A mudança nas tecnologias e seu impacto na comunidade digital

A mudança nas tecnologias e seu impacto na comunidade digital

Avatar of lucas gomes
Mesmo com o advento da internet, ligando as pessoas cada vez mais, propagandas de boca-a-boca ainda são muito comuns. Confira a pesquisa.

A internet revolucionou a maneira como as pessoas vivem. Os meios de comunicação tiveram que mudar pois a tecnologia passou a prover outras formas de ser bem informado, criando uma comunidade digital. Antigamente era necessário ir a uma banca de jornal e conferir as notícias em papel impresso, que eram limitados há poucos veículos de comunicação, para ficar atualizado dos principais acontecimentos do mundo. Hoje, através dos smartphones qualquer pessoa pode acessar um website e obter notícias, em tempo real, sobre o Brasil e o mundo.

Consumo de internet

Segundo o centro de pesquisa americano, Pew Research, no início dos anos 2000, metade dos adultos utilizavam a internet. Esse número aumentou drasticamente para 93% em 2021, porém, entre a faixa etária de 18 a 49 anos praticamente todos os indivíduos estão conectados à internet. O aumento significativo no uso da internet é resultado da sua própria evolução, que passou de uma rede para instituições formais, como governos e universidades, para o acesso universal de todas as pessoas que tivessem um computador pessoal em sua residência.

Cada dia mais a comunidade digital se expande. Reprodução: dreamstime
Cada dia mais a comunidade digital se expande. Reprodução: Dreamstime

Conforme a tecnologia foi se aprimorando, a pessoas foram mudando seus comportamentos, incorporando o meio digital à fazeres do cotidiano como; fazer compras, preparar um refeição e principalmente se relacionar com outras pessoas. Tudo está à um clique de distância. No aplicativo de delivery, a refeição é pedida em poucos minutos. No e-mail chegam mensagens de promoções de seu sapato favorito, e para falar com a pessoa amada basta apenas um clique.

O centro de pesquisa Pew Research publicou em seu site que 31% dos adultos estão constantemente online. A pesquisa ainda revela que 85% de todos os participantes disseram estar conectados diariamente. Ao longo dos últimos 20 anos o acesso a computadores pessoais e celulares se intensificou, permitindo desta maneira que mais pessoas estivessem conectadas ao universo da internet, no qual formam uma verdadeira comunidade. 

Avaliações dos usuários

A existência da comunidade torna-se importante, pois ao buscar um produto online, se perde a interação física com o produto que se busca. Por isso, os comentários e avaliações de outros usuários acaba sendo extremamente relevante na hora das compras online. A tecnologia hoje permite que o antigo “boca-a-boca” e indicações sobre os melhores restaurantes, hotéis e roupas não se percam, apenas mudem para o ambiente virtual.

A comunidade digital também consegue eleger os melhores aplicativos. Reprodução: buildfire
A comunidade digital também consegue eleger os melhores aplicativos. Reprodução: BuildFire

Para isso, existe o sistema de avaliação de produtos por toda a internet. Permitindo que os consumidores comparem as notas dadas pelos usuários que já utilizaram aquele produto. Quando mal avaliado, novos compradores evitarão cair em golpes ou acabar comprando um produto de má qualidade. No entanto, quando um produto recebe uma boa avaliação, novos compradores terão mais confiança e possivelmente mais segurança ao usar, uma vez que antigos usuários já testaram e aprovaram. 

As avaliações dos usuários servem como uma espécie de curadoria dos produtos e dos sites. Além dos “feedbacks” pelos usuários, alguns sites como o site lovinos, possuem uma equipe para testar e avaliar cada site ou aplicativo de encontros online que possuem na internet. Fornecendo às pessoas interessadas uma descrição sobre cada sites, e quais são seus pontos fortes e fracos, para que essas pessoas possam conhecer de maneira mais qualificada as opções que existem no mercado.

Site lovinos oferece um ranking com os melhores sites de relacionamento. Reprodução: lovinos
Site lovinos oferece um ranking com os melhores sites de relacionamento. Reprodução: lovinos

Ainda mais comum que a comparação de aplicativos de namoros, são os sites que avaliam hotéis e restaurantes. Alguns agregadores famosos como; Yelp e Google, são um exemplo de como as avaliações dos usuários têm se tornado cada vez mais relevante para que uma experiência seja bem sucedida. Sendo importante, tanto para os proprietários dos estabelecimentos quanto para os consumidores.

Antes de planejar uma viagem, hoje se torna imprescindível, pesquisar as avaliações sobre os lugares pelos quais quer visitar ou fazer uma reserva de quarto. Inclusive, as avaliações passaram a ser uma fonte de referência para ajudar outros usuários, podendo preveni-los de irem à lugares perigosos, ou de pagarem por um serviço de má qualidade. 

Influência das avaliações online

Segundo uma pesquisa realizada pelo BrigthLocal, 86% dos consumidores de lojas pequenas e médias leem as avaliações sobre os locais antes de tomarem a decisão de irem. Portanto, quanto mais avaliações positivas são deixadas em um lugar, maior a chance daquele negócio prosperar, pois os consumidores aprovam e recomendam, dessa forma aumentando a reputação do mesmo. 

Pesquisar sobre alguma compra ou adesão de serviço é essencial. Reprodução: freepik
Pesquisar sobre alguma compra ou adesão de serviço é essencial. Reprodução: freepik

Dessa forma a tecnologia ruma a um novo nível. As avaliações fazem com que as informações dispostas sobre um lugar ou produto na internet sejam testadas e comprovadas. Os “feedbacks” tem o poder de validar um produto. Ao mesmo tempo que transforma o ambiente virtual mais seguro para todos.

Veja também:

Confira como apagar o Tinder de forma definitiva.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
28
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados