Microsoft channel connect. Imagem: microsoft/divulgação

Microsoft Channel Connect: Office 2021, soluções corporativas e muito mais

Avatar of victor pacheco
Microsoft Teams no Office 2021 e soluções para empresas com trabalho híbrido foram destaques do evento

Durante o Microsoft Channel Connect 2021, evento virtual da desenvolvedora do Windows 11 transmitido para mais de 17 países e em três idiomas, foram anunciadas diversas novidades que estão chegando para melhorar o trabalho e o ensino híbridos. Uma delas é que o Microsoft Teams está chegando ao Office 2021. A empresa também está renovando o Excel e o PowerPoint, que já haviam recebido novidades durante o Microsoft Ignite.

Todos os anúncios são focados em melhorar o trabalho híbrido, mas a empresa também deseja ser uma das que mais ajudarão o setor de educação neste momento de grande adaptação. Outra novidade que foi destaque durante o evento foi o anúncio do Windows Server 2022, serviço de servidores virtuais para empresas. Veja mais detalhes em nosso post completo logo abaixo.

Trabalho híbrido está sendo renovado com Windows 11

Além de ter comentado que a nova versão do Windows foi desenvolvida para que os usuários tivessem acesso a uma jogatina mais otimizada, a Microsoft ressaltou que o SO também foi desenvolvido para o trabalho híbrido. Com a situação atual da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas estão pensando em aderir a métodos de trabalho remoto em definitivo, graças aos ganhos de produção e adaptação efetivos dos funcionários.

Pessoas realizando uso do windows 11 em uma empresa
Trabalho híbrido é feito de melhor forma com Windows 11.
Fonte: Microsoft

Existem três versões do Windows 11 disponíveis no mercado, pelas quais cada tipo de empresa pode optar de acordo com suas necessidades:

  • Windows 11 SE: focado para ensino híbrido e dispositivos de entrada, já que é mais leve;
  • Windows 11 Home: indicado para uso no dia a dia e para pessoas que estudam, trabalham ou até mesmo gostam de assistir a alguma série ou filme no dispositivo;
  • Windows 11 Pro: como o próprio nome indica, esta versão é mais indicada para pessoas que usam a máquina apenas para trabalhar (está instalado em mais de 7 milhões de dispositivos em todo o Brasil).

Complementando a afirmação de que o Windows 11 é um sistema indicado para o trabalho híbrido, Everton Caliman, diretor de vendas e marketing de dispositivos comerciais na Microsoft Brasil, aproveitou para dizer que a empresa deseja trabalhar de forma conjunta com empresas e vendedores que atuam no mercado B2B.

“A Microsoft entende a importância dos parceiros e clientes integrarem soluções completas em seu portfólio, que sejam capazes de atender às necessidades das empresas baseadas nesse novo modelo de trabalho híbrido. Agora, mais do que nunca, a transformação digital exige das empresas ferramentas digitais necessárias para facilitar processos e simplificar a colaboração e a aprendizagem contínuas. É por isso que a Microsoft e seus parceiros continuam a desenvolver soluções inteligentes, seguras e inclusivas baseadas em nuvem e no local”

Everton Caliman, diretor de vendas e marketing de dispositivos comerciais na Microsoft Brasil

Combate a programas piratas

A microsoft citou os riscos apresentados por programas piratas em sua apresentação. Créditos: microsoft channel connect/divulgação
A Microsoft citou os riscos apresentados por programas piratas em sua apresentação. Créditos: Microsoft Channel Connect/Divulgação

A Microsoft também demonstrou seu trabalho para diminuir softwares irregulares no mercado por meio de soluções internas. A empresa possui uma ponte direta com todos os profissionais que realizam revenda de suas soluções para empresas por meio de um programa, que leva o nome de Microsoft Partners Networks. O intuito disso, além de prevenir problemas devido a vendas falsas, é fazer com que todos os clientes fiquem seguros. Quando estamos falando sobre softwares irregulares, não imagine versões “falsas” do Windows 11, mas sim variantes que não são seguras e colocam a privacidade de quem está utilizando isso em risco.

“O Windows 11 é essencial para a evolução de nossa sociedade, mas a segurança não pode ser deixada de lado.”

Aristides Ferreira Lima de Moura, Gerente de Relacionamento e Segurança da Microsoft Brasil

Outras ações citadas durante o Microsoft Channel Connect foram programas de conscientização com vendedores. A empresa deseja evitar ao máximo que o Mercado Cinza (onde softwares irregulares são vendidos) cresça. Dessa forma, todas as empresas, independente do mercado, podem aproveitar as soluções do Windows 11 e Office 2021.

Microsoft Teams no Office 2021

Você sabia que o primeiro Pacote Office foi lançado apenas para Macintosh em 1989 e foi só depois que ele chegou para máquinas com Windows? O Word, que utilizamos praticamente todos os dias, foi lançado em 1982 de forma separada, com o Excel ficando disponível no mesmo ano. 32 anos depois, temos quatro versões do Office disponíveis no mercado. São elas:

  • Office Home & Business;
  • Office Professional;
  • Microsoft 365 Business Standard;
  • Microsoft 365 App for Business.

E durante o Microsoft Channel Connect, novidades para todas as versões foram divulgadas. Se você não foi um usuário assíduo disso, no mínimo deve conhecer alguém que fala bastante sobre o Microsoft Teams. Durante o evento oficial de hoje, a empresa aproveitou para informar que o programa chegará incluso no Office 2021!

Apesar de sua grande aderência durante toda a pandemia, quando muitas pessoas trabalharam e estudaram utilizando o aplicativo, até hoje o Teams não vinha integrado ao Pacote Office. A partir de hoje, todos os assinantes ou donos de uma chave do Office já podem baixar a nova versão pelo pacote de aplicativos.

Microsoft Excel com modo escuro e traduções

Estando na lista de aplicações que mais são utilizadas em todo o mundo, a Microsoft também anunciou que o Excel finalmente será lançado no modo escuro, uma funcionalidade que estava sendo pedida pelos usuários há um tempo bem considerável.

Excel com modo escuro, anunciado durante o microsoft channel connect e disponível no office 2021
Como seria um Excel com modo escuro? Testes já foram feitos por programadores, mas a novidade oficial foi anunciada durante o Microsoft Channel Connect. Fonte: Microsoft/Divulgação

Outra novidade que também chega ao software para criação de formatação de planilhas é a opção de tradução de dados para outros idiomas. Também precisamos citar que, durante outro evento da Microsoft, foi anunciado que o Excel estaria recebendo suporte para JavaScript, linguagem de programação que deve ajudar a rotina de diversos profissionais.

PowerPoint com legendas

Já permitindo que você grave uma apresentação para ser transmitida de forma remota, agora o PowerPoint estará recebendo suporte para legendas de forma automática. Você já passou pelo problema de uma pessoa não poder assistir à uma apresentação devido a não ter um fone de ouvido ou outro dispositivo de áudio? Isso está resolvido com esta novidade.

Logo da power point que é utilizado em trabalho híbrido
Em breve, você poderá oferecer legendas para as pessoas que estão assistindo a uma apresentação.
Fonte: Microsoft/Divulgação

O mesmo vale para quem não fala seu idioma de forma nativa. As legendas do PowerPoint podem ser programadas para que uma pessoa que mora em outro país, possa ser assistida por quem está em outro país. Dessa forma, a Microsoft espera que o uso do Excel e PowerPoint seja melhorado.

Windows Server 2022

Voltada para o mercado de aplicações e demais profissionais que trabalham com tecnologia da informação, esta é a solução da Microsoft para quem precisa de um servidor digital sem que a segurança seja deixada de lado. O Windows Server 2022 pode ser utilizado por empresas de todos os portes, independente de suas necessidades.

Logo do windows server 2022
Logo do Windows Server 2022 recebeu mais detalhes durante evento da Microsoft.
Fonte: Microsoft/Divulgação

Lançado pela primeira vez em 2018, esta solução faz parte dos mais de 25 anos de inovação durante os quais a Microsoft tem trabalhado para que empresas do mercado de tecnologia tenham uma experiência sólida e segura com servidores web. A empresa traz três opções de plano, sendo todas elas integradas ao Azure, supercomputador dedicado à computação em nuvem da Microsoft que foi ativado em maio de 2020. Veja:

  • Essentials;
  • Standard;
  • Datacenter.

Apesar de ser um dos destaques do Microsoft Channel Connect, a atualização já havia sido anunciada em agosto deste ano, quando ficamos sabendo que a empresa estava realizando mudanças benéficas em sua solução de datacenters.

Windows System Guard e novas soluções para datacenters

Agora, o sistema possui diversas camadas para que todos os dados de uma empresa fiquem cada vez mais seguros. Se você já assistiu a filmes ou séries com temáticas de invasão hacker, com certeza sabe que, para que um ataque seja bem sucedido, é necessário passar por diversos pequenos “muros de proteção”. A Microsoft ressalta que há uma camada extra de segurança em todas as partes de seus sistema: esta funcionalidade leva o nome de Windows System Guard.

A segurança é uma das novidades principais do novo windows server 2022. Fonte: microsoft/divulgação
A segurança é uma das novidades principais do novo Windows Server 2022. Fonte: Microsoft/Divulgação

Dessa forma, por mais que você tenha uma empresa de pequeno porte, não precisa se preocupar com segurança e possíveis ataques. Esta nova versão do Windows Server 2022 também suporta ainda mais memória e qualidade de processamento, mas uma comparação com a versão de 2021 não foi citada pela empresa. Além disso, a solução também conta com:

  • Servidor de núcleo mais seguro;
  • Raiz de confiança do hardware;
  • Proteção de firmware;
  • Segurança baseada em virtualização (VBS);
  • Conexões mais seguras.

Educação híbrida é um dos focos da Microsoft

Fechando o Microsoft Channel Connect, Vera Cabral, que atua como Líder de Educação da Microsoft no Brasil, aproveitou para falar sobre a importância da educação híbrida e todos os ensinamentos que a pandemia do novo coronavírus deixou. Com os alunos voltando aos espaços de ensino, o principal papel da empresa seria fazer com que a educação híbrida seja realmente eficaz. Além da pandemia, os últimos 20 anos também vêm transformando a a educação.

“Não vamos estudar, nem trabalhar e fazer nada como fazíamos antes da pandemia.”

Vera Cabral – Líder de Educação da Microsoft no Brasil

Muitos processos de educação estão sendo repensados de acordo com as mudanças pelas quais estamos passando, e há dados que comprovam isso. Você sabia, por exemplo, que os estudantes consideram a “escola perfeita” como o local que entrega um aprendizado personalizado e com o uso de dispositivos digitais sendo feito de forma ativa?

A experiência face a face é de fato importante, mas, face às diversas opções de ensino disponíveis, não precisamos nos ater exclusivamente a ela. O poder computacional não apenas pode, como também deve ser utilizado como uma ferramenta de tomada de decisão.

Computador com windows 11
O ensino híbrido foi melhorado com o Windows 11, mas ainda temos um longo caminho pela frente.
Fonte: Microsoft/Divulgação

Como todos os anúncios do Microsoft Channel Connect, a empresa espera que as soluções propostas sejam cada vez mais úteis em nosso dia a dia. Entre todos os programas anunciados hoje, qual deles você está mais animado para testar? Deixe seu comentário!

Veja também

A Microsoft será uma das empresas que mais atuará no Metaverso dentro do mercado empresarial, confira detalhes:

Fonte: Microsoft

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados