Novas Conversas: uma ferramenta para medir os assuntos do momento

AlmapBBDO lança ferramenta Novas Conversas
AlmapBBDO apresenta ferramenta capaz de cruzar dados de temas quentes das redes sociais e da mídia com comportamento offline gerando insights culturais únicos! Conheça o Novas Conversas

O assunto parece antigo, mas a AlmapBBDO está desenvolvendo uma nova ferramenta de análise de conversas capaz de medir, entre outras coisas, o nível de aderência de um influenciador, o Novas Conversas.

A ferramenta, que roda em versão beta desde junho, é capaz de coletar em tempo real os principais assuntos discutidos nas redes sociais e na mídia, agrupando-os de forma a permitir uma visão geral do chamado buzz, que nada mais é do que uma reunião dos assuntos do momento.

O Novas Conversas foi anunciado na manhã desta quinta-feira (29), no Unibes Cultural, e neste artigo você confere mais detalhes sobre a plataforma.

O olho que tudo vê

Ao coletar o volume de menções sobre determinado tema, a nova ferramenta parte para o tratamento dos dados, agrupando-os de acordo com o número de usuários únicos falando a respeito e chega a fazer uma previsão da duração do buzz. Ou seja, ela é capaz de prever em quanto tempo determinada conversa irá acabar.

A sócia e diretora-geral de planejamento da AlmapBBDO, Cíntia Gonçalves, afirma que é possível notar pelos gráficos que muitas conversas tem seus picos ao mesmo tempo. E também já é possível identificar qual pico em determinado assunto tende a encerrar outra conversa sobre outro tema.

IMG 9350 - Novas Conversas: uma ferramenta para medir os assuntos do momento
Eduardo Nasi, Diretor de Inteligência de Comunicação na AlmapBBDO

Tagueamento Cultural do Novas Conversas

O Novas Conversas impressiona pela proposta inovadora de cruzar as informações do que as pessoas estão fazendo offline, como dados de consumo, com aquilo que está sendo dito nas redes sociais.

Da mesma forma, a ferramenta compara os principais assuntos da mídia com o que está circulando em posts na internet, e assim, consegue saber quais assuntos estão impactando de fato a população conectada.

Eduardo Nasi, Diretor de Inteligência de Comunicação na AlmapBBDO, informou que durante os cinco meses de testa da ferramenta, cerca de 37% dos comentários online foram a respeito de identidade. Temas como homofobia, posicionamento político e auto expressão foram frequentes.

No entanto, em uma outra ponta, comentários relacionados ao futuro, futurismo, tendências e novas tecnologias, alcançaram pouco mais de 110 mil menções, o que equivale a discretos 1,25% do número total de dados coletados. E esses comentários vieram principalmente de veículos de comunicação, ao invés de usuários comuns.

Drones X Smartphones

Para ilustrar a análise, Eduardo Nasi usou o exemplo do número de drones registrados pela ANAC até 2018. O volume de “aviõezinhos” circulando no Brasil já ultrapassa as centenas de milhares. No entanto, isso não se reflete em comentários online.

Por outro lado, com o lançamento do Zenphone 5, smartphone da Asus que tem forte apelo no uso de inteligência artificial, o volume de buscas por estes termos aumentou vertiginosamente online.

IMG 9055 - Novas Conversas: uma ferramenta para medir os assuntos do momento
Impacto do Zenphone 5, Asus, no buzz online

O Novas Conversas promete ser capaz de cruzar todos esses dados em uma análise poderosa, capaz de gerar insights culturais ainda mais fiéis à realidade.

Influenciadores

A ferramenta também é capaz de medir o nível de aderência de determinado perfil ou influenciador. O que temos hoje como indicativos de influência se resume ao número de seguidores e volume de engajamento dessas pessoas.

O Novas Conversas que ir além e verificar quem de fato foi impactado pela mensagem do influenciador. A ferramenta quer saber quem comprou de fato o produto ou a ideia, e mais ainda, verificar em quais temas cada influenciador possui maior aderência.

A AlmapBBDO ainda não divulgou a partir de quando o Novas Conversas será disponibilizado para os clientes. Até lá, todos ansiosos.

IMG 3151 2 - Novas Conversas: uma ferramenta para medir os assuntos do momento

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via