Google Pay é relançado com recursos de rede social e conta digital

Google Pay é relançado com recursos de rede social e conta digital
Você vai poder enviar e receber dinheiro, dividir despesas e manter lista de contatos de transações no novo Google Pay, que também traz conta digital Plex

O novo Google Pay foi apresentado nesta quarta-feira (18), numa live transmitida pelo Google no YouTube. O aplicativo traz uma interface repaginada, que, segundo a empresa, tem como foco o relacionamento entre o usuário, seus contatos e estabelecimentos que aceitam essa forma de pagamento.

A intenção da big tech é facilitar os pagamentos do usuário, seja entre amigos ou estabelecimentos comerciais. Na prática, você vai poder enviar e receber dinheiro, dividir despesas e manter uma lista de contatos de transações. Além disso, o aplicativo vai oferecer recursos que vão permitir que você acompanhe (e visualize) suas finanças.

Muitas pessoas ainda consideram gerenciar finanças algo difícil. Não precisa ser assim. O Google Pay trabalha para deixar isso cada vez mais fácil.

Caesar Sengupta, gerente geral de pagamentos do Google.

Atualmente, o Google Pay conta com 150 milhões de usuários ativos mensais, espalhados por 30 países ao redor do mundo, segundo o Google.

O novo Google Pay começa a rodar nesta sexta-feira (20), apenas nos EUA. No mesmo evento, a empresa também anunciou o Plex, conta digital feita pelo Google em parceria com o Citibank. O novo aplicativo do Google Pay irá funcionar tanto em celulares com Android quanto em iPhones. Confira abaixo mais detalhes sobre as novidades do app:

A ‘cara’ do novo Google Pay

novo google pay
O novo Google Pay irá facilitar pagamentos individuais, em grupo e para estabelecimentos.

Os recursos em si que o Google Pay traz não são novos para a empresa, mas essa é a primeira vez que eles estão unificados num único aplicativo. Por isso, agora você pode considerar o app um concorrente direto de outros populares por aqui, como o Apple Pay e o PayPal.

novo google pay 1
A tela inicial do Google Pay mostra as pessoas estabelecimentos que você pagou recentemente.

A tela inicial da nova versão do aplicativo foca nos contatos e estabelecimentos que você realiza transações com mais frequência. A interface é organizada de forma que você pode realizar pagamentos, ver seu histórico de transações e encontrar ofertas. Essa organização, segundo o Google, é construída em torno das suas conversas no app, classificadas em pessoas, grupos e estabelecimentos comerciais.

Se você fuçar um pouco mais, vai ver que o novo Google Pay traz três abas: Pay (“Pague”, em tradução livre), Explore e Insights. Vamos explorar cada uma para você entender como elas funcionam e quais recursos oferecem.

A aba Pay mostra seu histórico de transações e botões para você realizar novos pagamentos e transações. Já a aba Explore é onde o Google vai te mostrar ofertas e descontos. Por fim, a aba Insights vai permitir com que você sincronize o app à sua conta bancária para realizar buscas (compras, pagamentos, recibos etc) e acompanhar suas finanças. E você vai poder criar grupos no aplicativo para dividir contas entre seus amigos e colegas que também usarem o Google Pay.

novo google pay relatório
Na aba Insights, o Google Pay irá mostrar gráficos de seus gastos e onde mais você usa o aplicativo para pagamentos.

E sim, você não leu errado. A ferramenta de busca do novo Google Pay vai realmente ser capaz de fazer uma varredura atrás dos seus recibos. Mas isso só vai rolar se você permitir o acesso do app ao seu Gmail e Google Fotos. O aplicativo, então, vai escanear os recibos e incluí-los na sua respectiva transação financeira. Tudo isso automaticamente.

Talvez lendo isso você esteja preocupado com questões de segurança e privacidade (afinal, esses dados são extremamente sensíveis e importantes para qualquer usuário). Mas o Google garante que não vende nem compartilha esses dados para terceiros.

Além disso, a empresa frisou que não vai compartilhar seu histórico de transações com o Google Ads. E o acesso da ferramenta de busca do aplicativo aos seus dados os deixam criptografados nos servidores do Google, informou a empresa.

Só que o novo Google Pay vai trazer uma opção em que você vai poder permitir que o Google analise seu histórico de transações, em troca de sugestões de compras mais personalizadas. Essa opção abre essa possibilidade por um período de testes de três meses. Depois, o aplicativo vai consultar se você quer continuar com isso ou não.

Assista abaixo o vídeo de lançamento do novo Google Pay:

O novo Google Pay inicialmente só estará disponível nos EUA, a partir do dia 20 de novembro. Se você já quiser ir vendo como é o sistema de pagamentos do Google porém, o aplicativo antigo está disponível no Brasil tanto para o Android quanto para iPhone (iOS), e nós do Showmetech também temos um guia de como adicionar o cartão de crédito no aplicativo.

Fontes: Google e The Verge

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter