Switch ao lado de um fone de ouvido sem fio. Foto: bruno martinez.

Nintendo Switch com Bluetooth para fones sem fio será realidade em novo update

Avatar of pedro bomfim
Uma nova atualização do console da Nintendo pode fazer com que o Nintendo Switch com Bluetooth destinado para fones sem fio seja uma realidade; confira mais informações conosco

Uma nova atualização do console da Nintendo pode garantir que os usuários de fones sem fio possam usá-los no Nintendo Switch com Bluetooth. Essa novidade pode parecer frívola, considerando que estamos em 2021 e a compatibilidade com a tecnologia Bluetooth meio que já é regra em quase todos os aparelhos recentes, mas, por algum motivo obscuro, o Switch e outros consoles de outras empresas não são equipados com tal conexão, ao menos não naturalmente. É necessário que o usuário compre um adaptador para que o periférico funcione – até agora, no caso do Switch.

De acordo com informações do Twitter do dataminer (usuário que, como sugere o nome, minera informações de websites, atualizações e softwares) OatmealDome, já conhecido pela comunidade, a versão 12.0.0 foi responsável por adicionar suporte de áudio aos drivers de bluetooth no console. Mesmo assim, ele mesmo comenta que, apesar da adição, não há como saber se o suporte já está sendo usado em algo ou se sequer será usado no futuro, mas acredita que a Nintendo não adicionaria isso sem motivo.

Nintendo Switch com Bluetooth é importante?

Nintendo switch com bluetooth para fones
Usar fones Bluetooth no Nintendo Switch requer dispositivos extras. (Imagem: Bruno Martinez | YouTube do Showmetech)

Bom, há rumores mais interessantes quando falamos sobre o console da Nintendo, ainda mais com a possibilidade de uma nova versão do Switch em jogo. Mesmo assim, é importante que tenhamos esse tipo de atualização – por mais que pareça algo bobo, ter um Nintendo Switch com Bluetooth funcional para poder ouvir o som do jogo com fones sem fio faz toda a diferença, ainda mais ao considerarmos que a plataforma é praticamente um portátil.

Até o momento, era necessário (e ainda é, de certo modo, já que nada foi confirmado oficialmente) comprar um dongle (um hardware, normalmente pequeno, que adiciona funções a determinado dispositivo, como o Chromecast) para habilitar a conexão Bluetooth, o que, convenhamos, é um gasto desnecessário de dinheiro e de bateria do próprio Nintendo Switch, dado que a energia usada para garantir o funcionamento do periférico sai do próprio console.

Uma pesquisa rápida na internet vai te dizer o preço adicional desses singelos aparelhos – considerando aqui as ofertas supostamente oficiais, não aqueles anúncios suspeitos de sites chineses:

  • Você pode encontrar adaptadores por pelo menos R$ 200,00;
  • Fones compatíveis também por, no mínimo, R$ 200,00.

Há de se refletir que o preço de um jogo no Switch também está nessa faixa – vale mesmo a pena pagar um novo título num fone de ouvido compatível? Ou então num acessório que será usado só para isso? Pessoalmente, julgo que não, principalmente se vermos que basta uma atualização como essa para que o Nintendo Switch com Bluetooth seja uma realidade.

É possível usar fones Bluetooth com Dongle no Switch também, caso prefira comprar o periférico mesmo assim.

Fontes: Tom’s Guide | Nintendo Life | Switch Brew

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados