Novidades do iOS 13 confirmadas em vazamento, incluem Dark Mode

iOS 13 deve trazer novidades para a interface do iPad
Atualização iOS 13 chega no final do ano e trará novidades para iPhones e iPads.

Como já havíamos adiantado em fevereiro, a próxima grande atualização do sistema operacional dos iPhones e iPads – o iOS 13 – terá como uma das principais novidades a inclusão de um Modo Escuro (ou Dark Mode) no app Ajustes.

A informação foi confirmada pelo site 9to5Mac, que possui um longo histórico de acertos nesse tipo de revelação.

Dark Mode deve ser uma das grandes novidades do iOS 13
Dark Mode deve ser uma das grandes novidades do iOS 13

Com o lançamento do infâme iOS 7 em 2013, a interface do iPhone foi dominada pelo uso da cor branca e desde então uma parte dos usuários pede à Apple um modo escuro em que o branco seja invertido pelo preto como cor primária a la Windows Phone.

No ano passado, o Dark Mode foi uma das novidades introduzidas no sistema macOS Mojave, portanto a chegada do recurso ao iOS não é necessariamente uma grande surpresa, ainda mais levando em consideração as telas com tecnologia OLED presentes nos iPhones X e XS.

Após o macOS Mojave, Modo Escuro deve chegar ao iOS 13.
Após o macOS Mojave, Modo Escuro deve chegar ao iOS 13.

Fora do mundo Apple, Windows 10 e Android (oficialmente a partir da próxima versão, Android Q) também contam com modos escuros como uma opção do sistema.

Mais novidades no iOS 13

O modo escuro não foi o único novo recurso do iOS 13 vazado essa semana pelo 9to5Mac. Segundo o site, a Apple estaria preparando as seguintes funcionalidades para o iOS 13:

Gerenciamento de janelas no iPad: o tablet da Apple deve se tornar mais versátil no quesito janelas de aplicativos. Atualmente é possível usar dois apps lado a lado e um terceiro “flutuando” sobre a tela, mas com o iOS 13 partes específicas de um aplicativo poderão ser destacadas e movidas pela tela como uma janela, como nesse exemplo. Os usuários também poderão abrir simultaneamente mais de uma janela de um mesmo app.

O uso de vários apps simultaneamente no iPad deve ser aperfeiçoado no iOS 13.
O uso de vários apps simultaneamente no iPad deve ser aperfeiçoado no iOS 13.

Novo gesto para desfazer e refazer: Atualmente o comando “Desfazer” é acionado ao chacoalhar o aparelho (seja um iPhone ou iPad), uma péssima ideia tanto em termos de usabilidade quanto para a integridade física de um dispositivo tão caro. Com a próxima atualização, o usuário deverá tocar com três dedos no teclado e deslizar para a esquerda para desfazer ou para a direita para refazer.

Versão desktop automática no Safari: No iPad, o Safari passará a requisitar a versão para computadores de websites automaticamente ao invés da versão mobile, que geralmente é inferior e não aproveita o espaço disponível nas telas maiores do tablet.

Pedir a "Versão para computador" no Safari para iOS
Pedir a “Versão para computador” no Safari será automatizado no iOS 13 para iPad.

Gerenciamento de fontes: Um novo painel de gerenciamento de fontes será incluído no menu Ajustes do iOS 13 para que o usuário possa instalar fontes tipográficas adicionais ao sistema de forma mais fácil. O sistema também notificará o usuário caso ele abra um documento escrito com uma fonte que não está instalada no iOS.

Melhorias no Mail: O aplicativo oficial de email ganhará um sistema de categorização automática, possivelmente via inteligência articial, separando mensagens em tópicos como Viagem, Marketing, etc. Os usuário também poderão adicionar emails específicos em uma lista para “ler mais tarde”.

Novidades do iOS 13 confirmadas em vazamento, incluem Dark Mode 4
Mail deve receber melhorias no iOS 13

Lembretes redesenhado: Embora não tenha revelado detalhes, o 9to5Mac afirma que o aplicativo oficial Lembretes será redesenhado no iOS 13 e no macOS.

Novo controle de volume: o atual é exibido bem no meio da tela e ocupa considerável espaço, mas deve ser finalmente substituído.

A Apple tradicionalmente revela as novidades do iOS durante o evento Worldwide Developers Conference (WWDC) em junho, mas apenas libera a atualização para download em setembro, junto aos novos iPhones.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta