Musgos serão sua nova vela-aromática, filtro de ar e lâmpada

Musgos serão sua nova vela-aromática, filtro de ar e lâmpada
No futuro, musgos poderão ser mais do que simples plantinhas, e um grupo de cientistas já conseguiram fazer deles um perfume

Orbella02 edit 2 2048x2048 720x487 - Musgos serão sua nova vela-aromática, filtro de ar e lâmpada

Musgos te parecem ser sem graça?

Apesar de não possuírem a extravagância das flores, essas plantas são fantásticas: elas crescem em qualquer lugar, não possuem raízes e são ‘avasculares’. Os musgos também são responsáveis por proporcionar vida a seres microscópicos, portanto essa é uma das espécies mais importantes do reino Plantae.

E que tal tornar o musgo ainda mais útil perfumando ambientes? Bom, essa é a ideia da Taxa, uma empresa formada por cientistas ousados.

O musgo pode ser perfume, filtro, lâmpada e mais!

cheiros moss - Musgos serão sua nova vela-aromática, filtro de ar e lâmpada
Cada aroma tem suas utilidades, até repelente de mosquito

O musgo geneticamente modificado da Taxa tem nome: Orbella. O seu primeiro investimento é como aromatizador, e ao todo, existem três fragrâncias: a de patchouli, a de geraniol e a de linalool.

Embora estes sejam nomes desconhecidos para nós, meros usuários de perfumes, o geraniol, por exemplo, é uma parte primária do óleo-de-rosas, que não faz dele a fragrância ideal, mas ainda assim consegue ser algo bastante agradável.

Segundo algumas pessoas, o melhor mesmo é o linalool, que lembra o cheiro de manjericão.

87b52afd da9b 4371 9fbe b3d993e41560 - Musgos serão sua nova vela-aromática, filtro de ar e lâmpada
Como fazer seu musgo “cheiroso”

Explicar como tal anomalia é feita é fácil: Antony Evans, CEO da Taxa, revelou que eles ‘simplesmente’ introduzem o gene do aroma no genoma do musgo, em seguida, ele é armazenado em forma líquida no laboratório, para depois ser ‘plantado’ e vendido.

Entretanto, para os cientistas, o musgo pode ser ainda mais!

“O musgo é como uma pequena fábrica auto-replicante, sem resíduos”, afirma Evans. E é com esse pensamento que são apresentadas mais utilidades para o musgo. Foi exemplificado que se alguém colocar vitamina B nas plantinhas, é possível colher o vegetal e usá-lo em alimentos ou bebidas, consumindo a vitamina B replicada.

HPImage3 LR CroppedSquare grande - Musgos serão sua nova vela-aromática, filtro de ar e lâmpada

As plantas limpam o ar através da fotossíntese, não é mesmo? A Taxa pretende elevar a limpeza do ar a outro nível com o Orbella: o próximo projeto da empresa, após criar mais aromas, é modificar os musgos para que eles possam filtrar o ambiente, eliminando as toxinas do ar e suas impurezas. Os testes, já em fase de planejamento, serão feitos em ratos, para estudar as possíveis melhorias na respiração dos bichinhos.

Eles imaginam até o musgo servindo como fonte de luz. A intenção é tornar a planta bioluminescente. Outras aplicações com  a planta serão consideradas, comenta a empresa.

Imagine esse futuro em que os musgos serão mais do que simples plantinhas.

orbella - Musgos serão sua nova vela-aromática, filtro de ar e lâmpada

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via