Lg apresenta nova tela oled ex, com brilho 30% superior

LG apresenta nova tela OLED EX, com brilho 30% superior

Avatar of victor pacheco
Empresa também ressaltou que televisões de 65 polegadas poderão ser ainda mais finas; novidade estará disponível em 2022

A LG é uma das empresas que mais investe nos avanços de smart TVs com painéis OLED, e apresentou a evolução desta tecnologia com a nova tela OLED EX (de Evolution e eXperience ou Evolução ou eXperiência), que deve estar nos modelos já em 2022.

A divisão de telas da companhia, que leva o nome de LG Display, citou que em relação aos atuais painéis OLED que estão no mercado, há um ganho de 30% no brilho. Uma limitação em relação aos painéis LED também pode ter sido resolvida. Entenda a novidade que deve estar sendo exibida na CES 2022.

Nova tecnologias para smart TVs com tela OLED

A LG Display, divisão da empresa que desenvolve tecnologias para o mercado de telas, não focando necessariamente em TVs, apresentou hoje a OLED EX, nova tecnologia que permite que as telas sejam 30% mais brilhantes do que temos hoje. A empresa é uma das que mais tem investido neste mercado e durante a CES 2022, será possível ver este avanço de perto.

Imagem explicativa da tecnologia oled ex da lg
Além de ganho de imagem, espessura dos painéis também diminuirá. (Foto: LG)

O novo painel permitirá imagens ainda mais vivas, e também reduzirá a espessura da tela OLED. Se hoje em dia, smart TVs possuem painéis de 65 polegadas com 6 milímetros de espessura, os avanços da OLED EX permitirão que estas telas tenham apenas 4 milímetros de espessura. Pode parecer pouco, mas imagine como seria um modelo ainda mais fino do que temos hoje?

OLED EX vai deixar sua tela mais brilhante

O principal avanço desta nova tecnologia que deve estar presente nas televisões da LG nos próximos anos é o ganho de 30% em brilho. Tal avanço foi possível depois da empresa passar a usar compostos de deutério para permitir que os diodos da tela OLED possam emitir uma luz mais forte.

“Quando estabilizados, os compostos de deutério permitem que a tela emita uma luz mais brilhante enquanto mantém a alta eficiência por um longo tempo.”

LG Display sobre a tecnologia OLED EX

Outra tecnologia presente nas telas OLED EX é o aprimoramento com o passar do tempo, que foi nomeado pela empresa de incorporação de processamento algorítmico de imagens. Na prática, a empresa conseguiu fazer com que cada diodo do painel emita luz de acordo com o uso do usuário. É como se a iluminação do painel fosse mais focado nos detalhes que fazem diferença para quem está assistindo. Imagine que se você assiste muitos programas focados em exploração espacial, então a tela OLED EX entenderá isso e se adapta para que as imagens de programas deste gênero sejam mais detalhadas.

Limitações de OLED podem ser resolvidas

A grande diferença de uma tela OLED é que cada pixel é iluminado individualmente — permitindo tons de preto profundos — enquanto nos painéis LED a iluminação é feita por um painel por trás da tela de LED, com prejuízo no nível de contraste da tela. Entretanto, o pico de brilho de uma tela OLED ainda não consegue chegar perto do que temos em uma tela LED.

Homem e mulher exibindo tv com tela oled ex
Nova tecnologia da LG pode resolver limitação de painéis OLED (Foto: LG)

As atuais smart TVs OLED conseguem atingir cerca de 500 a 600 nits em seu pico de brilho, com as telas LED chegando a 2.000 nits ou mais do que isso. Ao permitir uma evolução com a tecnologia OLED EX, se espera que a LG possa aumentar este pico e quem sabe, conseguir chegar mais perto do que vemos nas telas LED. Quando os primeiros painéis chegarem ao mercado, os devidos testes irão responder esta dúvida.

Quando o novo avanço da LG estará disponível?

Durante o anúncio, a empresa ressaltou que poderemos ver modelos de Smart TVs com painéis OLED EX já em 2022, mas uma data certa ainda não foi cravada. Se sabe que a LG terá um estande na CES 2022, que acontece entre os dias 05 e 08 de janeiro, então mais detalhes devem ser revelados na feira de tecnologia.

Homem e mulher exibindo tv com tela oled ex
Painéis com nova tecnologia deve estar disponíveis já no ano que vem. (Foto: LG)

A diferença de preço em relação aos modelos com tela OLED atualmente no mercado também não foi anunciada pela empresa, mas como todo avanço, podemos esperar que será necessário pagar um pouco mais para ter acesso aos painéis com OLED EX.

A LG também apresentou o conceito de uma poltrona com tela curva que também deve estar sendo exibida na principal feira do mercado de tecnologia do primeiro trimestre de 2022, então nos resta esperar por mais detalhes. O que você achou da tecnologia OLED EX? Compraria um modelo com este tipo de painel? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Outra novidade que deve aparecer na CES 2022 são as novas quatro telas transparentes da empresa, que por sinal, já estão sendo expostas ao redor do mundo. Entenda:

Fontes: The Verge e Engadget

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados