Project volterra

Microsoft anuncia kit de desenvolvimento Project Volterra

Avatar of bruno martinez Avatar of victor pacheco
O Project Volterra é a nova ferramenta para desenvolvedores. A Microsoft também apresentou novidades para anúncios e aprovações de apps, veja detalhes

Hoje foi o primeiro dia do Microsoft Build, evento que a empresa organiza apenas para profissionais que trabalham no desenvolvimento de aplicativos. 

Além do lançamento do Microsoft Ads, a plataforma de anúncios que permitirá maior alcance de uma audiência personalizada, também ficamos sabendo os primeiros detalhes sobre o Project Volterra, o kit de desenvolvimento com plataforma Snapdragon e múltiplas conexões. 

Veja tudo o que foi anunciado agora mesmo.

Project Volterra

Equipado com um processador Snapdragon que não teve seus detalhes revelados, o Project Volterra é o mais novo lançamento da Microsoft para desenvolvedores que deve estar disponível “nas próximas semanas”. A empresa anunciou que está focada em permitir que estes profissionais possam ir mais longe com este produto, que também conta com uma unidade de processamento neural própria (NPU). 

Kit de desenvolvimento da microsoft chamado project volterra
Novidade foi anunciada durante o Microsoft Build de hoje (Foto: Reprodução/Internet)

Com arquitetura ARM, foi anunciado que o kit de desenvolvimento está pronto para executar aplicativos que são muitos utilizados pelos desenvolvedores. São eles:

  • Full Visual Studio 2022 & VSCode;
  • Visual C++;
  • Moderno .NET 6 e Java;
  • Quadro clássico .NET;
  • Windows Terminal;
  • WSL e WSA para executar aplicativos Linux e Android.

O grande foco com o lançamento do Project Volterra é permitir que ao invés de ser um simples acessório que “apenas” executa estes softwares, o kit seja uma ferramenta nativa do ARM. Durante o Microsoft Build, foi possível perceber que o kit conta com:

  • 3 portas USB;
  • 1 DisplayPort
  • 1 conexão Ethernet.

Desenvolvido com plástico reciclado do oceano, será possível empilhar duas ou mais unidades do Project Volterra em suas mesas ou até mesmo salas com servidores.

Queremos que você construa aplicativos nativos de IA na nuvem. Com o arm64 visual studio nativo, o suporte .NET e o Project Volterra chegando ainda este ano, estamos lançando novas ferramentas para ajudá-lo a dar o primeiro passo nessa jornada.

Panos Panay, chefe de dispositivos do Windows e dispositivos

Microsoft Store Ads

Apesar de ser bastante utilizada por usuários de Windows, a Microsoft ainda não permitia que os desenvolvedores dos aplicativos promovessem seus projetos dentro da loja onde são disponibilizados. Isso muda a partir de hoje com o lançamento do Microsoft Store Ads, plataforma de anúncios que permitirá que os profissionais invistam dentro da Microsoft Store com foco em ter mais downloads. 

Página inicial da microsoft store
Divulgação de aplicativos poderá ser paga por desenvolvedores (Foto: Reprodução/Microsoft)

Um exemplo citado foi o de um estúdio de desenvolvimento (ou profissional independente) que deseja captar uma audiência que gosta de música. Por meio do Microsoft Ads, basta que os desenvolvedores indiquem o público que gostariam de atingir, realizar o pagamento da campanha e pronto, o algoritmo cuidará da ampla divulgação do app. 

Painel administrativo do microsoft store ads
Empresa permitirá rastreio de todas as etapas de campanha (Foto: Reprodução/Internet)

Durante o evento de hoje, uma pequena informação foi compartilhada de que 100% das transações feitas por meio da Microsoft seriam repassadas para os desenvolvedores, mas não foram divulgados detalhes de como e uma data certa para que isso comece a acontecer. 

Fim da lista de espera para aplicativos Win32

Antes de disponibilizar seus aplicativos para download na loja de aplicativos da Microsoft, desenvolvedores que trabalham na criação de projetos para versões 32 bits precisavam colocar tudo na lista de espera para que uma análise mais profunda fosse realizada. 

A empresa anunciou o fim deste “bloqueio” e todas as pessoas já podem enviar seus projetos para a Microsoft Store, sem a necessidade de aprovação prévia. Outra novidade compartilhada é o envio automatizado por meio das APIs di GitHub Action ou Rest, com o acompanhamento sendo realizado pelo pipeline de construção de CC/CD. 

Microsoft store publish
Microsoft Store Publish está liberada para todos (Foto: Reprodução/Microsoft)

Caso queira fazer um teste de audiência e até visualização do aplicativo na Microsoft Store antes do lançamento para o grande público, o desenvolvedor pode optar por alterar a visibilidade do aplicativo em Win32.

Além de ter acesso às métricas que ajudarão a saber mais sobre todo o processo de download (desde a pesquisa até a instalação), estes mesmos profissionais também poderão responder comentários enviados pelos usuários. 

Página inicial da microsoft store
Envio de aplicativos está simplificado (Foto: Reprodução/Microsoft)

A Microsoft espera que estas mudanças para desenvolvedores de apps Win32 permitam uma maior inclusão e convida todos a colocar seus trabalhos em sua loja de aplicativos. 

Microsoft Dev Box

A última novidade para desenvolvedores é a Microsoft Dev Box, solução que permite a criação de uma máquina virtual onde estes profissionais podem trabalhar dentro de sua máquina ou de qualquer outro lugar do mundo, já que as máquinas virtuais são alocadas na nuvem da Microsoft. 

O principal propósito com este lançamento é permitir que os desenvolvedores sempre tenham um dispositivo pronto “apenas” para o desenvolvimento dos projetos, estas que podem ser reaproveitadas em outras demandas ou até mesmo apagadas quando tudo estiver finalizado. 

Microsoft dev box
Microsoft Dev Box permitirá criação de máquina virtual para criação de aplicativos (Foto: Reprodução/Internet)

Além de serem acessadas pela internet, o que garante mobilidade, todas as Dev Boxes são integradas ao Microsoft 365, o que permite o trabalho colaborativo. É possível fazer a troca entre o PC físico e virtual com um simples clique e a empresa também anunciou que os diretores podem fazer toda a gestão dos computadores virtuais por meio de um painel próprio para esta tarefa. 

Painel administrativo da microsoft dev box
Painel poderá ser acessado por diretores de estúdios (Foto: Reprodução/Internet)

Anunciada hoje, todos os interessados podem solicitar testes da Microsoft Dev Box por meio de um formulário especial . Além de ter suporte para qualquer ferramenta IDE, SDK e softwares que os desenvolvedores geralmente utilizam, uma Microsoft Dev Box pode ser utilizada para a criação de aplicativos para o Linux, por meio do Windows Subsystem

O que achou de todas as novidades divulgadas hoje? Diga pra gente nos comentários

Veja também 

Conheça detalhes sobre o Microsoft Conecta+, que oferece cursos gratuitos na área de TI

Fontes: Microsoft (1 l 2 l 3)

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
6
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados