Conecte-se conosco
nasa antrtida - Aquecimento global? Nasa revela que Antártida está ganhando gelo, não perdendo

Notícias

Aquecimento global? Nasa revela que Antártida está ganhando gelo, não perdendo

Segundo uma pesquisa realizada pela NASA, agência espacial americana, a Antártida não está perdendo gelo, e sim ganhando. Veja mais detalhes no SMT

nasa antrtida - Aquecimento global? Nasa revela que Antártida está ganhando gelo, não perdendo

(Reprodução/Nasa)

Uma revelação surpreendente da Nasa mostrou que a Antártida está ganhando gelo, invés de perdendo, como pregam os defensores da tese que o aquecimento global afeta o continente gelado.

A pesquisa encabeçada pela agência espacial americana mostra, através de dados de satélites, que o fenômeno aconteceu durante todo o período que foi analisado, de 1992 a 2008, quando houve um ganho líquido de 112 bilhões de toneladas de gelo. Inclusive desafia outros estudos, como o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC 2013), que dizia que o continente estava sendo prejudicado pelo aquecimento global.

figure dmdt map 590x583 - Aquecimento global? Nasa revela que Antártida está ganhando gelo, não perdendo

A descoberta não significa, porém, que não exista o aquecimento global, só refuta a ideia de que ele contribua para derreter as calotas polares aumentando o nível dos oceanos, pois segundo a Nasa, devido a esse ganho de gelo, o nível dos oceanos é diminuído em 0,23 mm por ano – cerca de meio centímetro em 20 anos.

“Estamos essencialmente de acordo com outros estudos que mostram um aumento no derretimento de gelo na região da Península Antártida, em Pine Island e Thwaites, que ficam localizadas na parte ocidental”, disse Jay Zwally, glaciologista da NASA e principal autor do novo estudo, que afirma que “nossa principal discordância se refere à Antártida Oriental e o interior da Antártida Ocidental. Nestes espaços foi possível vermos um ganho de gelo que excede as perdas nas outras áreas”.

Ou seja, o ganho de gelo não é uniforme, pois a Antártida funciona da seguinte maneira: parte do gelo que é despejado no mar, quando grandes blocos se desprendem, derrete lentamente e volta em forma de chuva. Se houvesse mais gelo saindo do que entrando, teríamos um problema, mas felizmente, esse não é o caso. Ainda bem.

Via: geek

Continue lendo
Advertisement

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários
Subir