Novo algoritmo sugere caminho mais bonito ao invés do mais curto

Novo algoritmo sugere caminho mais bonito ao invés do mais curto
Pesquisadores do Yahoo na Espanha alegam que um algoritmo criado por eles consegue sugerir o caminho mais bonito, ao invés do mais curto, em uma cidade.

Rota Bonita

Para quem gosta de efetivamente conhecer as cidades que visita, o GPS nem sempre é de muita ajuda. Mas isso pode mudar brevemente.

Pesquisadores do Yahoo! alegam terem desenvolvido um algoritmo que consegue sugerir o caminho mais bonito entre dois pontos em uma cidade.

Daniele Quercia e companheiros do laboratório do Yahoo em Barcelona, Espanha, utilizaram imagens do Google Street View e Geograph e se aproveitaram do crowdsourcing para conseguir opiniões sobre as imagens mais bonitas. O website onde o experimento ocorreu é o UrbanGems.org.

Os visitantes do site são apresentados a duas fotos e escolhem a que acham mais bonita. Esta informação, então, alimenta a base de dados na qual atua o algoritmo.

Para não criar rotas impraticáveis, o time garante que as rotas são apenas 12% mais longas que a rota mais curta, em média. Pela beleza, vale a pena os poucos metros ou quilômetros a mais.

Em testes realizados em Boston, Estados Unidos, 54 pessoas percorreram os caminhos sugeridos pelo algoritmo e confirmaram que, realmente, eles eram mais bonitos que os caminhos mais curtos.

Ainda não há previsão de chegada do serviço ao mercado consumidor, mas o pessoal já garantiu que está nos planos o desenvolvimento de aplicativos móveis com esta função.

Fonte: Cornell University Library via MIT Technology Review

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter