Controle VR do PS5 promete mais imersão para realidade virtual

Novo controle vr do ps5
Sony substitui o conceito de bastão do PS Move, e controle VR do PS5 terá sensibilidade ao toque e resposta tátil

Após alguns anos de aprendizado com o PlayStation Move e bastante investimento em tecnologia de Realidade Virtual, hoje a Sony anunciou o novo controle VR do PS5. Com design em formato de orbe, o novo controle possui o já conhecido DualSense e promete levar a experiência do jogador a um nível mais imersivo. Confira todas as informações dessa tecnologia.

Antes de mais nada, VR, ou também Virtual Reality (“Realidade Virtual” em tradução livre) é a tecnologia onde jogamos através de um headset onde nos leva ao mundo virtual, sem necessidade de uma televisão para visualizar o jogo. Para jogar é necessário um controle e a Sony já possuía há mais de dez anos o PS Move para esse fim. Desde então ela vem estudando como desenvolver uma nova tecnologia em VR e hoje a empresa divulgou que será lançado o novo controle VR do PS5 (por enquanto sem um nome próprio).

As novidades do novo controle

O que chama atenção à primeira vista é seu formato em orbe. Nunca visto antes, este formato foi pensado de forma ergonômica, afim de atender a todos os formatos de mãos possíveis. Após décadas de aprendizados não só com os próprios controles de PlayStation mas também com o PS Move, foi pensando num modelo onde seria confortável aos mais variados formatos de mão, assim como o equilíbrio ideal.

Há também outros recursos bastante interessantes como os gatilhos em ambos os controles, e como no PS5, há uma certa pressão nos gatilhos L2 e R2 para incluir a sensação de imersão ao, por exemplo, exercer força num arco para disparar uma flecha. A resposta tátil do controle promete te levar aos cenários conforme eles são: se você está em um cenário rochoso ou numa cena de luta, sentirá através do controle as diferenças, ampliando sua experiência. E semelhante ao que conhecemos nos Joy-Cons do Nintendo Switch, o novo controle VR do PS5 possuirá em seu controle esquerdo direcional analógico, triângulo, quadrado, L1 “grip”, L2 em gatilho e o botão de criação, assim como no controle direito também terá um direcional analógico, cruz, círculo, R1 “grip”, R2 em gatilho e botão de opções.

Novo controle vr do ps5
Como deve funcionar o novo controle VR do PS5

PS Move x controle VR do PS 5

Quem já teve a oportunidade de jogar VR com o PS Move sabe o quanto é interessante a experiência de jogar em realidade virtual. Agora com o novo controle VR do PS5, teremos essa mesma experiência de forma mais imersiva. A tecnologia investida no novo controle, permitirá que o usuário não apenas jogue, mas que sinta tudo o que o jogo pode proporcionar: desde sons leves aos detalhes dos sons mais estrondosos como sentir brisas de vento ou terremotos, alguma das coisas que o PS Move não proporciona.

A expectativa para a realidade virtual no PS5

Como já possuímos um pouco dessa tecnologia e conhecemos, não só através dos filmes de sci-fi, mas também pessoalmente com o PS Move, podemos dizer o que esperar da realidade virtual no PS5. Com um controle brevemente limitado no PS Move, talvez a Sony tenha aprendido que a realidade virtual não se atém somente ao fato de por um óculos e jogar vendo tudo em primeira pessoa, mas que além disso, é necessário incluir fatores sensoriais à experiência para que então, de fato, você se sinta naquele cenário. Será que a Sony conseguirá nos entregar toda a experiência prometida? Vamos aguardar até poder ver onde a realidade virtual e esses novos controles podem nos levar.

Ficou ansioso com o anúncio? Diz pra gente aqui nos comentários!

Fonte: The Verge, Engadget e PlayStation.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário