Nintendo registra patente de console com display livre

Nintendo registra patente de console com display livre 6
Novo console da Nintendo possui uma tela oval touchscreen que cobre toda a sua superfície

smt-NIntendo-P1

Poucas fabricantes de games contam com uma aura como a Nintendo. A empresa japonesa foi responsável por trazer entretenimento para diversas gerações diferentes e foi fundamental para a incorporação da “cultura gamer” à nossa realidade social. Em março desse ano (2015), a Nintendo anunciou que trabalha numa uma plataforma dedicada a jogos com um novo conceito chamada Nintendo NX (ou Projeto “NX”).

Sem revelar oficialmente maiores detalhes sobre o desenvolvimento do produto, a maior parte das informações que dão conta de como deve ser o Nintendo NX ocorrem por meio de vazamentos e  pelo registro de patentes. Uma das primeiras pistas que surgiram foi a do registro de um dispositivo sem leitor de disco.  Agora, a Nintendo registrou uma patente do que seria um dispositivo portátil que possui um display com design inovador (ou de “forma livre“).

smt-NIntendo-P2

De acordo com o documento de patente (via NeoGAF), o novo console da empresa japonesa possui uma tela oval (elíptica) touchscreen que cobre toda a sua superfície. O aparelho também tem 2 alavancas analógicas, 2 botões e 1 slot para cartões na parte superior. O registro dessa patente dá mais força ao rumor que indicava o interesse da Nintendo em usar a tecnologia de display livre (free-form display) da Sharp.

Quando tratamos de rumores e patentes, sempre lembramos que os registros visam resguardar os direitos sobre uma tecnologia, o que não significa obrigatoriamente que a empresa irá incorporar essa tecnologia em uma plataforma futura. Além disso, sempre existe a possibilidade do design do produto registrado ser bastante alterado até ser finalizado.

smt-NIntendo-P3

Independente disso, há indícios significativos que a Nintendo realmente deve adotar a tecnologia de “display livre” no Nintendo NX. Essa novidade permite que as telas tenham qualquer formato, ao invés de ficarem presas à forma retangular tradicional. Para muitos especialistas, um dos segredos do sucesso do Playstation está no seu joystick DualShock, que revolucionou o conceito dos videogames.

A ideia de produzir um console inovador, vai ao encontro das declarações de Tatsumi Kimishima, presidente e diretor executivo da Nintendo, que disse na última semana que o NX não será apenas “a próxima versão do Wii ou do Wii U“, mas sim um produto que vai oferecer algo completamente novo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta