NASA lança vídeo em 4K da Lua vista pela perspectiva dos astronautas do Apollo 13

nasa apollo13
Vídeo da NASA em resolução 4K relembra a missão Apollo 13 de 1970. As imagens foram capturadas com o satélite Lunar Reconnaissance Orbiter
Anúncio
NASA lança vídeo em 4K da Lua vista pela perspectiva dos astronautas do Apollo 13

A NASA, a agência espacial americana, divulgou um vídeo incrível que mostra a Lua da forma como viram os astronautas da missão Apollo 13. Desta vez, a qualidade do vídeo não é a mesma de 1970, já que a agência espacial publicou o filme em resolução 4K, tornando a experiência ainda mais impressionante. 

Para produzi-lo, a NASA explica que usou dados do satélite Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO). O vídeo mostra os desafios encontrados pelos astronautas do Apollo 13 no dia da missão. Ele começa com a Terra se pondo e, logo em seguida, surge um lindo nascer do sol.

Enquanto isso, por oito minutos, os astronautas ficaram na escuridão e também sem contato com a equipe que estava na Terra, pois naquele tempo não havia satélite de comunicação disponível. Depois de quase 10 minutos foi possível ver o terreno lunar. 

Veja o vídeo abaixo:

Para chegar no resultado divulgado, a NASA precisou fazer algumas adaptações no filme. As imagens foram capturadas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter e cuidadosamente unidas para entregar um vídeo mais fiel possível. Além disso, podemos ver que ele foi acelerado, ou seja, o Apollo 13 não orbitou tão rapidamente como parece. 

Imagem da Lua registrada pela Nasa
O vídeo só foi possível graças ao satélite Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), que fez a captura de imagens

“Este vídeo usa dados coletados da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter para recriar algumas das vistas deslumbrantes da Lua que os astronautas da Apollo 13 viram em sua perigosa jornada pelo outro lado em 1970”.

diz a NASA. 

Desafios do Apollo 13 em 1970

Infelizmente, John Swigert, Fred Haise e James Lovell, astronautas da missão Apollo 13, não conseguiram pousar na Lua. Eles tiveram um problema que fez explodir o segundo tanque de oxigênio e, consequentemente, acabou afetando o primeiro tanque da nave.

Astronautas que participaram da missão Apollo 13
John Swigert, Fred Haise e James Lovell, astronautas do Apollo 13

Com o problema, John Swigert enviou a mensagem que acabou ficando histórica: “Houston, tivemos um problema” (ou “Houston, we’ve had a problem”, em inglês). O áudio original está disponível gratuitamente no Soundcloud oficial da NASA (clique aqui para ouvir). 

Na época, eles receberam todo o apoio necessário da equipe da agência espacial americana em Houston, que ajudou em todo o processo de segurança da nave e garantiu a sobrevivência dos astronautas. Após o susto, a tripulação de três homens deu a volta com sucesso na Lua e retornou em segurança à Terra.

A NASA tem trabalhado intensamente para voltar com as missões tripuladas até a Lua. As missões serão iniciadas em 2024 já com o programa Artemis.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Erro de português aqui: “As missões irão iniciar em 2024 já com o programa Artemis.” Faltou o pronome reflexivo. As missões não vão iniciar nada, “elas serão iniciadas”, “vão ser iniciadas, “se iniciarão”. No resto, ótima matéria.

Assine nossa Newsletter