Aplicativo sine fácil

Ministério do Trabalho lança aplicativo que facilita busca por emprego

Avatar de marcelo hermsdorf
Procurar emprego ficou ainda mais fácil com esse novo aplicativo do Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho lançou, oficialmente, nesta terça-feira (23), o aplicativo Sine Fácil. O programa promete facilitar ao trabalhador encontrar, de forma fácil, rápida e prática, vagas de emprego adequadas ao perfil cadastrado do trabalhador, próximo ao local de residência do trabalhador.

O aplicativo é gratuito e já está disponível para Android, em celulares e tablets. E, em breve, estará acessível para download para os usuários iOS.

A ferramenta foi desenvolvida pela Dataprev, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, e permite que o cidadão acesse os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine), a partir de uma simples conexão com a internet.

Código de acesso

Para utilizar o aplicativo, é preciso ter um código de acesso (QR Code). O código, individual, garante mais segurança às informações e agilidade no atendimento. Para obter o código, o trabalhador deve se cadastrar previamente no portal Emprega Brasil, ou em um dos mais de dois mil pontos de acesso do Sine. O código também estará no termo de homologação que o trabalhador recebe no ato da rescisão de contrato ou na solicitação do seguro desemprego.

Como utilizar

Após instalar o aplicativo no celular ou tablet, o trabalhador deverá digitalizar o código recebido utilizando a câmera fotográfica do aparelho celular. A partir daí, o trabalhador deve se cadastrar e informar suas experiências e o local de residência.

Para o gerente de produtos de Previdência e Trabalho da Dataprev, Humberto Mykaell, o principal objetivo do aplicativo é facilitar o acesso do trabalhador aos programas do Ministério do Trabalho.

“Vamos conseguir reduzir as filas e a burocracia. Com isso, uma maior comodidade para aquele trabalhador acompanhar como está seu seguro-desemprego”, explica.

O aplicativo indica vagas de emprego utilizando o local que o trabalhador mora a e o perfil profissional cadastrado por ele. Por meio do Sine Fácil também será possível consultar o abono-salarial e o seguro-desemprego.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados