Conecte-se conosco

Microsoft

Microsoft deixará de fabricar a linha Lumia em dezembro

Segundo uma fonte interna da empresa, com fim da fabricação da linha Lumia, a Microsoft voltatá suas atenções para o Surface Phone

linha-lumia-caput

Após quase meia década de existência, a história dos smartphones da linha Lumia está prestes de chegar ao fim. Sites internacionais informam que uma fonte interna da Microsoft, afirma que a companhia deixará de fabricar os aparelhos no próximo mês de dezembro. Ao que tudo indica, as vendas dos dispositivos continuarão a serem feitas até os estoques acabarem.

Breve histórico

Lançada no final de 2011, os smartphones da linha Lumia foram projetados pela Nokia até setembro de 2013, quando a divisão mobile da multinacional finlandesa de telecomunicações foi incorporada à Microsoft Mobile.

Entre as principais características da linha Lumia estão o fato de todos os smartphones rodarem o sistema operacional Windows, sua construção em policarbonato e por serem encontrados em cores bastantes vivas.

Windows Phone

linha-lumia-windows-phone

Apesar de ter uma comunidade fiel de usuários, a linha Lumia sofreu com as inconstâncias da plataforma móvel do Windows Phone. Em Março de 2016, os aparelhos que já tinham sido lançados com o Windows Phone 8.1 receberam o Windows 10 Mobile, com exceção dos que não possuam 1 GB RAM.

A decisão contrariou as informações anteriores de que todos os smartphones com a versão 8.1 receberiam a nova versão do sistema operacional, o que acabou por frustrar muitos usuários.

Indícios do fim

linha-lumia-indicios

Apesar da Microsoft não confirmar nada sobre a descontinuação da linha Lumia, muitos indícios dão conta de que eles realmente não serão mais fabricados. Desde o lançamento do Lumia 650, especulava-se que este seria o último dispositivo fabricado pela empresa. Veja alguns fatos que fortalecem a possibilidade.

  • Irrelevância no mercado mobile: Algumas consultorias especializadas em mercado mobile, como a IDC, estimam que os smartphones com Windows representarão uma fatia minúsculo do mercado nos próximos anos.
  • Falta de publicidade: Outro ponto importante é que os sites oficiais da Microsoft deixaram de fazer qualquer referência aos Lumia, o que indica que a empresa já está trabalhando em novas estratégias para a nova fase da divisão mobile.
  • Fora das prateleiras: Para completar, alguns funcionários relatam que as lojas físicas da Microsoft não estão mais colocando os Lumia em exposição e que eles já deixaram de fornecer informações aos clientes sobre esses dispositivos.

Surface Phone

linha-lumia-surface-phone

Se confirmada a informação do fim da linha Lumia, a Microsoft já tem um plano alternativo para continuar presente no segmento mobile, que é o Surface Phone. A expectativa é que a companhia de Redmond realize um evento no próximo mês de outubro para apresentar algumas novidades.

Oficialmente, a Microsoft ainda não se pronunciou sobre quando será o evento ou se ele realmente ocorrerá neste ano, nem tampouco comentou os rumores sobre o fim da linha Lumia.

Continue lendo
Advertisement

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários
Subir