Google I/O 2019: as novidades mais aguardadas do evento

Google I/O 2019 promete novidades e inovações no mundo do desenvolvimento de software
Novos recursos do Android Q e detalhes da 'Netflix para jogos' são algumas das novidades que devem ser apresentadas no Google I/O 2019

O Google I/O 2019 promete ser palco de diversas inovações na área de desenvolvimento de software. O evento, considerado um dos mais importantes da empresa, costuma trazer todo ano as tecnologias mais recentes desenvolvidas pelo gigante de buscas, além de projetos que devem chegar ao mercado global ao longo de todo ano de 2019 e início de 2020.

A conferência está marcada para os dias 7 e 9 de maio e novamente será realizada no Shoreline Amphitheatre, na cidade de Mountain View, Califórnia. Desde sua primeira edição, o Google I/O é voltado para os desenvolvedores, porém é um bom evento a acompanhar, já que pelo menos uma das novidades deve impactar diretamente no seu cotidiano.

Entre as atrações mais aguardadas está o novo Android Q, também conhecido como Android 10 Q, que deve ganhar novos recursos durante a conferência. O gigante de buscas também deve apresentar detalhes sobre o seu novo serviço de streaming de jogos, o Stadia, além de atualizações no Google Assistente e novidades nos campos da Inteligência Artificial e Realidade Aumentada. Enquanto o mês de maio não chega, confira os possíveis lançamentos que devem ser apresentados no Google I/O 2019.

1. Android Q

O gigante de Mountain View já lançou a segunda prévia do novo Android Q no início deste mês, mas será durante a conferência que a empresa apresentará a terceira prévia e as novidades do seu sistema operacional para celulares. A expectativa é que seja mostrado um novo modo escuro para todo o software, melhorias de segurança e otimização.

Google I/O 2019: conheça as novidades mais aguardadas do evento
Android Q deve ganhar novidades no Google I/O 2019

Outra promessa é que o Google mude o modelo de licenciamento do Android e melhore as ferramentas de gerenciamento do sistema. O Android Q também pode ganhar novos recursos de Inteligência Artificial, mudanças no layout, sistema de notificação mais limpo e um modo de área de trabalho, semelhante ao do Samsung Dex, permitindo ao usuário conectar o seu telefone a um monitor e mouse.

2. Google Assistente

Como de costume, o assistente virtual da empresa deve ganhar alguma atualização durante a conferência deste ano. O Google Assistente tem sido uma das principais atrações há mais de três anos seguidos nos eventos e, devido ao grande número de dispositivos lançados recentemente com integração ao assistente, espera-se que ele ganhe novos recursos.

Google I/O 2019: conheça as novidades mais aguardadas do evento
Google Assistente deve receber novas funcionalidades na conferência anual do Google

Infelizmente, nada foi divulgado a respeito da chegada do idioma português brasileiro ao Google Home, porém tudo indica que ele receberá melhorias no que diz respeito ao Google Assistente.

3. Stadia

Anunciado durante a Game Developers Conference 2019 (GDC), em São Francisco, o Google Stadia deve ganhar alguma novidade na Google I/O 2019. A plataforma é uma espécie de “Netflix para jogos”, com próprio controle e suporte ao Chromecast Ultra e ao navegador Chrome, disponível para computadores, tablets e smartphones.

Google I/O 2019: conheça as novidades mais aguardadas do evento
Plataforma de streaming de jogos do Google deve ganhar novidades em maio

Rumores sugerem que a empresa abrirá o Stadia para desenvolvedores e editores. Além disso, espera-se que uma sessão especial, onde desenvolvedores e editores aprendam sobre os requisitos e padrões da plataforma, seja lançada durante a conferência.

4. Google Duplex

O Google impressionou a todos quando lançou o Duplex na edição passada da I/O. A tecnologia permite ao Google Assistente fazer ligações em seu nome e marcar compromissos automaticamente para você. O recurso começou a ser lançado nos Estados Unidos, podendo ser instalado na linha Pixel e em outros dispositivos compatíveis.

Google I/O 2019: as novidades mais aguardadas do evento
Google Duplex é uma ousada aposta do Google que usa IA para marcar compromissos para você

A promessa é de que a empresa apresente mais informações sobre a tecnologia e anuncie atualizações, melhorias no software e mostre outras maneiras de trabalhar com o aprendizado de máquina do Duplex.

5. Google Pixel 3 Lite e Pixel 3 Lite XL

Rumores sobre os novos Pixel 3 Lite e o Pixel 3 Lite XL tem “rodado” na internet há bastante tempo. Portanto, a especulação relacionada ao lançamento dos novos integrantes da linha Pixel na Google I/O 2019 tem se fortalecido ultimamente, embora a conferência nunca tenha sido usada para introduzir novos celulares.

Google I/O 2019: as novidades mais aguardadas do evento
(Imagem: BGR.com)

Entre as configurações que os novos Google Pixel 3 Lite e Pixel 3 Lite XL devem trazer, estão os processadores intermediários premium da Qualcomm, o Snapdragon 670 ou 710, câmeras de 12 MP e display OLED até seis polegadas, então espere um smartphone mais compacto. Os preços podem variar entre US$ 400,00 a US$ 500,00.

6. Android Auto

Google I/O 2019: conheça as novidades mais aguardadas do evento
Android Auto será atualizado no Google I/O 2019

O sistema operacional do Google para carros também promete novidades na conferência para desenvolvedores deste ano. O Android Auto está cada vez mais presente nos automóveis e, como divulgado no site oficial do evento, a plataforma terá uma sessão única, onde serão apresentadas as melhorias de design e o novos sistemas de entretenimento.

7. ARCore

O ARCore, plataforma que facilita a introdução de Realidade Aumentada a aplicativos pelos desenvolvedores, estará presente durante o evento. O Google mostrará os últimos avanços da tecnologia e como os novos recursos funcionam em cada ambiente e quais oportunidades eles abrem aos consumidores.

Google I/O 2019: as novidades mais aguardadas do evento

O que mais você pode esperar do Google I/O 2019?

Além das novidades citadas acima, podemos ver no palco e nas sessões do Google I/O 2019 novas atualizações de software para outros produtos da empresa, como o Google Maps e o Google Lens. O Bem-estar digital, recurso implementado no Android 9 Pie, também pode receber novidades, entre elas compatibilidade com mais aparelhos Android e novas funções.

Fonte: Google I/O

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Comente:

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box