Novo processo de verificação de contas do Twitter inicia em janeiro de 2021

Novo processo de verificação de contas do twitter
Depois de mais de três anos sem dar novos selos azuis, o novo processo de verificação de contas do Twitter começará a funcionar em janeiro de 2021

Em 2017, após uma polêmica envolvendo a conta de um supremacista de extrema-direita, o Twitter interrompeu seu programa de verificação de perfis – o famoso selo azul. No entanto, a partir de janeiro de 2021 começa o novo processo de verificação de contas do Twitter, mesmo período em que a empresa passará a remover os selos de perfis inativos e/ou que não atendem aos novos requisitos. Para melhorar a experiência dos usuários e a política de checagem de contas, o Twitter recebeu o feedback de mais de 22 mil pessoas.

A partir do ano que vem, utilizar o recurso será muito mais fácil. Uma vez que ele estiver ativo, bastará entrar nas configurações da sua conta (pelo aplicativo ou site) e clicar na opção “Requisitar Verificação” (ou “Request verification”). Não será mais necessário escrever uma biografia no perfil ou adicionar imagem de capa – o usuário precisará apenas selecionar uma categoria para seu status e confirmar sua identidade por meio de links e outros materiais de apoio. 

Atualmente, o Twitter possui seis categorias para a verificação de contas: Governo; Empresas, marcas e organizações; Organizações de mídia e jornalistas; Entretenimento; Esportes e gaming; e Ativistas, organizadores e outros influenciadores sociais. A rede social planeja explorar novas categorias sugeridas nos feedbacks, como acadêmicos, cientistas e líderes religiosos, em algum momento do próximo ano como parte de seu novo processo de verificação de contas.

Novo processo de verificação de contas do twitter facilitará a forma de requisitar o selo azul
Assim que o recurso estiver ativo, bastará entrar nas configurações para solicitar a verificação de contas do Twitter.

A empresa atualizou também o requisito mínimo de contagem de seguidores por país, que passará a ser feito por região para tornar os requisitos de contagem de seguidores menos suscetíveis a spam e mais equitativo.

Remoção de contas verificadas

O novo processo de verificação de contas do Twitter começará a valer a partir de 20 de janeiro de 2021, quando a empresa passará também a remover automaticamente o selo verificado de contas inativas e incompletas. A nova política da empresa define uma conta completa como aquela que tem os seguintes requisitos: um endereço de e-mail verificado ou número de telefone, uma imagem de perfil e um nome de exibição.

Se sua conta correr o risco de perder o selo, a empresa enviará um e-mail automático e uma notificação no aplicativo informando a respeito das alterações necessárias, que precisam ser feitas antes de 20 de janeiro de 2021 para que você não perca o selo. O Twitter também removerá a verificação de contas que violam severamente ou repetidamente as suas regras de uso. 

O que vem por aí

Além das alterações lançadas em relação à verificação de contas, o Twitter também está trabalhando em novas maneiras de designar diferentes tipos de perfis, como contas automatizadas ou Memorial.

Para a empresa, as contas automatizadas, também chamadas de bots, podem agregar valor à rede social quando compartilham coisas como relatórios de terremotos ou lembretes de autocuidado, porém. podem ser confusas para as pessoas caso não esteja claro que são automatizadas. Este ano, por exemplo, o Brasil assumiu pela primeira vez o topo da lista de hashtags disparadas por bots.

Por isso, em 2021, o Twitter planeja criar um novo tipo de perfil para distinguir contas automatizadas de contas geridas por humanos. Para ajudar a conter a propagação de fake news, tanto por parte dos bots quanto pelos humanos, a empresa lançou também um recurso alertando os usuários a lerem a notícia antes de compartilhá-la.

Os bots podem ser utilizados tanto para o bem quanto para a disseminação de notícias falsas (fonte: bots brasil)
Os bots podem ser utilizados tanto para o bem quanto para a disseminação de notícias falsas. (Fonte: Bots Brasil)

Já as contas Memorial, existentes no Facebook e Instagram, são uma forma de preservar um perfil na memória de alguém que morreu. Apesar de já ter falado sobre isso antes, o Twitter planeja lançar em 2021 um novo tipo de conta projetado especificamente para perfis Memorial. A novidade virá com uma política atualizada e um novo fluxo de inscrição para solicitar a memorialização de uma conta. 

E aí, acha que esse novo processo de verificação de contas do Twitter vai ser melhor que o anterior?

Fontes: Twitter, The Next Web

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário