Início » TECNOLOGIA » Microsoft Build 2018: veja as principais novidades da conferência
Microsoft Notícias Realidades Mistas TECNOLOGIA Windows Xbox

Microsoft Build 2018: veja as principais novidades da conferência

07180537037378 - Microsoft Build 2018: veja as principais novidades da conferência
Veja tudo que a Microsoft está prometendo para o futuro na conferência de desenvolvedores Build 2018. Entre as novidades temos inteligências artificiais em reuniões e realidade aumentada.

Nessa segunda (07/05) teve início a conferência Build 2018. Nela foram apresentados alguns projetos de desenvolvedores da Microsoft muito interessantes. Entre as diversas apostas da empresa estão um investimento em drones, o uso de inteligência artificial para reuniões e até realidade virtual! Confiram abaixo tudo que foi mostrado no primeiro dia da conferência.

A conferência anual de desenvolvedores da Microsoft teve início com uma palestra do CEO Satya Nadella. Ao contrário de outras grandes conferências de desenvolvedores da empresa, as palestras do Build ocorrem em dois dias. Nessa segunda, o foco foram as ofertas de nuvem e inteligência artificial. Entretanto, no segundo dia do evento, o foco será mais voltado para o Windows.

microsoft satya nadella 720x405 - Microsoft Build 2018: veja as principais novidades da conferência

Your Phone: o smartphone no PC

Um dos principais anúncios da Build 2018 foi o novo app chamado Your Phone. Com ele será possível fazer um esquema de pareamento entre smartphone e PC inovador. A tela do PC funcionaria, através desse app, como uma espécie de espelho da tela do celular.

A intenção do programa é, principalmente, acessar notificações de apps, mensagens de texto e até imagens do seu celular diretamente pelo PC. Suas funcionalidades lembram um pouco o que o Facebook fez com o Whatsapp Web em sua versão de PC, mas de forma muito mais generalizada.

yourphone 720x406 - Microsoft Build 2018: veja as principais novidades da conferência

A Microsoft demonstrou, inclusive, como seria transferir imagens do smartphone para o PC apenas arrastando-a pelo app. Entretanto, mesmo que a ideia seja fornecer o Your Phone tanto para Android como para iOS, é possível que ele tenha funções distintas em cada sistema. Isso por conta das diferenças de restrições de cada um.

De acordo com a apresentação da Build 2018, o app Your Phone ainda não está disponível para o grande público. Porém, é possível que ele chegue através de uma atualização do Windows 10 batizad de Redstone 5. Esta, está programada para o período entre setembro e dezembro deste ano.

O futuro das reuniões, segundo a Microsoft

Outro grande anúncio da Microsoft durante a Build 2018 foi a sua demonstração de uma sala de reuniões do futuro. Tentando otimizar os processos de reunião e documentação dessas reuniões, a empresa desenvolveu um hardware inovador.

Primeiramente, temos uma câmera de 360º com matriz de microfones que detectam qualquer pessoa cadastrada no programa. Com isso, qualquer funcionário da empresa que participar da reunião será automaticamente identificado.

reunião2 720x333 - Microsoft Build 2018: veja as principais novidades da conferência

Com isso, o programa dotado de uma inteligência artificial promissora dá conta de transcrever tudo que é dito durante a reunião em tempo real. O brilhante dessa tecnologia é que o programa consegue, inclusive, registrar qualquer idioma dito e traduzir o que foi dito, caso necessário. Mesmo com uma apresentação muito promissora, a Microsoft não deixou claro quando a tecnologia estará acessível.

Kinect e Azure

Outro ponto interessante da Build 2018 foi o ressurgimento do Kinect. A tecnologia da Microsoft que surgiu especificamente para o Xbox 360 agora terá recursos em nuvem. De acordo com Satya Nadella, “Fomos inspirados pelo que os desenvolvedores fizeram e, desde o Kinect, fizemos um tremendo progresso quando se trata de algumas das tecnologias fundamentais em HoloLens. Então, estamos pegando esses avanços e empacotando-os como o Projeto Kinect para o Azure“.

Com isso, a tecnologia que tinha caído em desuso desde o ano passado volta aos holofotes com aplicações para além dos games. Esse projeto Kinect para o Azure, de acordo com o The Verge, ajudaria os desenvolvedores a criarem dispositivos mais precisos e com menor consumo de energia. Essa aplicação se deve à combinação da inteligência artificial com as imagens em profundidade que o Kinect possui.

kinect 720x481 - Microsoft Build 2018: veja as principais novidades da conferência

DJI + Microsoft = Drone SDK com Windows 10

Outro dos anúncios da empresa durante a conferência foi uma parceria com a DJI. A empresa desenvolvedora de drones, juntamente com a Microsoft, criou um novo drone SDK com Windows 10. Assim, o controle de vôo será otimizado e transferência de dados para computadores com Windows 10 será possível.

É isso mesmo, a parceria possibilitará que os drones da DJI se concetem diretamente com computadores Windows. Junto a isso, temos também uma abertura por parte da DJI para terceirizadas. Assim, softwares como sensores multiespectrais poderão ser compatíveis com a nova linha de drones corporativos.

Drone 720x427 - Microsoft Build 2018: veja as principais novidades da conferência

Conheça o Microsoft Layout!

Por fim, a maior novidade desse primeiro dia da Build 2018. O Microsoft Layout é uma plataforma que permite aos usuários do HoloLens projetarem uma planta baixa com mobília holográfica. A ideia é utilizar a tecnologia de realidade aumentada para auxiliar projetos diversos.

A ideia, logicamente, é utilizar o Microsoft HoloLens, mas outros óculos de realidade virtual podem ser compatíveis também. Assim, o usuário pode projetar e visualizar espaços reais através do HoloLens, combinando seus projetos com o espaço físico.

Microsoft Layout 720x406 - Microsoft Build 2018: veja as principais novidades da conferência

Com isso, seria possível criar uma planta baixa virtual e, em seguida, mover os modelos 3D da forma que quiser. Essa possibilidade de modelar a platna através da realidade mixada ajudaria na visualização de como seria a aparência do projeto na realidade.

É possível, inclusive, ir até o local físico desejado e visualizar o objeto lá. Entretanto, se diferenciando de outros programas já existentes com funções parecidas, o Microsoft Layout seria mais voltado para coorporações. Isso porque, entre suas funcionalidades, está a facilidade de compartilhamento de visões de projetos entre seus contatos.

E aí? Curtiu as novidades do primeiro dia da Build 2018? Vamos ver o que a Microsoft tá reservando para o Windows no segundo dia do evento!

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Gilson Peres

Gilson Peres é Psicólogo, Mestrando em Comunicação pela UFJF, Redator e Diretor de Redação nos sites GameBlast, PlayStation Blast e Xbox Blast e redator pelo Showmetech. Escreve sobre tecnologia e, principalmente, videogames desde 2014. Sempre é pego pesquisando de diversas formas a relação entre interação humana e as novas tecnologia da informação.

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

%d blogueiros gostam disto: