Aplicativo meta ai - imagem: showmetech

Meta AI ganha app e aprende com seus likes e amigos nas redes sociais

Avatar de felipe faustino
A inteligência artificial da Meta, dona do Facebook e Instagram, ganhou um aplicativo para iPhones e smartphones Android. Veja o que ele faz e como baixar

Nesta terça-feira, 29, a Meta anunciou o lançamento do novo app do Meta AI, que reúne diversas funcionalidades já presentes em plataformas como WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger, integrando os serviços de IA da empresa. A proposta é oferecer aos usuários uma “rede social” para interações com conteúdos gerados, além do serviço de chatbot, respondendo a perguntas e gerando conteúdo adaptado ao estilo de cada usuário. Veja como funciona:

Novo app Meta AI para iPhone e Android

Aplicativo da meta ai foi lançado para celulares android e ios
Aplicativo da Meta AI foi lançado para celulares Android e iOS – Imagem: Showmetech

Quem utiliza as plataformas da Meta já foi apresentado em algum momento sobre a Meta AI, que tem um chatbot integrado em todos os aplicativos da empresa, respondendo a tarefas de texto e imagem. Entretanto, o novo aplicativo foi desenvolvido para integrar todos esses recursos de inteligência artificial que a Meta já disponibiliza nessas redes sociais, aproximando-a de concorrentes como a OpenAI (ChatGPT), X (Grok) e Google (Gemini).

Entre as funções, estão assistentes virtuais que sugerem respostas automáticas, ajudam na criação de mensagens e oferecem recomendações em conversas. Segundo a empresa, o app facilita o acesso a essas ferramentas em um único lugar, sem precisar abrir diferentes aplicativos.

Funcionalidades

Funcionalidades do aplicativo meta ai
Funcionalidades presentes na Meta AI dos aplicativos da empresa foram unidos e expandidos – Imagem: Divulgação/Meta

O novo aplicativo Meta AI é alimentado pelo Llama 4, o modelo de linguagem mais recente da Meta, desenvolvido para oferecer respostas mais naturais, contextuais e personalizadas. A empresa destaca que a IA foi pensada para ser fácil de conversar, com um tom mais próximo da linguagem cotidiana, seja por texto ou por voz, oferecendo também uma interface de compartilhamento de conteúdo que promove a interação entre usuários e integração com dispositivos da empresa. Veja as principais funções:

Área “Discover” para criações de IA

Discover deve unir inteligência artificial e experiência de rede social
Discover deve unir inteligência artificial e experiência de rede social – Imagem: Divulgação/Meta

Uma das principais funcionalidades do novo app é a seção chamada Discover (ou “Descobrir”, em tradução livre), pensada para ser um espaço colaborativo de exploração e compartilhamento de criações feitas com a inteligência artificial. Nessa área, os usuários podem publicar o que geraram com a IA — como imagens, textos, ideias ou até sugestões criativas para resolver problemas do cotidiano — e navegar pelas criações de outros usuários, o que permite descobrir diferentes formas de usar o recurso.

Também há a possibilidade de remixar criações de outras pessoas — ou seja, pegar um comando já compartilhado e adaptá-lo de maneira personalizada. A empresa afirma que nada é publicado automaticamente: o compartilhamento é opcional e o controle sobre o que aparece no feed é inteiramente do usuário.

Segundo a Meta, a seção foi criada para incentivar a criatividade, gerar novas conversas e formar uma comunidade em torno do uso cotidiano da inteligência artificial, mas integrar os modelos de IA a uma “rede social” tem outra grande vantagem: a obtenção de dados para o desenvolvimento e evolução da própria ferramenta. A XAi de Elon Musk, por exemplo, trabalha com o Grok funcionando em consonância com a plataforma X/Twitter. Por outro lado, a OpenAI, dona do ChatGPT, também planeja, supostamente, lançar uma rede social para ampliar o aprendizado dos modelos da empresa.

Hub de interações personalizadas

Histórico do usuário nas redes sociais da meta influenciarão na ia
Histórico do usuário nas redes sociais da Meta influenciarão na IA – Imagem: Divulgação/Meta

Quanto ao chatbot, o diferencial está justamente na personalização: segundo a Meta, as respostas da IA são adaptadas com base nas informações públicas dos próprios usuários, como páginas curtidas, interesses declarados no perfil e até a rede de amigos.

Esses dados ajudam o sistema a entender o contexto de quem está falando com a IA e a moldar as respostas para torná-las mais úteis e alinhadas ao estilo de cada pessoa. Por exemplo, se um usuário costuma interagir com conteúdos sobre cinema e tecnologia, a IA pode priorizar referências ou sugestões dentro desses temas.

Segundo a empresa, esse uso de dados acontece de forma limitada e transparente. Só são considerados dados públicos já disponíveis no perfil do usuário, que serão usados exclusivamente dentro do próprio app, visando a melhora da experiência de uso. A Meta afirma que essas informações não são compartilhadas com terceiros e que o controle sobre a privacidade permanece nas mãos do usuário.

Interação por voz

Aplicativo já conta com chat de voz
Aplicativo já conta com chat de voz – Imagem: Divulgação/Meta

Além da conversa por texto, o aplicativo oferece suporte a interações por voz, incluindo uma funcionalidade experimental chamada full-duplex, que simula uma troca falada em tempo real, com a IA gerando respostas diretas em áudio, semelhante ao que já faz a OpenAI e Google em seus sitemas. Essa tecnologia, disponível inicialmente em alguns países, pretende tornar a experiência mais fluida para quem está fazendo múltiplas tarefas ou prefere falar em vez de digitar.

Integração com dispositivos

Dispositivos meta
Integração com dispositivos no app – Imagem: Divulgação/Meta

O novo app também funciona como aplicativo companheiro de dispositivos como os óculos inteligentes Ray-Ban Meta, permitindo ao usuário iniciar uma conversa nos óculos e retomá-la no celular ou na versão web, com o histórico sincronizado.

Como baixar o app Meta AI

O aplicativo oficial já foi liberado para usuários dos Estados Unidos e Canadá e deve chegar ao Brasil em breve, mas não há um cronograma oficial de lançamento da ferramenta para outros países. É possível encontrá-lo nas lojas de aplicativo oficiais do Android e iOS, mas não é possível baixá-lo caso você esteja no Brasil.

Ainda assim, a interface do app do Meta AI para Android pode ser acessado antecipadamente baixando o apk, veja como:

Passo 1: acesse a página do aplicativo no site APKMirror;

Passo 2: rolando a página um pouco para baixo, encontre a versão “217.0.0.53.169” para download e clique nela;

Versão do apk para download do app meta ai para android
Versão do APK para download do app Meta AI para Android – Imagem: Showmetech

Passo 3: na página que abrir, selecione “Download APK” e aguarde o aplicativo ser baixado.

Download do apk do meta ai
Download do APK do Meta AI – Imagem: Showmetech

Se fizer o download pelo computador, transfira o arquivo para o celular e instale-o. Caso tenha feito o processo pelo celular, apenas selecione o arquivo baixado e prossiga com a instalação.

As versões mais recentes do Android bloqueiam, por padrão, a instalação de arquivos baixados por fora. Uma mensagem aparecerá e, caso aceite, será redirecionado para as configurações do sistema para conceder acesso. Contudo, neste momento, o chatbot e o feed (área Discover), carros-chefe do aplicativo, não estão acessíveis no país, mesmo com o aplicativo instalado no aparelho.

Chatbot da meta já está disponível para uso pela web
Chatbot da Meta já está disponível para uso pela web – Imagem: Showmetech

Para usar o chatbot da Meta, você pode acessar o site do Meta AI — algumas funcionalidades, como a interação por voz, também não estão disponíveis aqui. Pelo celular, veja como usar o Meta AI nos outros aplicativos da empresa, aqui no Showmetech.

Como você acha que a Meta entra nessa batalha das IAs? Deixa a sua opinião nos comentários.

Veja mais sobre a Meta

Texto revisado por Alexandre Marques em 30/04/2025.

Fontes: Meta, TechCrunch, The Verge


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário
Posts Relacionados