Logo da meta como pior empresa de 2021

Dona do Facebook, Meta é escolhida a pior empresa de 2021

Avatar of victor pacheco
Polêmicas envolvendo saúde mental, privacidade e racismo levaram a Meta ao título de pior empresa de 2021, enquanto a Microsoft foi escolhida melhor empresa do ano

Quando falamos em “pior empresa de 2021”, você realmente acha que este título deveria ser entregue para a Meta, que gerencia empresas como o Facebook, Instagram e WhatsApp? Uma pesquisa realizada com 1.541 pessoas comprova que a companhia de Mark Zuckerberg, que passou por diversas polêmicas no ano que está se finalizando, é realmente a pior companhia de 2021.

Em contrapartida, a Microsoft, que pertence a Bill Gates, foi eleita a melhor empresa de 2021, com seu investimento em tecnologia sendo um dos principais destaques. Os entrevistados também acreditam que a Meta pode se reerguer por meio de algumas ações. Entenda o caso.

Polêmicas do Facebook neste ano

A Meta, empresa que é proprietária da rede social azul, além do Instagram e WhatsApp, foi eleita por leitores do Yahoo! Finance como pior empresa de 2021. E motivos para justificar este título não faltam.

Mark zuckerberg anunciado a troca de nome do facebook para meta
Empresa passou por muitos problemas que envolvem privacidade e até mesmo disseminação de Fake News.
(Foto: News.TVS-24)

A Meta passou por um ano conturbado. Além dos problemas envolvendo privacidade de usuários, também ficamos sabendo que a empresa sabe que o Instagram faz mal para adolescentes, mas não atua para que isso mude. E não para por aqui: além das acusações de uma ex-funcionária que provaram que a empresa estava lucrando com discursos de ódio, também se sabe que os grandes executivos estavam ignorando o combate ao racismo, devido às reações negativas de parceiros conservadores.

Logo da meta, eleita como pior empresa de 2021
Apesar de troca de nome, leitores ainda acreditam que Meta tem muito a melhorar.
(Foto: News.TVS-24)

Também precisamos citar que em 2021, as três principais empresas da Meta passaram por um apagão que durou cerca de 5 horas, gerando um prejuízo de R$ 435 milhões. De fato, 2021 foi caótico para a companhia, mas o grande ponto é que mesmo com todos os problemas, seu número de usuários segue alto em relação a outras redes sociais. Mesmo que você não use mais o Facebook, uma grande parte da população mundial ainda utiliza a rede social.

Meta é a pior empresa de 2021

Acontecendo em outubro, a troca de nome de Facebook para Meta é uma forma de não apenas fazer com que todas as polêmicas fossem deixadas de lado, mas também para que nesta nova etapa de investimento em tecnologias para o metaverso o nome da rede social azul não atrapalhe o bom desempenho comercial. Durante o anúncio da troca de nome da companhia de Mark Zuckerberg, o bilionário também explicou que novas redes sociais serão criadas com foco em manter as pessoas conectadas.

Logo do facebook
Empresa que cuida do Facebook, WhatsApp e Instagram não é tão amada por seus usuários.
(Foto: IXBT)

Entre os motivos de entregar este título de pior empresa de 2021 para a Meta, estão justamente as polêmicas envolvendo privacidade, o mesmo valendo para o conhecimento de que o Instagram faz mal para os adolescentes. A pesquisa feita entre 4 e 5 de dezembro também contou com votos impressos, com o Facebook (Meta) recebendo 8% destes.

As ações da empresa que não controlaram a disseminação de desinformação foram um dos motivos que levaram os leitores do Yahoo Finance a escolherem a Meta como a pior empresa de 2021, com o top 3 sendo completado pelo e-commerce AliBaba e a AT&T, operadora de telefonia móvel dos EUA.

Entrevistados acreditam que empresa pode melhorar

Apesar de todos os problemas, 30% das pessoas que participaram da pesquisa de pior empresa de 2021 acreditam que nem tudo está perdido para a Meta, mas um grande trabalho precisa ser feito para que a confiança seja reconquistada. Um dos participantes chegou a citar que caso a companhia fizesse uma doação considerável para alguma instituição, sua opinião mudaria.

Logo da meta
30% dos entrevistados apontam que empresa pode melhorar com algumas ações.
(Foto: Meta/Divulgação)

Quem participou da pesquisa também sabe que a troca de nome é uma tentativa de deixar todas as polêmicas por meio de um reposicionamento de marca, mas acreditam que isso pode ajudar. Isso porque com o novo nome, as pessoas acreditam que a companhia pode ter novos rumos e até mesmo reformular o modelo de rede social que todos conhecemos.

Visto como vilão por algumas pessoas devido a ser literalmente o rosto da Meta/Facebook, Mark Zuckerberg ainda tem sua imagem bastante conectada com a companhia, com os entrevistados acreditando que o empresário tem o poder de prever ou até mesmo dar indícios de nossos próximos avanços tecnológicos.

Fechando o assunto, investidores que também participaram da pesquisa para escolher a pior empresa de 2021 acreditam que o melhor caminho é aumentar o preço das ações. Apesar do crescimento de 22% neste ano, houve uma baixa de 13% em setembro com todas as polêmicas.

Microsoft é a melhor empresa de 2021

Além de escolherem qual a pior empresa de 2021, os leitores do Yahoo! Finance elegeram a companhia de Bill Gates como a melhor companhia que está atuando neste ano. O investimento em diversos mercados foi um dos principais pontos positivos citados pelos entrevistados. E não podemos negar isso. Além de ser dona do Xbox, a empresa também está investindo pesado no serviço de nuvem Azure e apenas em 2021, possuía o valor de mercado de R$ 13,67 trilhões.

“Por muito tempo, a Microsoft resistiu à computação em nuvem e não abriu seu software para rodá-lo em outros dispositivos porque pensaram que isso canibalizaria o Windows, uma vez que essa era sua máquina de lucro. Todos na época viam a nuvem como um negócio nascente.”

 Scott Snyder, membro sênior da Wharton School da Universidade da Pensilvânia

O grande destaque da Microsoft para ser a melhor empresa de 2021 é que mesmo sendo fundada há 37 anos, a inovação foi um ponto que a companhia nunca deixou de lado. Não precisamos ir muito longe para ver que anos após ano, a presença da empresa de Bill Gates está cada vez maior em nosso dia a dia. Seja no mercado de jogos, computadores ou demais serviços que envolvem tecnologia.

Bill gates acenando para foto
Empresa de Bill Gates foi eleita como melhor empresa de 2021 (Foto: TechnoPixel)

Atualmente, o serviço de nuvem da empresa é um dos mais utilizados em todo o mundo e tem ajudado diversos profissionais a chegarem cada vez mais longe. O pacote Office pode ser instalado por meio de um simples download e tudo fica salvo nos servidores, sem a necessidade de CDs de instalação ou uso de pendrive. Se alguém tinha dúvidas de que colocar seu sistema operacional e serviços na nuvem poderia trazer problemas para a Microsoft, o sucesso que veio com o tempo foi a melhor resposta.

Você realmente acha que a Meta merece o título de pior empresa de 2021 ou tem outro nome em mente? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Apesar de todos os problemas, o Facebook pode estar entrando no mercado de relógios inteligentes. Entenda o caso:

Fonte: Yahooo Finance (1 e 2)

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
10
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados