Vale a pena comprar um iPhone 12?

Motivos para comprar um iphone 12
Com lançamento iminente de um novo iPhone, ainda vale a pena comprar um iPhone 12? Confira conosco!

Você já se perguntou se vale a pena comprar um iPhone 12? Hoje falaremos sobre alguns motivos pelos quais você poderia considerar a aquisição do último modelo de iPhone até o momento — considerando que um novo iPhone deverá ser apresentado hoje no evento da Apple. Vem com a gente!

Linha iPhone 12

Lançada em outubro de 2020, a linha do iPhone 12 vem com 4 opções para você escolher a que mais se encaixa no seu perfil, entre eles estão o iPhone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max. Esses quatro modelos são os últimos lançamentos da Apple em smartphones, e tendo em vista que especificamente hoje será revelado um novo modelo — possivelmente o iPhone 13 –, falaremos um pouco sobre as especificações contidas no iPhone 12, o principal modelo da Apple.

Linha de iphone 12
Da esquerda para a direita: iPhone 12 Mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max

Com base nele, você pode esperar que o iPhone 12 mini ofereça os mesmos recursos em um tamanho menor, bem como o iPhone 12 Pro e 12 Pro Max possuem características mais avançadas, como a potência e qualidade das câmeras. Confira!

Desempenho

Chipset a14
Poderoso processador A14 Bionic, da Apple

Já destacando um dos pontos altos do aparelho, temos aqui o chip A14 Bionic. Uma evolução da sua versão anterior — o A13 Bionic, encontrado no iPhone 11 — esse upgrade traz uma performance ainda melhor ao smartphone. O processador é o primeiro com 5 nanômetros de litografia a vir embarcado em um celular, isso significa menor gasto de energia e consequentemente menor aquecimento, além de proporcionar navegação mais fluida, abrindo os aplicativos de forma rápida e filmando em 4K sem sentir o aparelho superaquecer.

Design

Design iphone 12
Apple apostou em retornar às origens e ofereceu um iPhone mais fino e leve

O corpo do iPhone 12 teve seu design inspirado em modelos que fizeram sucesso antigamente: os iPhones 4 e 5. Com as laterais achatadas e a traseira de vidro, ele oferece certa nostalgia. Em relação ao iPhone 11, ele é pouco mais de 15% mais leve, chegando a pesar 162 gramas, o que confere mais segurança ao manusear e mais conforto ao guardá-lo no bolso. Este aparelho ainda conta com certificação IP68, resistente à poeira, água e respingos e é construído em alumínio aeroespacial. O vidro frontal é o chamado Ceramic Shield, que segundo a Apple é 4 vezes mais resistente do que a tela do iPhone 11.

Bateria

Em relação ao modelo anterior, aqui houve um retrocesso na capacidade da bateria, comportando 2815 mAh, enquanto o iPhone 11 tem 3110 mAh. Se utilizado exclusivamente vendo vídeos, a bateria dura cerca de 17 horas e ele ainda pode ser recarregado através do MagSafe, recurso para carregamento sem fio. O MagSafe oferece 15 watts de potência, mais eficaz que os adaptadores enviados antigamente, que geralmente ofereciam de 5 a 10 watts.

Carregador magsafe
Carregador modelo MagSafe

Lembrando que tanto o MagSafe quanto o adaptador para carregamento são adquiridos separadamente, na caixa só vem o aparelho e um cabo lightning com USB-C na outra ponta. O iPhone 12 ainda é compatível com o fast charging de 20W, capaz de carregar 50% da bateria em apenas 30 min.

Câmera

Uma parte que muito importa a quem quer comprar um iPhone 12 é justamente a câmera. O aparelho confere duas câmeras traseiras, a principal com 12 MP, lente de 26mm e abertura de f/1.6 e a secundária ultrawide com 120º também de 12 MP com lente de 13 mm e abertura f/2.4.

Iphone 12 cameras
As câmeras traseiras do iPhone 12

A câmera frontal também conta com 12 MP e abertura de f/2.2. Em relação ao iPhone 11, as câmeras do iPhone 12 oferecem ainda mais brilhos, cores vibrantes graças ao HDR Inteligente 3 e melhores definições. Ao utilizar a ultrawide, vemos que há redução de ruído, mas ao tirar uma foto, podemos ver uma leve distorção nas bordas. É possível realizar gravações em 4K a 60 FPS com o iPhone 12, tanto nas câmeras traseiras, como na frontal, assim como compatibilidade de oferecer capturas com Dolby Vision.

O modo Noite agora funciona na câmera grande-angular e ultra-angular e, conforme a Apple, a grande-angular captura 27% mais luz.

Tela

Iphone 12 tela
Comparação de tamanho das telas: à esquerda o iPhone 12, e à direita o iPhone 12 mini

Trazendo mais tecnologia em seu último aparelho, a Apple incluiu — em toda a linha de iPhone 12 — a tela de OLED, que se destaca das anteriores principalmente pelo contraste, em especial em cores escuras, já que oferece o preto absoluto quando os pixels não estão acesos. No review do iPhone 12 mini que fizemos, comparamos a tela dele com a do iPhone 8, que é retina (LCD). A tela do iPhone 12 possui 6,1 polegadas.

Software

Ios 14
iOS 14 é a atualização mais recente do sistema operacional da Apple e permite muitos apps para iPhone.

O sistema operacional dos aparelhos iPhone é o iOS. Atualmente, em sua versão iOS 14 (com o iOS 15 devendo ser lançado em breve), ele oferece a mesma praticidade e facilidade de navegação de sempre, agora inclusos mais recursos de segurança e aprimoramento em vários aplicativos nativos, como o Notas, no qual é possível realizar ajustes mais minuciosos, bem como filtrar suas anotações por ordem cronológica ou alfabética.

Conexões

Vale a pena comprar um iphone 12?
Faça tudo mais rápido através do 5G

Outro fator determinante para quem quer comprar um iPhone 12 é justamente as suas capacidades de conexão. Vemos os tradicionais Bluetooth 5.0 e Wi-Fi a/b/g/n/ac/6 e temos aqui a presença do 5G, que apesar de não estar totalmente difundido no Brasil ou funcionando em sua plenitude, é um recurso útil de se ter, já que nos próximos anos a rede móvel estará presente em mais cidades e investir num aparelho 5G te economizará gastos no futuro.

Conclusão

Comprar um iPhone 12 ainda pode ser um ótimo negócio. Ele é recomendado para quem já possui familiaridade com o iOS, mas usuários de Android rapidamente se acostumarão à interface. Durante o mês de setembro geralmente há a divulgação do novo iPhone, e quem sabe o valor do 12 diminui? Não deixe de ficar de olho aqui no site para ver se um novo modelo aparece também.

No Shoptime você confere o valor de toda a linha de iPhone 12 (inclusive dos modelos anteriores, iPhone XR e iPhone 11) a preços competitivos com o mercado. Dá uma conferida!

Veja também:

E aí, já sabe por que comprar iPhone? Você também pode se interessar pelos aparelhos iPhone 12 mini e/ou iPhone 12 Pro, e ambos têm análises no site, corre lá!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário