Review: Meow Motors (Switch) acelera com boas ideias, mas derrapa na execução

Game Review: Meow Motors (Switch) acelera com boas ideias, mas derrapa na execução
Meow Motors é um jogo de corrida com trapaças que, apesar de mandar bem em alguns pontos, não passa de um título genérico

O ano de 2019 está promissor para o gênero de corrida com trapaças nos videogames. De títulos de peso, como Team Sonic Racing e Crash Team Racing Nitro Fueled, a games de desenvolvedores independentes, como é o caso de Meow Motors, o estilo ganha variedade e opções para bolsos e gostos diversos.

Na disputa para ver quem destrona Mario Kart 8 Deluxe como a melhor experiência em corridas com trapaças atualmente, Meow Motors até que traz boas ideias, que dão diversidade ao gênero, porém sua execução deixa a desejar.

Apresentação aquém do esperado

Para o anúncio de Meow Motors, o estúdio ArtVostok preparou vários trailers que mostravam uma beleza gráfica de destaque — pelo menos para um jogo independente. Apesar do resultado final agradar, não é exatamente como os vídeos promocionais mostravam, pelo menos da versão do Nintendo Switch (utilizada para avaliar este jogo).

Trailer de Meow Motors.

O bom resultado é atingido graças ao motor gráfico Unreal Engine 4, o mesmo de jogos como Gears of War 4, Fortnite e Kingdom Hearts 3. Contudo, em Meow Motors as texturas são carregadas lentamente, sendo comum que o chão e as paredes ganhem definição com certo atraso. Esse efeito acontece mesmo no PlayStation 4 Pro, o que indica que a ocorrência não se dá por falta de poder de processamento.

O apelo estético dispensado a Meow Motors é algo que fica explícito em seu próprio título: gatos, algo que faz bastante sucesso na internet. Todos os personagens do jogo são felinos, cada um com um visual distinto. Porém, os dez bichanos disponíveis mudam basicamente apenas suas roupas, e, como eles não falam ou sequer produzem sons específicos, a preferência por um ou outro fica para a habilidade especial que cada um tem — não perder velocidade em um drift, por exemplo.

Meow Motors acelera bem…

O gênero de corrida com trapaças consiste em usar veículos para apostar corridas e, no meio do caminho, coletar itens que conferem alguma vantagem a quem o usa ou alguma desvantagem a um ou a um grupo de oponentes. As pistas, as mais malucas possíveis, contêm obstáculos e caminhos que não existiriam em um circuito tradicional, e fazer bom uso deles pode ser a diferença entre vitória ou derrota.

Meow Motors tem alguns efeitos visuais chamativos
Meow Motors tem alguns efeitos visuais chamativos

Os designers de Meow Motors parecem ter aprendido bem com outros jogos do gênero. As pistas são relativamente curtas, porém são bem variadas, com saltos, turbos e obstáculos móveis que parecem sempre estar no ponto exato para atrapalhar o jogador.

Quanto à jogabilidade, o game inova em alguns poucos pontos, mas que fazem a diferença. Conforme o jogador avança na pista, e a depender de seu desempenho, uma barra de energia é carregada. Ela pode ser usada como um turbo (ou nitro) ou para deixar um rastro de óleo pela pista. Saber dosar o gasto desta barra é essencial para o sucesso nos níveis mais avançados do jogo.

Além disso, bater em obstáculos ou ser atingido por itens de oponentes causa defeitos no kart do jogador, que, caso não colete um item de conserto, pode ter seu veículo temporariamente destruído, o que significa perder algumas posições. O resultado é um jogo que premia o jogador que tenha um melhor desempenho geral.

As pistas são largas e comportam bem dez corredores simultâneos
As pistas são largas e comportam bem dez corredores simultâneos

Por falar em itens, ao contrário do que acontece nos outros jogos do gênero, em Meow Motors é possível ver qual trapaça será coletada. Isto porque, nos pontos de coleta de itens, estes ficam enfileirados, de modo que o jogador pode escolher o que deseja pelo símbolo. Apesar da aleatoriedade ser interessante em Mario Kart, por exemplo, é válido notar que a mudança de Meow Motors pode render uma boa experiência.

…mas derrapa em alguns pontos

Meow Motors possui as opções de jogatina no modo história, para um jogador, e em corrida rápida, para um ou dois jogadores (na versão para Nintendo Switch). Não há modo online ou a possibilidade de jogar em rede local com outra pessoa que tenha o videogame da Big N.

No modo história, há campeonatos que são desbloqueados conforme o jogador progride na competição anterior. Cada uma possui três ou quatro pistas, e não há qualquer vínculo entre elas, como um sistema de pontuação geral. O jogador simplesmente escolhe o desafio e tenta cumpri-lo para avançar ao próximo campeonato.

Cada campeonato possui itens que podem ser desbloqueados com estrelas.
Cada campeonato possui itens que podem ser desbloqueados com estrelas

Seguindo o estilo de jogos mobile como Angry Birds, os desafios de Meow Motors rendem uma, duas ou três estrelas. Nas corridas, chegar em primeiro lugar serve apenas para garantir três estrelas. O número total de estrelas serve para desbloquear novos personagens, veículos e até itens.

Enquanto os personagens possuem habilidades especiais (ainda que dispensáveis), os veículos servem apenas para questões estéticas. Desbloquear itens é uma ideia interessante, uma vez que adiciona variedade ao jogo de forma gradual. Contudo, demora até que Meow Motors tenha conteúdo suficiente para engajar o jogador.

Cada disputa possui requisitos para se conseguir de uma a três estrelas.
Cada disputa possui requisitos para se conseguir de uma a três estrelas

As disputas se dividem entre corrida, pontuação por drift e destruição de oponentes. Nas corridas, vence quem chegar em primeiro (ou até em terceiro, caso o jogador se contente em receber apenas uma estrela). Na pontuação por drift, o jogador corre sozinho e deve fazer a manobra pelo máximo de tempo que conseguir. No último modo de disputa, o objetivo é usar itens para destruir o maior número possível de oponentes.

Por fim, a jogabilidade não é acurada. Os karts são “pesados” demais nas curvas e o drift continua em efeito mesmo após a curva e o jogador já não mais apertar o botão correspondente. Neste caso, Meow Motors devia ter aprendido com as séries Mario Kart e Sonic Racing.

Divertido, mas não o bastante

Com estes três estilos de jogo, Meow Motors repete as mesmas pistas várias vezes, alternando apenas o modo da competição. Inevitavelmente, o game é repetitivo e não oferece atrativo suficiente para manter a atenção do jogador por muito tempo.

A história e o estilo artístico podem ser atrativos para crianças
A história e o estilo artístico podem ser atrativos para crianças.

Apesar de não oferecer profundidade em sua jogabilidade e nas modalidades de jogo, Meow Motors possui um preço relativamente baixo (cerca de 15 dólares americanos, considerados pois o jogo não foi lançado oficialmente na loja brasileira do Nintendo Switch), menos da metade do concorrente mais barato, Team Sonic Racing.

Além disso, pode render algumas horas de diversão entre a criançada, o que já pode fazer valer o investimento.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box