Por trás do meme: reage, mulher, bota um cropped!

POR TRÁS DO MEME: Reage, mulher, bota um cropped!

Avatar of lucas gomes
Hoje você vai conhecer o meme que vem fazendo sucesso desde o final do ano passado no Twitter e em outras redes sociais. Confira!

Apesar de ter sido concebido ao final de 2021, o meme “vai mulher reage, bota um cropped!“, tomou muita força no início desse ano nas redes sociais. Hoje você vai ver aqui a origem desse meme, assim como informaremos aos desavisados o que seria um “cropped” e como essa frase chegou a tantos lugares. Vem com a gente em mais um número da série Por Trás do Meme!

A origem do meme

Tudo começou quando uma moça chamada Gabriela Gomes de Souza, de 22 anos de idade, sai com amigos e eles apresentam um rapaz a ela. Depois de algum tempo, ela resolve sair num encontro com o rapaz, mas Gabriela acabou levando um bolo dele. A moça ficou muito abalada com a situação e resolveu desabafar com sua irmã mais velha, que tentou animá-la, falando o meme que conhecemos atualmente:

Por trás do meme: reage, mulher, bota um cropped!
Em seu usuário antigo, Gabriela Gomes de Souza fala sobre como sua irmã tentou recuperar seu ânimo trazendo à bolha da internet o meme do cropped, que caiu na boca do povo. Reprodução: Twitter

Provavelmente essa frase impactou tanto Gabriela — assim como toda a internet, diga-se de passagem — que ela resolveu tweetar sobre isso e, para sua surpresa, a publicação atingiu altos níveis de compartilhamento, dentro e fora do Twitter. Atualmente a conta de Gabriela está privada, provavelmente pela incrível repercussão do meme e se você quiser, pode segui-la em seu perfil do Twitter.

Vai mulher reage, bota um cropped!

Irmã de Gabriela Gomes em tentativa de animá-la

O que é um cropped?

Se você chegou até aqui e ainda não entendeu o que seria um “cropped”, vem descobrir agora! Cropped nada mais é do que uma peça de roupa, semelhante a uma blusa, porém sem a metade pra baixo, cobrindo apenas o busto, os ombros e uma pequena parte do braço. O cropped teve origem em 1930 como peça para traje de banho e foi abrindo espaço, de forma tímida, nas décadas seguintes.

Imagem de pessoas, entre homens e mulheres, que usavam cropped para malhar, em meados dos anos 80 e 90, algo bastante comum na época. Reprodução: fitmoda
Imagem de pessoas, entre homens e mulheres, que usavam cropped para malhar, em meados dos anos 80 e 90, algo bastante comum na época. Reprodução: fitmoda

Em 1980, ele tem uma retomada legal com a aparição da peça em pessoas que frequentavam academia, principalmente, e se tornou bastante popular nos anos 90. Algumas das grandes percursoras do cropped nos anos 90 foram as Spice Girls, que acabaram influenciando a utilização dessa roupa entre os jovens.

Por trás do meme: reage, mulher, bota um cropped!. Hoje você vai conhecer o meme que vem fazendo sucesso desde o final do ano passado no twitter e em outras redes sociais. Confira!
Uma das responsáveis pela alta repercussão do cropped no mundo todo foram as Spice Girls. A girl group era conhecida mundialmente pelos seus hits e visuais. Reprodução: spiceukfans

Depois dos anos 90, entre os anos 2000 e 2010, o cropped foi deixando de ser apenas uma roupa e foi se tornando um símbolo de força e resistência. Inicialmente tendo foco principal em mulheres — apesar de homens também terem usado o cropped de forma esporádica — hoje em dia a peça se consolidou unissex e oferece uma forma de empoderamento por parte do usuário, evidenciando, geralmente, o quanto está confortável consigo mesmo — mas em muitos casos é só alguém que quer realmente exibir o seu tanquinho.

Por trás do meme: reage, mulher, bota um cropped!. Hoje você vai conhecer o meme que vem fazendo sucesso desde o final do ano passado no twitter e em outras redes sociais. Confira!
E com o tempo o cropped foi se tornando uma peça de resistência, e seus usuários costumam usá-lo como forma de exibir que não há problema com seu corpo. Independente do corpo que você tenha, use as roupas que você quer. Inclusive um cropped! Reprodução: Capricho

Foi por ter se tornado um símbolo tão forte que a irmã de Gabriela, na tentativa de recuperar autoestima da garota, sugeriu logo que colocasse a peça e reagisse, mostrando a relação que o cropped tem com liberdade e independência. E assim como o cropped oferece esse sentimento, o meme também fala sobre levantar, bater a poeira e dar a volta por cima!

Repercussão na internet

Claro que nada na internet passa batido, e o meme do cropped foi um desses casos. Muitos internautas se depararam com o relato de Gabriela Gomes e, claro, começaram a fazer outros memes com piadas certeiras sobre a frase do momento: vai mulher reage, bota um cropped! Nós separamos algumas dessas reações, confira!

  • Desde contas bastante conhecidas como a HBO Max Brasil divulgando a série Euphoria.
  • As Lojas Americanas também entraram na brincadeira.
  • Teve quem inverteu o meme e mesmo assim trouxe um contexto legal.
  • E tem gente que tá numa bad tão grande, que pelo jeito, nem o cropped vai conseguir animar…

E você, já se deparou com esse meme na internet? Não sabia o que era cropped? Conta pra gente nos comentários qual foi o impacto desse meme que vem fazendo moda nas redes sociais!

Veja também:

Ainda sobre a série, Por Trás do Meme, temos sobre a pose de maloqueira da Pabllo Vittar e também Esse Menino, que fez um e-mail sobre a vacinação!

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados