Motoristas de São Paulo já podem emitir a CNH Digital

cnh digital a tecnologia a seu favor ok 1 - Motoristas de São Paulo já podem emitir a CNH Digital
O cadastro para emitir a CNH Digital pode ser feito inteiramente pelo site através de um Certificado Digital

A partir desta quinta-feira (22), os motoristas do estado de São Paulo já podem começar a emitir a versão digital da sua carteira de habilitação, a CNH Digital. Cerca de 4 milhões e meio de pessoas já contam com o documento com o QR-Code que começaram a ser emitidos ainda em maio do ano passado e podem fazer o cadastro direto no site do Detran. Mas você sabe como é o processo?

20170830163907 660 420 - Motoristas de São Paulo já podem emitir a CNH Digital

Eu posso solicitar a minha CNH Digital?

Antes de fazer a solicitação do documento digital é preciso primeiro ter a versão impressa da CNH que conta com o QR Code no fundo. Essa segunda via começou a ser emitida em maio de 2017 e pode ser solicitada no Detran do seu estado.

O que fazer para solicitar a CNH DIigital?

Primeiro é preciso verificar a disponibilidade em seu estado. Até o momento o serviço está disponível em 20 deles: Acre, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Segundo, é preciso ir no site do Denatran e realizar o cadastro. Para quem não conta com um Certificado Digital será necessário finalizar esse cadastro pessoalmente em um local de atendimento do Detran. Já quem possui o Certificado é possível finalizar tudo direto do site sem precisar sair de casa.

É imprescindível ter o Certificado Digital?

Não, ele vem apenas como uma opção para que todo o processo seja mais rápido. Para ter esse Certificado é preciso realizar um investimento para tal, mas algumas opções são em conta, como por exemplo Certificado Digital e-CPF que é adquirido por menos de R$1,00 por dia na Certisign. A vantagem é poder realizar outros procedimentos no conforto de casa e não ter que se descolar, enfrentar trânsito e filas para fazer isso pessoalmente.

Eu vou pagar para solicitar a minha CNH Digital?

De acordo com o Portal de Serviços do Denatran, a cobrança de possíveis taxas para a emissão da versão eletrônica depende do Detran de cada estado, não é fixa. Então a dica é entrar em contato para saber se ela existe e o seu valor.

Mas essa versão digital é segura mesmo?

Sim, para quem ainda tem dúvidas não precisa se preocupar com a segurança do documento. Ele é assinado digitalmente por um Certificado Digital ICP-Brasil do Detran e tem todos os elementos de segurança que a versão impressa tem. Os dados são seguros tanto pelo Certificado para quem tem quanto pela identificação presencial do dono da carteira em postos do Detran. Entenda como ela pode facilitar a sua vida aqui.

Lembrando que a obrigatoriedade para que todos os estados brasileiros comecem a oferecer a versão digital da CNH foi prorrogada até o dia 1 de julho desse ano.

cnh digital a tecnologia a seu favor ok 1 - Motoristas de São Paulo já podem emitir a CNH Digital

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via