Modelo da dell para mercado de notebooks reparáveis

Dell apresenta Concept Luna para notebooks reparáveis

Avatar of victor pacheco
Primeiro protótipo foi desenvolvido em parceria com a Intel; empresas esperam que descarte de componentes seja menor

Continuando sua antecipação de anúncios para a CES 2022, a Dell apresentou uma solução para notebooks reparáveis focada em diminuir o descarte de peças. O primeiro protótipo do Concept Luna foi desenvolvido em parceria com a Intel e o principal detalhe é que sua placa-mãe é 75% menor, alocada abaixo da tela.

Com esta ideia que ainda não saiu do papel de forma escalonada, as duas empresas também esperam que a emissão de carbono na fabricação dos modelos diminua em 50%, estimativa valendo também para os descartes. Entenda tudo sobre a ideia da empresa agora mesmo.

O que são notebooks reparáveis?

Ainda não tão famosos no mercado de tecnologia, os notebooks reparáveis são produtos que, como o nome sugere, podem ser facilmente consertados no caso do problema de alguma peça. O foco é justamente fazer com que o descarte de computadores completos seja diminuído. Até porque, com a simples troca de um componente, você não precisa nem jogar o modelo fora, nem comprar um novo notebook (o que geraria ainda mais dano para o meio ambiente).

Protótipo da dell e intel para o mercado de notebooks reparáveis
Modelo é focado em permitir que donos façam troca de peças e descarte seja evitado.
(Foto: Dell/Divulgação)

A ideia não é tão recente, já que, em 2020, a empresa chegou a compartilhar que desejaria criar um ecossistema que ajudaria na popularização dos notebooks reparáveis. Um ano depois, o primeiro protótipo está finalmente pronto para ser apresentado ao público.

Parte interno de modelo seguindo o concept luna da dell
Com apenas quatro parafusos, você mesmo pode fazer a troca de peças.
(Foto: Dell/Divulgação)

A ideia é permitir que todos os donos dos computadores portáteis deixem de comprar novos modelos quando uma simples peça parar de funcionar, e não só técnicos especializados possam fazer reparos. Mas a Dell foi mais além, também conseguindo diminuir a pegada e emissão de carbono dos modelos que estão no mercado.

Detalhes do Concept Luna

Já falando em como o modelo da Dell se diferencia dos atuais modelos no mercado, é importante citar que sua placa-mãe passou por uma redução de 75% no tamanho. A empresa ressalta que o gasto de energia será menor, sem que a potência dos modelos de notebooks reparáveis seja afetada, o mesmo valendo para o descarte: 50% menor do que temos atualmente. Confira o vídeo de apresentação:

Outro fato interessante é que também será possível gastar menos energia (e consequentemente, menos carbono) para fabricar as máquinas que usarem o Concept Luna como base. A Dell ressalta que a pegada de carbono será 20% menor do que os modelos que estão sendo vendidos atualmente.

Modelo da dell para mercado de notebooks reparáveis
Teclado e demais partes podem ser facilmente removidas.
(Foto: Dell/Divulgação)

A placa-mãe que consta no modelo apresentado pela Dell também gastou 20% menos de energia para ser fabricada. Alocada abaixo da tela, a empresa ressaltou que isso pode fazer com que a bateria dure mais tempo do que estamos acostumados e até evitar que o modelo esquente, o que é muito comum.

No comunicado para a imprensa, foi explicado que não é necessário que uma ventoinha seja inserida no produto. Uma vez que com a placa-mãe longe das baterias, uma maior superfície estará sendo exposta para o ar de fora conseguir circular.

Este conceito e futuras iterações que se seguem, são como vamos construir sobre a liderança da economia circular existente que você vê em nosso portfólio de produtos hoje para examinar, reexaminar e reconsiderar cada etapa do ciclo de vida do produto, para entregar produtos ainda mais sustentáveis ​​no futuro.

Glen Robson, 49 Diretor deTecnologia do Grupo de Soluções para Clientes

Dell deseja reduzir descarte

Além de desenvolver um modelo para o mercado de notebooks reparáveis que gasta menos energia para ser fabricado, a Dell também conta com um sistema de peças padronizadas para que você não precise ir muito longe para consertar seu computador. Sempre que necessário, basta realizar a compra e fazer a troca do componente que deixou de funcionar.

Modelo de notebook com concept luna
Modelo não deve chegar ao mercado tão cedo, mas Dell provou que criação é possível
(Foto: Dell/Divulgação)

Se sabe que os componentes do protótipo da Dell e Intel são presos com linho e um polímero solúvel em água, o que torna a reciclagem mais fácil. Não é preciso ser nenhum especialista para saber que, atualmente, o lixo eletrônico descartado de forma incorreta pode causar diversos problemas para o meio ambiente, certo?

Quando isso chega ao mercado?

O Concept Luna é apenas uma explicação prática de que, caso as empresas se esforcem, é possível diminuir o gasto de energia na fabricação de computadores. A ideia da Dell e Intel deve ser levada como avanço importante, principalmente em um momento que as mudanças climáticas estão sendo bastante discutidas em todo o mundo.

Tela de modelo com concept luna
Protótipo da Dell e Intel deve estar sendo exibido na CES 2022
(Foto: Dell/Divulgação)

Devido a ser apenas um conceito de produto, ainda não há uma data certa para que os modelos de notebooks reparáveis fiquem mais populares, mas se sabe que a Dell deve dar mais detalhes e exibir seu protótipo durante a CES 2022, que acontece entre os dias 05 e 05 de janeiro.

Você acha que o Concept Luna pode ser popular entre os fabricantes de computadores? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira nosso review especial sobre a Webcam Dell UltraSharp, que possui resolução 4K:

Fonte: Dell

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
9
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados