NASA anuncia “maior hackathon do mundo”! Veja onde participar no Brasil

Jovens participam do Hackathon da NASA em 2017
A NASA anunciou o que promete ser o "maior hackatown" do mundo. No Brasil, já foram confirmados locais de participação em pelo menos 13 cidades.

A NASA anunciou na semana passada o que promete ser o “maior hackathon do mundo”. O termo é dado a uma maratona na qual profissionais e estudantes se reúnem por horas, dias ou até semanas, para discutir novas ideias e desenvolver produtos ou serviços, inicialmente tecnológicos. Originado dos ambientes de desenvolvimento de sistemas, a prática passou a ser adotada em outras áreas. O “Space Apps Challenge 2018“, como é chamado o hackathon da agência espacial norte-americana, será realizado de 19 a 21 de outubro, em diversas cidades ao redor do mundo.

Realizada desde 2012, a maratona da NASA passou de 25 mil inscritos na edição do ano passado, distribuídos em 187 cidades de 69 países. Cinco cidades brasileiras participaram. Para 2018, o número está perto de triplicar: são 13 locais distribuídos por oito Estados. De acordo com o  site oficial, a relação de cidades ainda é parcial.

Categorias do Hackathon

A NASA divulgou as seis categorias nas quais os participantes deverão trabalhar em busca de ideias e soluções. A agência ainda vai anunciar “desafios micro”, de acordo com Daniel Tanaka, que está trabalhando na organização da primeira edição que irá rolar em São Paulo. “Mas (as categorias) já dão uma base para as pessoas irem pensando”, acrescenta ele. Confira quais são:

  • Terra Melhorada: os dados da NASA servirão para desvendar aspectos desconhecidos sobre como a Terra funciona e como podemos melhorar o mundo a partir disso.
  • Impacto Natural: os dados da NASA ajudarão a criar soluções capazes de antecipar, monitorar e minimizar os impactos de fenômenos naturais muitas vezes inesperados.
  • Grandes Rochas: o desafio é construir soluções criativas para atacar os grandes problemas globais que afetam diretamente a vida neste e em outros planetas por meio da interpretação de conceitos e dados da NASA.
  • “The Kryos”: esta categoria de desafio será para usar os dados da NASA para entender, monitorar e interpretar a criosfera da Terra (e de outros planetas)
  • “Mindfulness” espacial: esta categoria é um convite a pensar fora da caixa sobre ciência espacial, usando uma lente científica, tecnológica ou artística, ou uma mistura das três.
  • Estilo Livre: o desafio é usar dados da NASA para solucionar problemas e criar uma variedade de coisas, de prédios a robôs e ferramentas científicas;

Locais e inscrições

Ainda de acordo com Tanaka, já estão inscritas mais de 100 pessoas para a edição paulista, que irá ocorrer na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC). Vale ressaltar que a participação é totalmente gratuita e aberta a profissionais e estudantes de qualquer área (ou seja, não apenas a desenvolvedores de sistemas). O limite de idade é 13 anos.

HackPirateers.JPG.width 500 320x190 - NASA anuncia "maior hackathon do mundo"! Veja onde participar no Brasil
Crianças a partir dos 13 anos de idade podem participar

Cada local de realização do Hackathon tem sua própria página no site oficial do Space Apps Challenge 2018, com informações e links para cadastramento e inscrição. Muitas, porém, ainda não foram devidamente preenchidas pelos organizadores locais. Confira:

Gostou da ideia? Está pensando em se inscrever? Deixe um comentário!

SV.width 800 - NASA anuncia "maior hackathon do mundo"! Veja onde participar no Brasil

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via