Grandes empresas usarão moedas digitais até 2024

Grandes empresas usarão moedas digitais até 2024

Avatar of victor pacheco
Estudo da Gartner aponta que 20% das grandes empresas adotarão moedas digitais para pagamentos, investimentos e até mesmo fuga da inflação. Entenda os detalhes

Qual sua opinião sobre moedas digitais em grandes empresas? Se tornando uma verdadeira tendência nos últimos anos, a nova previsão da Gartner — conceituada empresa que realiza análises de mercado — aponta que veremos 20% das grandes empresas optarem por usar isso de forma massiva nos próximos três anos.

Apesar de tudo, os CFOs (Chief Financial Officer, também chamados de diretores financeiros no Brasil) precisam analisar todos os riscos de passarem a usar blockchain, visto que toda inovação requer cuidados. Entenda a previsão e próximos passos agora mesmo.

Diretores financeiros precisam analisar mercado

Quando passamos a realizar o uso de uma nova tecnologia, é necessário entender quais problemas isso pode trazer. E para o uso de moedas digitais em grandes empresas, é importante que os responsáveis por autorizar a entrada e saída de dinheiro façam uma análise completa. Será necessário primeiro definir onde as moedas digitais serão utilizadas, para então preparar a infraestrutura de TI.

Simbologia de análise de moedas digitais em grandes empresas
Apesar de previsão, Diretores Financeiros precisam analisar todos os riscos e benefícios antes de qualquer tomada de decisão. (Foto: FreePik)

Em seguida, é hora de definir quais os provedores e principalmente as carteiras digitais que serão utilizadas para que as empresas usem moedas digitais em seu dia a dia. Nenhuma companhia deve ter um uso semelhante à outra, já que cada uma possui suas próprias necessidades. Também é importante que todas as considerações tecnológicas, regulatórias, jurídicas e estratégicas sejam analisadas de perto, permitindo que um monitoramento seja feito de forma completa.

Mercado de blockchain está pronto para grandes empresas

Um dos grandes impedimentos que fazem com que a entrada de grandes empresas demorem para ser adeptas de novas tecnologias é justamente a falta de tecnologia para suportar a demanda. Mas falando sobre o mercado de blockchain e moedas digitais, tudo está pronto para que estas companhias façam o uso sem problemas. Os desenvolvedores já atuaram para que as grandes empresas passassem a usar moedas digitais em seu dia a dia. Tudo está pronto para este exato momento.

“Entre os principais casos de uso de moedas digitais que identificamos, não haverá necessidade da maioria das organizações desenvolver uma pilha de aplicativos blockchain customizada. Muitos grandes bancos, plataformas de pagamento, custodiantes institucionais de ativos digitais e provedores de carteiras já fizeram o trabalho pesado nesta área, o que deve fornecer às grandes empresas o mínimo de atrito na implantação de seus próprios aplicativos de moeda digital.”

Alexander Bant, chefe de pesquisa da prática de finanças do Gartner

Dessa forma, depois de definir todos os objetivos e entender os possíveis riscos do uso de moedas digitais, é hora dos diretores financeiros organizarem as grandes empresas para que o uso seja realmente feito de forma completa.

Utilidade de moedas digitais em empresas

Mesmo que seja um novo mundo, as moedas digitais precisam ser um apoio, ao invés de um problema. A Gartner aponta que o principal uso será para pagamentos, assim como reserva de valor e o gasto em investimentos de alto rendimento em aplicativos DeFi (finanças descentralizadas), que já estão na rede blockchain e não exigem intermediários.

Exemplo de moedas digitais em grandes empresas
Bitcoin é apenas uma das moedas digitais que podem ser utilizadas pelas empresas. (Foto: FreePik)

Outro ponto positivo que o uso de moedas digitais deve gerar para estas companhias é que será possível fugir da alta inflação, que deve ser a mais alta nos próximos 39 anos. Outros pontos positivos incluem uma maior clareza obrigatória e melhorias no uso de energia.

Este último fator é um dos principais pontos que os especialistas criticam quando falamos de moedas digitais, uma vez que a geração de energia e emissão de carbono passa a ser maior. A criação de Moedas Digitais emitidas por Bancos Centrais (CBDC) também deve impulsionar a entrada de grandes empresas.

“Sempre houve apelo teórico no uso de blockchain e moedas digitais de diretores financeiros como um meio de reduzir custos, aumentar a velocidade de processamento de transações, alcançar novos clientes globais, avançar em direção a contabilidade e auditoria contínuas e criar um ambiente livre de erros e fraudes ambiente livre. Agora, com a supervisão do Congresso começando a se desenvolver e o potencial para mais bancos centrais se juntarem à China no lançamento de um CBDC, podemos ver um caminho onde o uso de moedas digitais será potencialmente mais previsível e estável no futuro.”

Alexander Bant, chefe de pesquisa da prática de finanças do Gartner

2022 será essencial para adoção de moedas digitais

Se a previsão de que 20% das grandes empresas passem a usar criptomoedas até 2024 estar correta, é importante que a preparação aconteça o quanto antes. Dessa forma, os diretores financeiros precisam ter todos os dados em mãos para que no momento de decisão, não hajam dúvidas.

“2022 é o ano em que esperamos que os CFOs aumentem rapidamente seus conhecimentos sobre ativos digitais, moedas e outros aplicativos de blockchain. Quando o CEO e o Conselho começam a pedir a opinião do Diretor Financeiro, eles devem ter um ponto de vista sobre os riscos e os pontos de diferenciação de sua organização. Estamos começando a ver algumas empresas da Fortune 500 (lista com 500 maiores empresas dos EUA) mapearem cenários de como responderão se um país ou fornecedor passar a fazer negócios apenas com moeda digital e quais medidas tomarão como resultado.”

Alexander Bant, chefe de pesquisa da prática de finanças do Gartner

Entre as carteiras digitais que estão prontas para este avanço, há o Mercado Livre, já permitindo que seus usuários recebam e vendam Bitcoin. Apesar de tudo, ainda não é possível fazer a compra de mercadorias dentro do marketplace utilizando moedas digitais. Você acha que veremos o uso de moedas digitais ser maior no próximo ano? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Sabia que o Banco Central do Brasil possui um projeto de moeda digital? Confira mais detalhes sobre a Real Digital:

https://www.showmetech.com.br/conheca-real-digital-a-criptomoeda-brasileira/

Fonte: Gartner

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados