Samsung galaxy s20 ultra 08

Elon Musk volta a questionar impacto ambiental da mineração de Bitcoin

Avatar of bruno martinez
Jesse Powell, CEO da Kraken, sugere que Elon Musk deve estudar mais sobre o impacto ambiental da mineração de Bitcoin

Mais uma vez o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, usou o Twitter para questionar o impacto ambiental da mineração de Bitcoin. Desta vez, o bilionário usou a rede social para rebater Jesse Powell, CEO da exchange de criptomoedas Kraken

Em entrevista à Bloomberg, Powell falou sobre o cenário atual e o futuro do mercado de criptomoedas, além de abordar a recente discussão sobre a necessidade de priorizar energias renováveis para minerar Bitcoin, afirmando que a moeda digital “é mais verde do que as pessoas imaginam”. 

Jesse Powell acredita que o processo de mineração de Bitcoin pode estimular o crescimento do setor de energias renováveis, além de ser uma “maneira de capturar muita energia desperdiçada”. O empresário também questionou se Elon Musk teria estudado o suficiente para opinar sobre o assunto.

Elon musk tem uma relação complexa com as criptomoedas, às vezes apoiando e às vezes questionando o impacto ambiental da mineração de bitcoin
Elon Musk tem uma relação complexa com as criptomoedas, apoiando seu uso mas questionando os impacto ambientais da mineração

Vale lembrar que cerca de um mês depois de anunciar que a sua montadora de carros elétricos, a Tesla, iria aceitar pagamentos com Bitcoin, Elon Musk voltou atrás na decisão. Na ocasião, o bilionário alegou que o motivo para a suspensão dos pagamentos era devido ao impacto ambiental da mineração de Bitcoin.

Apesar de um estudo da Universidade de Cambridge apontar que 39% da mineração de Bitcoin utiliza fontes de energias renováveis, a maior parte da mineração acontece na China. Por lá, o carvão ainda é uma das principais fontes de energia, o que acaba contribuindo para o aumento das emissões de carbono (CO2) na atmosfera – sendo que a queima de combustíveis fósseis foi um dos fatores que levaram Musk a suspender as vendas com Bitcoin.

Musk reforça ponto de vista sobre o impacto ambiental da mineração de Bitcoin

Elon Musk não se intimidou com as declarações do CEO da Kraken e twittou questionando sobre quais dados Jesse Powell teria usado para basear seus argumentos. Ele também deixa claro que continua defendendo sua opinião sobre a mineração não ser um processo tão “verde” assim.

Michael Saylor, chefe da MicroStrategy, também criticou a atitude de Elon Musk e defendeu, assim como Powell, que a “mineração de bitcoins é feita com o uso de energias renováveis”. 

Apesar de toda a confusão em torno do assunto, Musk não é contra as criptomoedas. O empresário até se mostrou favorável a voltar a aceitar pagamentos com Bitcoin na Tesla, desde que os mineradores de moedas digitais consigam atingir pelo menos 50% de energia limpa.

Fontes: Business Insider | CoinPage | Crypto Potato

Veja também:

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados