Nfts no instagram: agora em mais de 100 países. As nfts chegaram no instagram e a partir de agosto de 2022 usuários de mais de 100 países poderão colocar em seus perfis. Entenda mais sobre.

NFTs no Instagram: agora em mais de 100 países

Avatar of matheus lopes
As NFTs chegaram no Instagram e a partir de agosto de 2022 usuários de mais de 100 países poderão colocar em seus perfis. Entenda mais sobre.

Após começar testes em maio de 2022, a empresa Meta anunciou que o sistema de NFTs no Instagram será expandido a partir de agosto. Mais de 100 países estão no processo que oferece suporte inicial a Ethereum, Polygon e Flow, com mais a caminho.

Instagram NFTs ou “colecionáveis digitais”

De forma simples, o conceito de NFTs (non-fungible tokens ou tokens não fungíveis) representa artes digitais que, em tese, são insubstituíveis e não se desgastam. Talvez você ainda não saiba como elas funcionam, mas com certeza já ouviu falar sobre o assunto.

Já em maio de 2022, o Instagram começou testes para incluir NFTs no perfil de usuários selecionados nos Estados Unidos. Dois pontos foram reforçados pela Meta: o compromisso com a privacidade dos usuários que conectam as suas carteiras ao Instagram e o comprometimento com o meio ambiente, já que a manutenção das NFTs e geração de criptomoedas relacionadas ao mercado contribuem para a emissão de gases poluentes.

O processo é simples:

  1. Ao conectar o Instagram a uma carteira digital, você pode selecionar uma NFT da sua coleção e adicioná-la ao seu perfil;
  2. NFTs no Instagram recebem efeitos e marcações específicas para que todos possam identificá-las;
  3. O app automaticamente marca o artista criador da NFT e o colecionador (ou comprador).
Demonstração em imagens de como adicionar nfts no instagram. Após conectar a carteira digital, você seleciona qual arte deseja compartilhar e ela receberá efeitos e tags específicas em seu perfil.
Demonstração de como adicionar NFTs no Instagram. Fonte: Divulgação/Instagram

Expansão de NFTs no Instagram

Em um comunicado oficial, foi anunciado que a partir de 4 de agosto o Instagram implementará o serviço de NFTs para mais de 100 países na África, nas Américas e em territórios da Ásia-Pacífico e Oriente Médio.

Além dos serviços de NFTs Ethereum e Polygon, integrados no começo dos testes, agora o Instagram também aceita conexão com o blockchain Flow e em breve Solana. As carteiras compatíveis incluem Rainbow, MetaMask e TrustWallet, além de em breve adotar o uso de Coinbase Wallet, Dapper e Phantom. Não há data para as adições, entretanto, e nem para expansão aos usuários da Europa.

O Instagram garante que não haverá nenhum tipo de cobrança ou taxa relacionada ao uso de NFTs no Instagram. Além disso, a rede social não será um espaço de compra e venda de NFTs diretamente – caso você tenha interesse em se envolver no mercado, será preciso criar uma carteira digital e aprender sobre o uso de blockchains.

Visitando o post abaixo, publicado por Chuck Anderson do estúdio NoPattern, um dos usuários selecionados nos testes iniciais, você pode ver como fica a visualização de NFTs no Instagram, com efeitos especiais, tags e descrição da arte:

Conclusão

Essa é mais uma investida da Meta para manter o Instagram relevante no mercado. Redes sociais como Twitter e Reddit já trabalham ativamente com o compartilhamento de NFTs. Além de uma oportunidade, será também mais um teste para a rede social.

Isso porque analistas e representantes da indústria, como Vitalik Buterin, co-fundador da Ethereum, criticam o que julgam ser uma falta de foco e entendimento por parte das próprias empresas que estão investindo no Metaverso. Há muito dinheiro envolvido, mas pouca clareza na comunicação e em tecer perspectivas para o futuro.

Recentemente, o Instagram recebeu críticas após fazer anúncios sobre mudanças no sistema de vídeos e Reels na rede social, se aproximando da proposta do TikTok, impulsionados até mesmo pela grande influenciadora Kylie Jenner em seu perfil.

Muitos usuários alegam que estão cansados de ver publicações aleatórias promovidas pelo novo algoritmo da Meta e querem apenas voltar a ver mais publicações de seus amigos. O Instagram, em resposta, disse que está reavaliando as atualizações.

Fontes: Cryptobriefing | Meta


Para saber mais sobre NFTs e criptomoedas, confira também:

Entenda o que é NFT e como investir

Como comprar Bitcoin: o guia completo

Twitter libera uso de NFTs como foto de perfil

Tutorial: como criar e vender arte em NFT?

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados