Computador com novo design do gmail

Novo design do Gmail permitirá unificação com apps de chat

Avatar of victor pacheco
Com o nome de Material 3, o novo design do Gmail foi criado para trazer uma maior produtividade no dia a dia dos usuários por meio de simples mudanças

O Google anunciou em uma postagem em seu blog oficial que mais uma mudança no design do Gmail está chegado para melhorar a usabilidade no dia a dia. A grande novidade é a possibilidade de alternar entre aplicativos diferentes por meio de um simples clique. É como se o serviço se tornasse uma grande área de trabalho, com apps de chat, videochamada e o Spaces, que é a plataforma de trabalho profissional.

Outro novo recurso são os chips de pesquisa, que foram lançados no Google Drive em fevereiro de 2022 e ajudará a economizar tempo no dia a dia. Confira todas as novidades agora mesmo.

Unificação do design do Gmail

Lançado há 18 anos, o serviço de e-mail do Google é um dos mais utilizados em todo o mundo (se não for o mais) e já passou diversas mudanças em seu design para que os usuários tenham um dia a dia mais dinâmico.

A novidade de julho de 2022 é focada em permitir a instalação de aplicativos que já são bastante utilizados no dia a dia. A empresa anunciou que “nas próximas semanas”, todos os usuários poderão instalar aplicativos que podem ser facilmente acessados no canto direito da tela, para que a alternância seja feita com apenas um clique. Veja o exemplo:

Imagens do novo design do gmail
Interface foi redesenhada para melhor alternância entre aplicativos (Foto: Divulgação)

Além da plataforma Spaces, utilizada por diversas empresas para a resolução de diversos problemas, o aplicativo de mensagens e o Google Meet também poderão ser facilmente acessados. As conversas com uma pessoa em específico seguem no canto inferior direito, mas com uma nova notificação que permite que o usuário saiba o conteúdo recebido sem a necessidade de abrir o chat.

Nova interface do gmail focado em melhor usabilidade
Mensagens poderão ser melhor visualizadas no canto da tela (Foto: Divulgação)

É uma funcionalidade semelhante ao que já vemos no WhatsApp, Telegram e demais aplicativos que permitem a troca de mensagens. Confira:

Chips de pesquisa no app de e-mail

Uma funcionalidade muito interessante que já estava disponível no Google Drive e agora chegará ao Gmail são os chips de pesquisa.

Novos chips de pesquisa do gmail
Pesquisa ficou mais dinâmica (Foto: Divulgação)

Apesar do nome um tanto complexo, este recurso pode ser explicado como filtros predeterminados que facilitam a busca dentro da plataforma de e-mail. Será possível encontrar um conteúdo por:

  • Tipo de arquivo, como um documento do Google, PDF ou imagem;
  • Pessoas;
  • Local, como um drive compartilhado ou uma pasta específica; 
  • Quando o documento foi modificado pela última vez;
  • Apenas títulos de arquivo; 
  • Marcadores compartilhados;
  • Tarefas.

A novidade, que será liberada para todos os usuários, permitirá digitar apenas uma palavra na barra de pesquisa para conseguir ter uma pesquisa aprimorada e concluída em menor tempo. Os desenvolvedores do aplicativo também anunciaram que o design do Gmail seguirá sendo aprimorado com o passar do tempo e novidades para uma melhor experiência em tablets, melhores emojis e recursos de acessibilidade serão lançados ainda este ano. Este vídeo abaixo foi lançado para divulgar a evolução do Gmail, confira:

O que achou da mudança no tema do Gmail? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Saiba como acabar com SPAM no Gmail

Fonte: Blog do Google

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados