Novo planeta-anão é descoberto no Sistema Solar

Novo planeta-anão é descoberto no Sistema Solar 8
Pequeno mesmo se comparado à Terra, ele está localizado a 13,7 bilhões de quilômetros do Sol, e seu diâmetro é de apenas 530 quilômetros

Não faz muito tempo, Plutão recebeu um “downgrade” de categoria. Basicamente, o planeta mais distante (entre os próximos ao Sol) deixou de ser, bom, um planeta.  Isso não quer dizer que Sistema Solar está mais vazialo. Pelo contrário: novos planetas-anões são descobertos com uma certa frequência. E o mais recente deles é o 2014 UZ224.

Pequeno mesmo se comparado à Terra, ele está localizado a 13,7 bilhões de quilômetros do Sol. Seu diâmetro é de apenas 530 quilômetros, e uma volta completa no Sol demora nada menos do que 1100 anos terrestres. O 2014 UZ224 ainda está para ser confirmado pela International Astronomical Union (IAU), mas já figura na lista do Minor Planet Center.

plutao

Ou seja, passa a integrar a lista junto com Eris, Haumea, Makemake, Ceres e Plutão, que agora é reconhecido como um planeta-anão. O método utilizado para encontrá-lo é conhecido como Dark Energy Camera (DECam). Basicamente, ele observa galáxias e supernovas conforme eles se afastam da Terra. Mede a “energia escura”, a força por trás das expansão do universo.

Um novo nono planeta

A mesma tecnologia está sendo utilizada para encontrar um possível nono planeta, também no Sistema Solar. Este, que substituiria Plutão, teria o mesmo tamanho de Netuno. “Estamos bastante animados com as nossas chances de encontrá-lo”, disse David Gardes à NPR. E novos telescópios estão em produção para ajudar na tarefa.

Temos o James Webb Space Telescope (JWST), previsto para ser finalizado em 2018, e o Advanced Technology Large-Aperture Space Telescope (ATLAST), previsto para entrar em operação entre 2025 e 2035. Como site Futurism aponta, se de fato há um nono planeta, ele não ficará escondido por muito tempo.

78 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba nossas notícias:

Receba nossas notícias:

[widget id="jackmail_widget-2"]
Holler Box