Netflix: 5 filmes e séries imperdíveis de ficção científica

Netflix: 5 filmes e séries imperdíveis de ficção científica 4
Tem dúvidas para qual filme ou série assistir no Netflix? Feche o olho e confira nossas dicas dos melhores títulos de ficção científica e aproveite

Desbravar o catálogo da Netflix é um luxo necessário. A autonomia demanda grandes poderes e grandes poderes exigem grandes responsabilidades. Dito isso, nada mais justo do que aproveitar toda a mordomia em nossas mãos e aceitar o inevitável: nada melhor do que aproveitar o final de semana com uma seleção imperdível de séries e filmes ideais para curtir sozinho ou com a galera.

Tendo isso em mente, ousamos: mais do que apenas programação aleatória, por que não entregar uma seleção de um tópico de sua escolha? Se você é um entusiasta da ficção científica e não sabe muito bem por onde começar, este post é para você.

Netflix
Filmes de Ficção Científica são uma boa pedida para os indecisos para a programação do final de semana

Se não é o seu caso, nada impede de que este artigo não seja de sua serventia, afinal, há de tudo: mistério, distopia, intrigas e uma pitada de aventura, tudo isso na melhor roupagem com dois pés no futuro e uma mão no passado. Conheça a nossa seleção de favoritos de ficção cientifica para o seu final de semana:

5 séries imperdíveis de ficção científica na Netflix

Stranger Things

Um garoto perdido, poderes telecinéticos, um monstro e uma organização. Estes parecem os elementos de um bom clássico dos anos 80. Dos Goonies aos Caça-Fantasmas, de E.T, o Extraterreste a Poltergeist, todos os clássicos imortais que fizeram os anos 80 uma das décadas mais malucas e mais prolíficas para a ficção científica são celebradas em uma tórrida experiência nostálgica que é o fenômeno mundial Stranger Things, série original da Netflix que, até pouco tempo, era a série mais assistida da plataforma.

Com direito a monstros e organizações do mal saídas das páginas de Stephen King a triângulos amorosos adolescentes que transpiram a clássicos de John Hughes, Stranger Things não nega ser uma verdadeira salada mista de referências à cultura pop, sem perder a chance de incrementar a experiência com uma trilha sonora à altura.

Os acordes de Should I Stay or Should I Go embalam a jornada sofrida de Joyce (Winona Ryder) após o desaparecimento de seu filho caçula, Will (Noah Schnapp) sob circunstâncias misteriosas em Montauk, Long Island. Enquanto a polícia e família procuram respostas, seu grupo de amigos Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughin) mergulham em um extraordinário mistério, envolvendo um experimento secreto do governo, forças sobrenaturais e uma garotinha foragida, Eleven (Millie Bobby Brown).

Em sua terceira temporada, os losers de Montauk estão longe de descobrir uma solução para os misterios que pairam a cidade. Stranger Things é um original Netflix e suas duas primeiras temporadas estão disponíveis na plataforma.

3%

Primeira série original Netflix brasileira, em sua época de lançamento, tornou-se o título de língua não inglesa mais assistido da plataforma. De cárater distópico, a produção brasileira pega emprestado alguns conceitos oriundos de clássicos do gênero como 1984 e Admirável Mundo Novo para refletir sobre uma realidade muito próxima: a nossa.

Em uma sociedade divida em castas e regida pela noção de privilégio e meritocracia, a trama se passa em um mundo no qual seus habitantes, ao completarem 20 anos, podem se inscrever em um processo seletivo cruel para irem para o Lado de Lá. Apenas três por cento dos inscritos são aprovados e aceitos em um mundo melhor.

3% tem a terceira temporada confirmada e as duas primeiras estão disponíveis na Netflix.

Perdidos no Espaço

Em tempos de reinvenção, essa clássico dos anos 60 não somente ganhou a glória da apresentação para toda uma nova geração, mas também o prazer de uma repaginada para melhor atender seus propósitos narrativos.

Acompanhamos os passos de uma família em uma verdadeira encruzilhada: com propósito de se tornarem colonos pioneiros, é necessário coragem e união para lidarem com as adversidades de uma jornada fora de seu curso. Há aqui muito daquilo que agradou os fãs em sua primeira versão, desde a estranha sintonia familiar ao já esgarçado clichê de amizade entre um garoto e máquina.

Mais apenas do que mera sobrevicência, Perdidos no Espaço se permite refletir nas falhas relações familiares que persistem ao longo das décadas. Afinal, os problemas humanos não mudaram tanto assim desde a década de 60.

Perdidos no Espaço tem uma temporada disponível na Netflix.

Altered Carbon

Outra série original Netflix, esta trama tem o que há de melhor que pode oferecer uma obra de ficção científica com foco na ação. Situada no ano de 2384, em uma San Francisco futurista conhecida como Bay City, as memórias de uma pessoa podem ser decantadas em um dispositivo em forma de disco chamado de pilha cortical, que é implantada nas vértebras na parte de trás do pescoço.

Esses dispositivos de armazenamento são de design alienígena e foram submetidos a engenharia reversa e produzidos em massa. Teoricamente significa que qualquer um pode viver para sempre, apenas os mais ricos, conhecidos como “Meths” em referência a Methusaleh, têm os meios para fazê-lo através de clones e armazenamento remoto de suas consciências em satélites.

Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman / Will Yun Lee / Byron Mann), um agente político com habilidades mercenárias, é o único soldado sobrevivente dos Envoys, um grupo rebelde derrotado em uma revolta contra a nova ordem mundial. 250 anos depois de os Envoys serem destruídos, o seu stack é retirado da prisão pelo Methan Laurens Bancroft (James Purefoy), um dos homens mais ricos dos mundos estabelecidos. Bancroft lhe dá a escolha de resolver um assassinato – do próprio – para ter uma nova chance de vida.

Altered Carbon possui uma temporada e está disponível na Netflix.

Black Mirror

Muito antes de integrar o catálogo de originais Netflix, Black Mirror chamava a atenção por seus plots desagradáveis com olhos e pés no futuro. A série, que é uma franca coletânea de contos de ficção cientifica acabou por conquistar o mundo de modo a encapsular seu status moral como um todo. Existem controvérsias e teorias da conspiração que acreditam que a qualidade da série vem decaindo ano após ano desde que a Netflix assumiu o manto.

Independente das crenças, a consagração com San Junipero veio em parceria com a plataforma, e, com um longa interativo lançado ano passado e mais três novos episódios confirmados ainda para Junho deste ano, são prova suficiente de que, se depender da Netflix, as críticas pouco afetaram a moral da empresa e de seu título, uma das verdadeiras pérolas de seu catálogo.

Black Mirror possui quatro temporadas e um longa interativo disponível na Netflix.

Menção Honrosa: Maniac

Se há um verdadeiro trunfo a ser celebrado em Maniac, este é sua grande capacidade de referência ao universo literário e á cultura pop como um todo. Em uma inusitada parrceria entre Jonah Hill e Emma Stone, os dois atores combinam forças e entregam uma experiência intensa em profundezas psíquicas de seus personagens, sem perder o tom do humor.

Com estética dos anos 1980, embora situada em um tempo futuro, Maniac desprende-se do realismo e conduz o público a jornadas fantásticas, que muito sugerem sobre a existência vazia e virtual da sociedade de hoje. Faz isso por meio da rotina e dos traumas da dupla.

Na trama, tanto Owen (Jonah Hill) quanto Annie (Emma Stone) se sentem deslocados no meio em que vivem. Também têm em comum a ideia de não pertencimento à família. Solitários e depressivos, acabam virando cobaias de um medicamento que promete sanar transtornos mentais.

Maniac possui uma temporada e está disponível na Netflix.

5 filmes imperdíveis de ficção científica na Netflix

Ex Machina

Ex Machina é daqueles raros filmes que fazem mais companhia a Solaris de Tarkovsky que 2001: Uma Odisseia no Espaço, o que, em outras palavras, usa e abusa do gênero para ir além e entregar verdadeiras joias emocionais. Responsável por apresentar em definitivo a Hollywood nomes como Alicia Vikander, Domhnall Gleeson e Oscar Isaac, esta fábula de ficção científica é, para todos os efeitos, perturbador.

Enquanto existe a toda uma roupagem de romance, Ex Machina entende de que o momento para amores já passou e é necessário viver com os dois pés no chão. Aqui há uma verdadeira trama de manipulação e traição, mesmo que, em um primeiro momento, há um convencimento de um possível e complicado romance. Não há muito o que dizer além da promessa de uma experiência, no mínimo, interessante.

Ex Machina está disponível na Netflix.

Wall-E

Wall- E quando colocado ao lado de nomes como Monstros S.A e Toy Story parece pálido e alguns poderão até dizer, esquecível. Mas não se apegue a estas falsas impressões, afinal, os temas tratados por Wall- E vão muito além das chamadas fórmulas fáceis.

Emocionante e emocional, esta obra de ficção cientifica da Pixar entrega tudo que fez o estúdio notório: personagens cativantes, roteiro sem pontas soltas, trilha sonora tocante e, de quebra, alguns momentos para enxugar as lágrimas e refletir.

O mais profundo filme da Pixar destaca-se por sua poesia, sua transparente humanidade e por uma visão tão singular quanto os olhos carinhosos de seu protagonista.

Wall- E está disponível na Netflix.

Franquia Star Wars

É impossível falar de algum filme de ficção cientifica e deixar de fora uma das franquias mais importantes no gênero. Tamanha é sua importância e seu imaginário que a venda de seus direitos arrebatou nada menos que alguns bilhões para a conta de George Lucas, tornando a mente por trás de todo o imbróglio de uma Galáxia tão tão distante um verdadeiro tesouro da cultura pop.

Não é necessário explicações sobre toda a jornada de Anakin Skywalker e de seu filho, Luke, depois. Mesmo assim, vale lembrar que, mesmo mais de quarenta décadas separando o filme original, as suas urgências ainda são atuais e que seus heróis continuam sendo necessários. Afinal, jovens rebeldes são capazes sim de revolucionar um Império.

Todos os títulos da franquia Star Wars estão disponíveis na Netflix, com exceção de O Último Jedi, último lançamento da nova trilogia da Disney.

De Volta para o Futuro

Se há outro clássico que abraça com esperteza o conceito de tempo, este, com certeza é a jornada de Marty McFly e Emmett “Doc” Brown. Outro também que dispensa apresentações, a trilogia de filmes narra a todos os conflitos resultados das ambições de Doc e sua máquina estilizada do futuro DeLorean.

Cabe a Marty, em um ato desesperado, servir como peão a todas as empreitadas de seu amigo excêntrico, aprendendo um pouco mais sobre si mesmo e também sobre sua decendência e suas raízes. Há uma vazão muito forte para o tema ancestralidade aqui, e esta é uma das verdadeiras forças motrizes que movimentam a narrativa.

Muito mais que aprender que decisões tem suas consequências, Marty passa a perdoar a seus familiares, cuja noção de fracasso era, em primeiro momento, enraizada na fundação de seu caráter. Enquanto isso, a lição que fica para Doc é que, muito mais importante que entender a história da humanidade, é escrever o nosso capítulo nela.

A Trilogia De Volta Para o Futuro está disponível na Netflix.

Aniquilação

Aniquilação é um bom lembrete de que a fórmula ideal para um bom filme de ficção científica é o misterio e o suspense. São essas as forças principal que movimentam a bióloga Lena (Natalie Portman), que, após o desaparecimento do marido, procura por respostas e aceita fazer parte de um grupo de cientistas militares que entram em “The Shimmer”, uma área selada pelo governo durante cerca de três anos e classificada como zona de desastre químico.

Durante esse tempo, uma agência secreta, conhecida como Southern Reach, enviou diversas expedições para tentar descobrir a verdade sobre a Área X, mas todas as equipes falharam e apenas uma pessoa voltou, no caso, o marido de Lena (Oscar Isaac).

Agora, o grupo encontrará uma floresta viva e colorida, onde depressa percebe que ali é tudo diferente do que já viram, como diversas plantas e criaturas mutantes. Durante os dias que se passam, o grupo de mulheres formado pela Dra. Ventress (Jennifer Jason Leigh), Anya (Gina Rodriguez), Josie (Tessa Thompson), Sheppard (Tuva Novotny) e Lena vai enfrentando vários desafios para chegarem ao farol, só que nem todas chegarão até lá.

Aniquilação é um filme Original Netflix e está disponível na plataforma.

Menção honrosa: Operação Big Hero

Há um verdadeiro desafio a ser vencido em Big Hero 6 e este não é o externo. A grande batalha a ser vencida é a batalha contra nós mesmos e a vitória somente é possível com uma base poderosa de aliados. Esta é a lição mais valiosa que Hiro pode aprender no final do dia.

Na cidade futurística cidade de San Fransokyo, o ás da robótica Hiro Hamada e o robô Baymax reúnem uma equipe de guerreiros inexperientes para enfrentar os inimigos que ameaçam a paz do local. Mas, muito mais do que isso, Big Hero 6 é uma narrativa sobre o valor da família, amizade e também sobre luto e cura, umas das jornadas mais árduas a ser travadas ao longo de nossas vidas.

Operação Big Hero está disponível na Netflix.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box