Novo design do Office é revelado em teaser da Microsoft

m365 vision all 4K
A Microsoft publicou um teaser da nova aparência do Office, mostrando as mudanças feitas no design do aplicativo
Anúncio
Novo design do Office é revelado em teaser da Microsoft

A Microsoft publicou um teaser da nova aparência do Office, mostrando a inovadora interface do usuário e as mudanças feitas no design do aplicativo. Nos últimos anos, a gigante da tecnologia melhorou o programa, aos poucos, com seu sistema Fluent Design — ou design fluido, em tradução livre — , adicionando novos ícones, um modo escuro e recriando a barra de ferramentas, tornando-a menor e mais fácil de usar.

De acordo com o teaser e com declarações de Jon Friedman, diretor de design do Office, em um artigo para a plataforma Medium, o novo modelo será mais simples e com foco na produtividade do usuário. Ainda segundo Friedman, várias mudanças estão sendo implementadas para atender às demandas específicas de 2020, como a necessidade de se trabalhar em casa e evitar mais do que nunca as distrações.

Muitos de nós estamos brutalmente conscientes do desafio dos dias modernos de focar em meio a um mar de distrações. Externamente, as notificações são exibidas ou o seu mais novo colega de trabalho (no caso, seu filho) precisa de atenção. Internamente, vemos o tempo todo as mídias sociais no piloto automático ou nossas mentes se desviam das tarefas porque, bem, somos humanos

Jon Friedman, diretor de design do Office

Mudanças no design clássico do Microsoft Office

Imagem mostrando uma parte do novo excel, com sugestões automatizadas pelo reconhecimento inteligente
Exemplo de design do novo Excel, parte do pacote Office

Uma das principais transformações pela qual o Office — que, vale ressaltar, agora é nomeado Microsoft 365 — passará é a remoção da barra de ferramentas, que faz parte do design do produto desde 2007. Essa alteração decorre do fato de que a barra, conhecida ainda como “ribbon”, foi projetada tendo só os computadores em mente — considerando que não passamos um minuto sequer longe de outros aparelhos, como celulares e tablets, a Microsoft busca dinamizar e integrar o trabalho em várias plataformas, tendo como objetivo a alta produtividade.

No lugar da linha fixa no topo da tela, será implementado um menu mais versátil, que muda de forma inteligente e reconhece o que o usuário está fazendo. Dessa maneira, o utilizador terá acesso às ferramentas de que precisa automaticamente graças ao reconhecimento, sem perder tempo procurando na barra superior. Poderá, inclusive, migrar do computador ao tablet, por exemplo, e continuar o trabalho de onde parou.

O design do Office e a pandemia

Ainda no artigo de Friedman, é dito que os pesquisadores da Microsoft estão analisando como a pandemia do novo coronavírus alterou os hábitos de trabalho ao redor do mundo. Tendo isso em vista, a equipe de design se preparou para implementar novas mudanças conforme os estudos avançam, tudo para proporcionar uma melhor experiência para o usuário e garantir altos índices de produtividade.

Por esse motivo, o executivo afirma que, ainda que várias dessas mudanças sejam concretizadas nos próximos dois anos, muitas delas ainda estão em fase de pesquisa e podem sofrer mudanças. Ou seja, as coisas ainda podem mudar no visual do Office, então é importante ficar atento às notícias, principalmente se você é um usuário constante do programa.

No início do ano, a Microsoft lançou um app que juntou os três programas principais do Office — Word, Powerpoint e Excel — num lugar só, disponível de graça somente para os usuários de Android. O aplicativo conta com várias funcionalidades de acordo com o programa, como assinar documentos online e transformar fotografias de tabelas em tabelas de fato no Excel.

Confira o vídeo que mostra o futuro da interface do Microsoft Office:

Fontes: The Verge | Artigo no Medium

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter