Conecte-se conosco
smt windowsinsider w10 - Próxima atualização do Windows terá recurso similar ao "Handoff" do OS X

PCs com Windows

Próxima atualização do Windows terá recurso similar ao “Handoff” do OS X

yosemite 018 720x421 - Próxima atualização do Windows terá recurso similar ao "Handoff" do OS X

Handoff sendo demonstrado no Mac OS X “Yosemite”

A Microsoft tem liberado uma série de prévias da nova atualização do Windows 10 para testes por desenvolvedores e entusiastas do sistema. Ontem, um destes usuários esbarrou nos primeiros sinais de um recurso similar ao Handoff do OS X para a próxima versão do Windows.

Nos sistemas operacionais da Apple, esta funcionalidade permite sincronizar automaticamente o estado de um aplicativo em um aparelho (como o MacBook) para continuar de onde parou em um outro dispositivo (como o iPhone ou iPad).

Por exemplo, se o usuário começa a escrever um e-mail no iPhone, mas resolve mudar para o Mac, a mensagem é carregada automaticamente no aplicativo Mail, no mesmo ponto em que estava no smartphone. O Handoff exige que ambos os dispositivos estejam conectados via Bluetooth.

No Windows 10, uma opção descoberta nas configurações da última prévia do sistema traz a seguinte descrição (tradução livre): “Permita que aplicativos em seus outros dispositivos iniciem aplicativos e continuem experiências neste dispositivo através do Bluetooth”.

handoff 720x415 - Próxima atualização do Windows terá recurso similar ao "Handoff" do OS X

Recurso similar ao Handoff aparece nas Configurações do Windows 10 Insider Preview

A mensagem ainda está um pouco confusa, mas o objetivo é claro: permitir a continuidade do que estava sendo feito em um dispositivo, num outro aparelho. E apesar de citar “Bluetooth”, a sincronização entre os aplicativos também pode ocorrer pela nuvem.

Diferente da Apple, a Microsoft não pretende limitar o recurso ao ecossistema Windows. Para isso a empresa desenvolve um framework, chamado Project Rome, que irá permitir a qualquer aplicativo, mesmo no iOS ou Android, fazer uso do recurso.

Como estamos falando de Microsoft, é fácil imaginar a suíte de aplicativos Office (Word, Excel, PowerPoint) sendo usada para demonstrar o potencial da funcionalidade.

As primeiras implementações do “Handoff” para Windows 10 devem ser reveladas em breve para usuários cadastrados programa Windows Insider. Para o público em geral, é provável que a novidade chegue na metade do ano, junto ao Anniversary Update para o Windows 10.

Fonte: MSPowerUser

Continue lendo
Advertisement

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários
Subir