A Apple promete que a Siri será mais inteligente desde o lançamento do iOS 26, mas o uso na prática continua longe do prometido. Após anunciar o acordo com o Google no começo de janeiro, a empresa planeja testar a nova Siri já no próximo mês. Veja os primeiros detalhes:
Acordo Apple x Google

Durante a WWDC 2024, a Apple anunciou uma parceria com a OpenAI para deixar a Siri mais inteligente via plataforma Apple Intelligence, prometendo resumos de notificações, entender o contexto do que está na tela, geração de imagens/emojis e mais. Porém, o uso na prática não se tornou tão útil quanto prometido e a Apple acabou ficando para trás na corrida das IAs. Então a Apple, após ver o sucesso do Gemini, optou por fechar uma parceria com o Google, oficializada em 12 de janeiro de 2026.
Rumores apontam que o acordo entre Apple e Google teve um custo de US$ 5 bilhões para a empresa de Cupertino. O Google, em comunicado em seu site, citou que o Gemini será usado de base para a entrega de uma Siri ainda mais personalizada, com previsão de lançamento para ainda este ano.
A Apple e o Google firmaram uma colaboração plurianual, na qual a próxima geração de modelos Apple Foundation será baseada nos modelos Gemini e na tecnologia de nuvem do Google. Esses modelos ajudarão a impulsionar os futuros recursos de inteligência artificial da Apple, incluindo uma Siri mais personalizada, que será lançada ainda este ano. Após uma avaliação criteriosa, a Apple determinou que a tecnologia de IA do Google oferece a base mais sólida para os Modelos de Fundamentos da Apple e está entusiasmada com as novas experiências inovadoras que ela proporcionará aos usuários da Apple.
Google sobre acordo com a Apple para a nova Siri.
Primeiros recursos

Entre os primeiros recursos, a Siri pode ter capacidade para ler e-mails e conseguir enviar respostas mais assertivas. Curiosamente, o Google disponibilizou a inteligência personalizada na terceira semana de janeiro, que basicamente lê seus e-mails e dados de mais aplicativos para dar respostas com maior assertividade. Por agora, isso está liberado apenas para usuários do Android, mas ela também pode ser usada no Modo IA do Google Chrome, então a disponibilidade para iOS é apenas uma questão de tempo.
A Apple também gostaria que a Siri funcionasse no estilo Gemini Live: o usuário poderá pedir resumos sobre o que está na tela, saber onde uma foto foi tirada ou onde comprar um item em uma foto no Instagram. O recurso está disponível para usuários Android desde agosto de 2024.
Segundo reportagem publicada pela Bloomberg, a primeira leva de recursos da nova Siri chega “durante a segunda semana de fevereiro”. A nova assistente pessoal para usuários de iPhones deve ser anunciada em uma coletiva de imprensa, onde a Apple permitirá que todos façam o uso por meio do beta do iOS 26.4. A Apple também planeja lançar o iPhone 17e também em fevereiro, então o segundo mês do ano deve ser movimentado no Apple Park.
Planos para o iOS 27

Após a prévia apresentada em fevereiro e liberação para testes da nova Siri, que por agora tem o codinome Campus, a Apple deve voltar a mostrar mais novidades sobre sua assistente pessoal na WWDC 2026, prevista para junho.
De acordo com outra reportagem publicada pela Bloomberg, a ideia da Apple é que a IA se torne um chatbot de conversação, semelhante ao ChatGPT e o próprio Gemini, que consegue conversar com os usuários de forma natural, acabando com a exigência de usar comandos mais robóticos. A nova Siri poderia ser ativada tanto pelo comando “Hey Siri” ou por meio do botão de ligar e desligar a tela, como já acontece atualmente.
Os testes devem ser liberados já em junho e a versão final seria lançada em setembro com o iOS 27 e iPad OS 27, época que a Apple pretende lançar os novos iPhones 18 Pro/ 18 Pro Max e o esperado iPhone dobrável. Você acha que a empresa conseguirá cumprir com o que está sendo prometido? Diga pra gente nos comentários!
Veja também:
Texto revisado por Alexandre Marques em 26/01/2026.
Com algumas informações: Engadget l PC Mag l Bloomberg
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.