Moto z capa

Parece que o jogo virou: Motorola vai substituir a marca Lenovo em smartphones

Avatar de bruno martinez
Mudança deve ser global.

Faz tempo que a Motorola é jogada para lá e para cá e resiste muio bem. Em 2011, o Google comprou a divisão móvel da marca por US$ 12,5 bilhões apenas para ter as patentes da empresa em mãos e livrar o Android de alguns (muitos) processos. Não passou muito tempo e a empresa foi vendida para a Lenovo por “míseros” US$ 2,91 bilhões.

A era Google fez bem à Motorola, que nos trouxe o primeiro Moto G, smartphones com Android puro e preço excelente, reacendendo a chama da icônica marca em vários mercados. Já na era Lenovo, seu nome foi apagado ao máximo. Os smartphones foram batizados de “Moto by Lenovo” e mantinham apenas o ícone composto por um M com “asas de morcego”.

Mwc 2017: lenovo anuncia moto g5, moto g5 plus e novos snaps
Este são os novos Moto G5 e G5 Plus, anunciados nesta terça, 07/03, no Brasil

Ao que parece, essa estratégia da Lenovo de esconder o nome da Motorola não vem dando muito certo e ela decidiu dar um passo atrás.

Quem confirmou a informação foi o presidente da Lenovo na América do Norte, Aymar de Lencquesaing, em entrevista ao CNET. Segundo ele, a empresa pretende migrar para a marca Motorola em todas as regiões no futuro, mas o prazo vai depender da força que o nome tem no país. No Brasil essa mudança será mais rápida, considerando que aqui, a marca ainda é bem forte ao contrário da Rússia, onde a Lenovo leva vantagem.

A marca motorola vai substituir a lenovo em todos os mercados
A marca Motorola vai substituir a Lenovo em todos os mercados

A mudança deve ocorrer inclusive na China, onde a Lenovo tem uma marca própria, a Zuk. Apesar da notícia animar muitos fãs da marca, como explicamos anteriormente, essa mudança não deve ocorrer tão rápido: “Você não vira a chave e avisa os consumidores do dia para a noite” e “embora a mudança deva ocorrer gradualmente, a Motorola vai se tornar a principal marca de celulares da Lenovo no mundo todo“, diz Lencquesaing.

Faça a Motorola grande outra vez…

Motorola v3, um clássico
Motorola V3, um clássico

Mesmo sabendo que os motivos para a mudança deve ser financeiro, afinal, fabricantes conterrâneos da Lenovo, como Huawei, Oppo, BBK e Xiaomi estão se destacando mais no mercado global de smartphones, o momento é curioso. Grandes marcas do passado estão voltando, como a BlackBerry e a Nokia, que inclusive relançou o indestrutível Nokia 3310 (veja nosso vídeo de hands-on).

Será que a Motorola vai lançar um V3 ou StarTAC renovado?

Fonte: CNET

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados