Melhores serviços de vpn gratuitos

5 melhores serviços de VPN grátis para PC e Mac

Avatar of iris xavier
Listamos os 5 melhores serviços de VPN grátis para PC e Mac disponíveis para você criar uma conexão segura e privada em seus dispositivos, confira!

Segurança e privacidade são essenciais na aldeia digital em que vivemos atualmente. Mesmo que não percebamos, cada vez mais nossos dados pessoais e informações privadas circulam por diversas aplicações e páginas da Internet que os utilizam para fornecer serviços aos usuários. Da mesma forma que utilizamos programas antivírus para proteger nossos computadores de ameaças, existe um recurso simples, mas poderoso, capaz de tornar sua navegação pela Internet muito mais segura e privada: a VPN.

O que é VPN?

Antes de pensar em utilizar uma VPN grátis para PC, é preciso entender o que é esse serviço. Uma VPN (sigla para Virtual Private Network, em inglês) ou Rede Virtual Privada é um túnel digital seguro entre dois ou mais dispositivos. Os provedores de VPN são nada menos que redes virtuais criadas e utilizadas para proteger o tráfego web privado da espionagem, interferência e até mesmo censura. É como se você pudesse navegar na Internet sem ninguém mais saber disso além de você e seu dispositivo.

Vpn grátis para pc e mac
Através do uso de uma VPN, você pode criar uma rede particular e segura (Imagem: Reprodução/Internet)

Quando você se conecta a Internet pode ser identificado pelo seu número de IP (Internet Protocol, em inglês) ou protocolo de Internet. Esse conjunto numérico contém sua localização, e é como o seu dispositivo se torna acessível na rede. Ao utilizar uma VPN grátis para PC e Mac, ou uma que seja paga, você receberá um endereço de IP aleatório, o que impedirá que você seja identificado na Internet e protegerá, através de criptografia, todos os seus dados de navegação.

VPN gratuito é seguro?

Apesar de um serviço de VPN gratuito parecer ideal para você, é preciso ter cuidado na hora de fazer a sua escolha. Além de apresentar limites na quantidade de servidores, dispositivos e uso diário ou mensal de dados, o comum para um serviço gratuito, alguns serviços de VPN ofertados na web são maliciosos. Eles podem inundar seu dispositivo com publicidade invasiva e até mesmo vender as suas informações pessoais para lucrar com a sua utilização. Ou seja, para saber se o serviço escolhido é seguro é importante analisar a sua política de privacidade, e assim escolher a melhor VPN.

Escolhendo a melhor VPN

Todos querem o melhor quando se trata de garantir sua segurança online, certo? Mas existe algum serviço de VPN gratuito que possa atendê-lo melhor e ser tão bom quanto um pago? Geralmente, uma VPN grátis para PC e Mac de boa qualidade pode — sem grandes riscos — falsificar seu endereço IP para acessar conteúdo da web com restrição geográfica, como a Netflix internacional, ou garantir que você permaneça seguro ao usar seu aplicativo bancário em um Wi-Fi público.

Melhor vpn
Há opções de VPN seguras e gratuitas (Imagem: Reprodução NordVPN)

No entanto, se você deseja segurança e privacidade on-line com precisão, conexões rápidas e suporte ao vivo, a maioria das redes de VPN grátis para PC e Mac pode deixar muito a desejar em termos de assistência. Além disso, é preciso entender que limitações de banda larga, servidores disponíveis, velocidades mais lentas, a falta de serviços geográficos, como a Netflix internacional, ou um nível mais baixo de anonimato e segurança são as desvantagens em relação a um provedor premium.

Porém, ainda existe uma esperança! Se você entende os riscos da sua vida virtual desprotegida e quer experimentar um serviço de VPN gratuito, neste artigo vamos lhe mostrar os cinco melhores serviços de VPN grátis para PC e Mac para proteger seus dados na Internet, e que podem ser recomendados em termos de segurança e usabilidade.

ProtonVPN

A versão gratuita da ProtonVPN é a grande favorita de boa parte dos usuários, pois oferece um ponto de destaque: uma franquia de dados ilimitada. Possui ainda uma política rígida de privacidade de dados conhecida como “sem registros“, ou seja, esse serviço de VPN gratuito não registra a sua atividade de navegação, apenas informação de data e hora do login mais recente do usuário, o que a torna muito segura.

O protonvpn é um dos serviços de vpn gratuito mais completo do mercado
O ProtonVPN é um dos serviços de VPN gratuito mais completo do mercado (Imagem: Reprodução/Internet)

A Proton funciona em todos os principais sistemas operacionais utilizados para computador — Windows, Mac e Linux — e também para celular — Android e iOS —, no entanto, apenas um dispositivo pode ser conectado por vez. Existem apenas três servidores disponíveis para uso gratuito, localizados nos Estados Unidos, na Holanda e no Japão, porém um ponto negativo é que os usuários pagantes tem prioridade na velocidade de conexão, então durante horários de pico, a conexão pode se tornar lenta na versão gratuita.

Alguns outros recursos incluídos em sua versão gratuita são o tunelamento dividido, a proteção contra vazamento de DNS e a possibilidade de ativar a conexão automática ao iniciar o dispositivo. Mas se você espera acessar conteúdos exclusivos da Netflix internacional, ou de outros serviços de streaming, saiba que esse recurso só está disponível na versão paga, além do suporte P2P e do Secure Core.

Vantagens

  • Sem limite de uso de dados;
  • Compatível com Windows, Mac, Linux, Android ou iOS;
  • Política “sem registros” de privacidade de dados;
  • Interface intuitiva.

Desvantagens

  • Limite de uma conexão por vez;
  • Limite de três servidores;
  • Prioridade de velocidade para usuários pagantes;
  • Sem os recursos Secure Core ou P2P;
  • Sem suporte a Netflix internacional;
  • Suporte limitado.

Windscribe VPN

O Windscribe libera 2 GB de dados por mês para usuários gratuitos, no entanto, se você fornecer o seu e-mail para o serviço de VPN gratuito, há um aumento de dados para 10 GB. Sua sede é no Canadá, um país com leis obrigatórias de retenção de dados, no entanto, esse provedor possui uma política rígida de privacidade de dados, armazenando apenas informações da quantidade de dados e o horário das conexões, que são descartadas após o uso.

O windscribe também funciona como bloqueador de anúncios (imagem: reprodução/internet)
O Windscribe também funciona como bloqueador de anúncios (Imagem: Reprodução/Internet)

Além de funcionar nos principais sistemas operacionais, o Windscribe conta ainda com extensões de navegador para Chrome, Firefox e Opera, que funcionam bloqueando anúncios, rastreadores, até mesmo botões de widget de redes sociais, que podem rastrear nossos dados de navegação e, possui ainda proteção contra malware. A versão gratuita conta com onze servidores espalhados pelo mundo — Canadá, Reino Unido, Hong Kong, Alemanha, Turquia e oito locais nos Estados Unidos.

Um ponto de destaque desse provedor é a liberação de conteúdo com restrição geográfica de plataformas de streaming, como a Netflix internacional, disponível nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Porém, como seu uso é limitado, não será possível maratonar durante longos períodos os conteúdos disponíveis.

Vantagens

  • Compatível com Windows, Mac, Linux, Android ou iOS;
  • Com extensões de navegador para Chrome, Firefox e Opera;
  • 11 servidores disponíveis;
  • Libera conteúdos com bloqueio geográfico, como a Netflix internacional;
  • Bloqueador de malware na extensão do navegador;
  • Firewall integrado para desktop.

Desvantagens

  • Limite de até 10 GB de dados por mês;
  • Limite de uma conexão por vez;
  • Registra mais dados que o necessário;
  • Suporte limitado.

TunnelBear

O TunnelBear tem uma interface fofa, divertida e intuitiva. Mas não se engane, ele conta com uma extrema restrição: apenas 500 MB de tráfego mensal. Ou seja, é um provedor para uso pontual, você não pode utilizá-lo o tempo todo e muito menos para acessar serviços de streaming, mas é possível utilizar o limite de dados apenas como um aperitivo para migrar o mais cedo possível para a versão paga se você gostar do serviço.

O tunnelbear possui ótimas opiniões de especialistas, mas sua largura limitada de banda é uma grande desvantagem
O TunnelBear oferece apenas 500 MB tráfego mensal (Imagem: Reprodução/Internet)

Seus recursos, no entanto, são bem atrativos. Ele disponibiliza seus mais de 20 diferentes servidores na versão gratuita, possibilitando a escolha de um servidor mais próximo para uma maior velocidade de conexão. Além disso, permite até cinco conexões simultâneas, podendo ser utilizado nos principais sistemas operacionais de dispositivos desktop e móveis — Windows, Mac, Linux, Android e iOS — e também em extensões dos navegadores Google Chrome, Firefox e Opera.

Vantagens

  • Mais de 20 servidores disponíveis;
  • Até cinco conexões simultâneas;
  • Compatível com Windows, Mac, Linux, Android ou iOS;
  • Com extensões de navegador para Chrome, Firefox e Opera;
  • Interface intuitiva.

Desvantagens

  • Limite de até 500 MB de dados por mês;
  • Suporte limitado.

Hotspot Shield

O Hotspot Shield é uma VPN grátis para PC e Mac que tem um limite de dados generoso e diferente, ele oferece 500 MB de dados diários, ou seja, o limite de dados é renovado a cada 24h. Mas atenção, como o limite de dados é diário, os dados não são acumulados de um dia para o outro. Dessa forma, é garantido que você consiga utilizar o provedor todos os dias, tendo cerca de 15 GB por mês.

O hotspot shield é o serviço de vpn gratuito mais popular entre os usuários dessa tecnologia
O Hotspot Shield oferece 500 MB de tráfego diário para usuários gratuitos (Imagem: Reprodução/Internet)

O provedor disponibiliza apenas um servidor nos EUA em sua versão gratuita, contra os mais de 70 países da sua versão para pagantes. É possível fazer login em até cinco dispositivos diferentes com a mesma conta no Hotspot Shield, sendo fácil migrar entre os dispositivos devido à alta velocidade de conexão, no entanto, apenas um dispositivo pode estar conectado por vez.

Vantagens

  • Compatível com Windows, Mac, Linux, Android ou iOS;
  • Até cinco dispositivos diferentes por conta;
  • Interface intuitiva.

Desvantagens

  • Limite de até 500 MB de dados por dia;
  • Apenas um servidor disponível;
  • Limite de uma conexão por vez;
  • Anúncios nas versões para Android e iOS;
  • Suporte limitado.

Surfshark

O último provedor VPN da nossa lista oferece recursos incríveis, mas só está disponível gratuitamente para teste de 30 dias. Apesar disso, é uma ótima opção para quem deseja utilizar uma rede VPN gratuita a curto prazo ou quer averiguar o potencial para adquirir a versão premium, pois é possível utilizar todos os recursos de usuários pagantes durante o período de teste.

O surfshark oferece um período de teste de 30 dias com todas os recursos da versão premium (imagem: reprodução/internet)
O Surfshark oferece um período de teste de 30 dias com todas os recursos da versão premium (Imagem: Reprodução/Internet)

Compatível com os principais sistemas operacionais de dispositivos móveis e desktop — Windows, Mac, Linux, Android e iOS —, até mesmo com Xbox e com extensões para os navegadores Google Chrome e Firefox, a Surfshark permite conexões simultâneas ilimitadas. Tudo isso com uma política de privacidade de dados de zero registros e programa antivírus integrado.

Se os recursos acima não foram suficientes para entender o porquê este provedor está entre as melhores opções de VPN, saiba que com ela é possível acessar o conteúdo da Netflix internacional, e de outros serviços de streaming, sem se preocupar com a franquia de dados, durante o período de teste. Então se você precisa terminar aquela série que só está disponível no catálogo internacional, agora sabe o que fazer.

Vantagens

  • Sem limite de dados durante o período de teste;
  • Compatível com Windows, Mac, Linux, Android, iOS e Xbox;
  • Com extensões de navegador para Chrome e Firefox;
  • Conexões simultâneas ilimitadas;
  • Libera conteúdos com bloqueio geográfico, como a Netflix internacional;
  • Antivírus integrado.

Desvantagens

  • Período de teste de apenas 30 dias;
  • Endereços de IP estáticos;
  • Não possui suporte por telefone.

Agora que você conhece os melhores provedores de VPN grátis para PC e Mac e sabe os recursos disponíveis, as vantagens e desvantagens de cada um, chegou a hora de analisar qual atenderá melhor as suas necessidades e manterá seus dados seguros na Internet.

Qual é a melhor VPN?

Pensando em um uso contínuo e sem migração para um plano premium a melhor VPN que o usuário pode utilizar é a ProtonVPN. Ela é a única VPN da nossa lista que não impõe um limite de dados aos usuários gratuitos, além de possuir uma política “sem registros” compatível com os principais sistemas operacionais como Windows, Mac, Linux, Android e iOS. Apesar de algumas desvantagens, como o fato do usuário não ter acesso a conteúdos geográficos (Netflix internacional e outros), ProtonVPN é uma escolha certa quando o objetivo é proteção de dados na rede sem pagar nada.

Veja também:

Após deixar o seu PC mais seguro, você também pode torná-lo mais rápido: saiba como limpar o cache do navegador do PC.

Fonte: Security, TechRadar e Tom’s Guide.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados