócio mesmo são os hits. Pode-se dizer que a trilha sonora da série passa por fases adolescentes de quase todas as gerações — o que é um grande acerto para ampliar o público-alvo por meio da nostalgia e, ao mesmo tempo, enfatizar o conteúdo jovem adulto e tendências pop

Assim como o caso de Stranger Things, a playlist de Sex Education daria uma ótima setlist para uma sessão de karaoke com os amigos. Nela você pode encontrar artistas como The Beach Boys, Al Green, The Replacements, Britney Spears, Sugar Ray, blink-182, Katy Perry, Drake e muito mais. Bate até uma curiosidade para saber quais são os próximos artistas que terão suas músicas na trilha sonora da série.

Medalha de prata: Pose

As 10 melhores playlists de trilha sonora no spotify
Cheia de hits disco/dance pop, a trilha sonora da série Pose dificilmente deixa alguém ficar parado (Imagem: Reprodução/BBC/PariDukovic)

Em Pose, a trilha sonora funciona quase como um teletransporte para o centro da cultura dos bailes underground dos anos 1980 feitos em Nova York. Com as rainhas do disco em peso na lista, é difícil não se sentir fabulosa e com uma vontade tremenda de sair dançando por aí.

A playlist conta com uma série de sucessos de nomes como Aretha Franklin, Donna Summer, Janet Jackson, Chaka Khan, Diana Ross, Whitney Houston, Prince, Mariah Carey e muito mais. Além disso, algumas das canções têm participação do próprio elenco, vale a pena conferir!

A vencedora das playlists de trilha sonora

As 10 melhores playlists de trilha sonora no spotify
Até o momento, Euphoria conta com 247 músicas em sua trilha sonora diversificada (Imagem: Reprodução/HBO)

Chegamos enfim na série que está em primeiro lugar no pódio. Em Euphoria, quando a mensagem não está nos diálogos entre os personagens, é aí que entra a música para fazer o trabalho de contar o que está entre linhas. 

A série tem muitos personagens com personalidades e identidades distintas, então nada mais justo que a trilha sonora contemplar cada momento de forma única e encaixar muito bem com seus pares. Sendo assim, até o momento são 247 músicas que reúnem o melhor de diferentes décadas, gêneros e artistas.

As 10 melhores playlists de trilha sonora no spotify
A maior lista de músicas em trilha sonora é eleita a melhor também (Imagem: Reprodução/HBO)

Na playlist de Euphoria você pode encontrar artistas que vão desde Billie Eilish até 2Pac. São muitos nomes icônicos: Kylie Minogue, Tove Lo, Daryl Hall & John Oates, Lenny Kravitz, Roxette, Echo & Bunnymen, Depeche Mode, Blood Orange e de quebra o compositor italiano Ennio Morricone. Chique, não?!

Como se não bastasse essa curadoria impecável, Euphoria tem como produtor musical oficial o cantor e compositor Labrinth que, por sua vez, criou uma trilha sonora original poderosa para a série e trouxe a própria Zendaya para trabalhar algumas faixas com ele. Realmente, essa é uma gigantesca salada mista de referências. Mas se tratando de um coming of age cheio de emoções a todo tempo, faz mais que sentido. 

Gostou da seleção das playlists de soundtrack no Spotify? Conte para a gente qual é a sua favorita, mesmo que esteja fora da lista!

Veja também:

Dua Lipa fez plágio em Levitating? É hora da análise!

As sequências de filmes, prequels e spin-offs mais aguardados de 2022.

Fonte: Billboard

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados