Meta anuncia liberação do quest os para terceiros; entenda as mudanças. Empresas poderão desenvolver dispositivos de realidade virtual com sistema operacional do meta quest; óculos vr do xbox também foi anunciado

Meta anuncia liberação do Quest OS para terceiros; entenda as mudanças

Avatar de victor pacheco
Empresas poderão desenvolver dispositivos de realidade virtual com sistema operacional do Meta Quest; Óculos VR do Xbox também foi anunciado

Até o momento, o Quest OS, sistema operacional do Meta Quest, era utilizado apenas pela própria empresa de Mark Zuckerberg. Isso muda com o fechamento de uma parceria anunciada hoje, que permitirá que empresas como Lenovo, ASUS e Microsoft também lancem dispositivos de realidade virtual usando o Quest OS como base. Veja como isso deve funcionar na prática.

Importância da disponibilidade do Quest OS

Quando se fala da indústria de óculos de realidade virtual, não há como negar que a opção da Meta para este mercado é, de longe, uma das mais avançadas. E veremos o sistema operacional presente em mais aparelhos lançados: a Meta anunciou que empresas como Lenovo, ASUS e Microsoft agora possuem acesso ao código-base do Quest OS, que basicamente permite o desenvolvimento de óculos e demais aparelhos focados para a realidade virtual.

A Lenovo, responsável por colocar os famosos Oculus Rift no mercado, agora terá acesso a um sistema operacional que já conta com diversos aplicativos prontos para uso. Segundo o comunicado para a imprensa, a empresa, que também controla a Motorola, usará esta expertise adquirida com o lançamento do Oculus Rift para desenvolver novos aparelhos para diversos mercados. Veja:

A Lenovo aproveitará sua experiência no co-design do Oculus Rift S, bem como seu profundo conhecimento em dispositivos líderes de engenharia, como a série de laptops ThinkPad, para desenvolver dispositivos de realidade mista para produtividade, aprendizado e entretenimento.

Meta sobre a liberação do Quest OS

A ASUS, famosa por produtos para gamers por meio da linha ROG, já trabalha para criar “um novo headset de realidade virtual para jogos de alto desempenho”. Esta foto, que ambas as empresas ressaltam que ainda não mostra o produto, foi divulgada e mostra o que podemos esperar.

Imagem ilustrativa sobre a parceria da meta e asus para a disponibilidade do questos
ASUS lançará headset pára jogos de alto desempenho com Quest OS (Foto: Diviulgação)

Mais empresas devem ser anunciadas como parceiras da Meta com o passar dos meses de 2024. Em uma publicação no Instagram, Mark Zuckerberg anunciou que a publicação de hoje é apenas o primeiro passo de uma nova era no mercado de realidade virtual. Veja a publicação e a tradução logo abaixo:

Você pode imaginar um headset leve que se conecta com o computador em sua mesa para oferecer a melhor experiência de trabalho, seja em casa ou em qualquer lugar que for. Isso também será capaz de fornecer aparelhos capazes de oferecer experiências imersivas de filmes e séries com telas OLED de alta qualidade.

Mark Zuckberg sobre a disponibilidade do Quest OS.

Óculos VR do Xbox anunciado

Possível óculos vr do xbox
Possível óculos VR do Xbox não terá conectividade com consoles, mas será possível ter acesso aos jogos do Game Pass (Foto: Divulgação)

A Meta fechou uma parceria com a Microsoft para criar um óculos de realidade virtual inspirado no visual do console. Apesar de uma boa parcela de usuários ter a vontade de jogar alguns títulos exclusivos e disponíveis no Xbox Game Pass pelo console, parece que ainda não veremos isso se tornar realidade. O conteúdo sobre este futuro dispositivo também não dá muitas informações, veja abaixo:

Xbox e Meta se uniram no ano passado para trazer o Xbox Cloud Gaming (Beta) para o Meta Quest, permitindo que as pessoas jogassem jogos do Xbox em uma grande tela virtual 2D em realidade mista. Agora estamos trabalhando juntos novamente para criar uma Meta Quest de edição limitada, inspirada no Xbox.

Meta sobre o lançamento especial de um VR do Xbox, mas que não se conectaria aos consoles.

A gente lembra que em setembro do ano passado, durante o anúncio do Meta Quest 3, a empresa conseguiu levar alguns jogos disponíveis no catálogo do Xbox Game Pass para quem tem um óculos de realidade mista da Meta. A assinatura ainda é necessária, mas conseguir jogar isso com total imersão foi um passo importante.

Sobre este futuro dispositivo, a expectativa é que um Meta Quest 3 com visual baseado nas últimas gerações do Xbox seja lançado, de forma limitada, em algum momento de 2024. As empresas também deve oferecer alguma condição especial, como três meses grátis de assinatura para que os usuários possam se divertir e conferir a experiência.

Não foi ressaltado uma possível conexão com os consoles Xbox, mas tudo pode acontecer. Continue de olho no Showmetech para ficar atualizado sobre o assunto.

O que vem em seguida?

Meta anuncia liberação do quest os para terceiros; entenda as mudanças. Empresas poderão desenvolver dispositivos de realidade virtual com sistema operacional do meta quest; óculos vr do xbox também foi anunciado
Plataforma ajudará desenvolvedores a criarem aplicativos de forma facilitada (Foto: Divulgação)

A Meta anunciou o lançamento da plataforma Meta Horizon OS, que será responsável por inaugurar “uma nova era dentro de dispositivos de realidade mista”, afirma a empresa. A empresa define o lançamento como uma “nova estrutura espacial para desenvolvedores móveis” e o pré-registro já está liberado aos interessados.

Os desenvolvedores poderão usar as ferramentas com as quais já estão familiarizados para trazer seus aplicativos móveis para a Meta Horizon OS ou para criar aplicativos de realidade mista inteiramente novos.

Meta sobre a liberação do Quest OS.

A Qualcomm é a empresa que disponibilizará os chips e a plataforma para os desenvolvedores criarem aplicativos. As empresas possuem uma parceria de longa data e para o Meta Quest 3, disponibilizou o Snapdragon XR2 Gen 2. Nesta nova etapa, parceiros terão apoio da Qualcomm em todas as etapas de criação.

A mais recente plataforma Snapdragon XR2 Gen 2 da Qualcomm Technologies foi lançada com Meta Quest 3 e proporcionou um desempenho inovador que ultrapassou os limites do que é possível na realidade mista. As empresas que constroem hardware para esse novo ecossistema também podem aproveitar os benefícios desses chipsets e aprimoramentos de software personalizados.

Meta em comunicado para a imprensa.

Você acredita que os resultados destas parcerias serão vistos em quanto tempo? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Os melhores jogos do Meta Quest

Com informações: Meta Blog l VGC l XDA Developers

Revisado por Glauco Vital em 22/4/24.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados