Novo serviço te diz quais perfis online são falsos (bots)

Novo serviço te diz quais perfis online são falsos (bots) 2
Site e extensão para navegadores criado por dois jovens de 20 anos informa se perfis do Twitter são falsos ou não

O termo fake news vem se tornando cada vez mais popular, principalmente na internet. Depois de todas as complicações referentes ao assunto, principalmente durante as eleições dos Estados Unidos em 2016, novas tecnologias vêm sendo estudadas no intuito de ajudar os usuários da internet a ficarem mais atentos sobre notícias e perfis falsos.

Uma das tecnologias mais promissoras veio não de uma grande empresa, mas de uma startup. Iniciada por dois garotos de cerca de 20 anos que são amigos desde o colégio, a  ferramenta promete ser uma arma conta o problema.

RoBhat Labs

Novo serviço te diz quais perfis online são falsos (bots) 3

A startup foi fundada por Ash Bhat e Rohan Phadte. Eles iniciaram todo o processo com o desenvolvimento do NewsBot para o Facebook Messenger. Ao colar o link de uma notícia na janela de conversa do Facebook, o bot criado pela dupla era capaz de analisar a inclinação do conteúdo para informar se tratar de uma notícia falsa ou verdadeira.

Esse foi o passo inicial para que eles começassem a trabalhar em um algoritmo capaz de identificar bots no Twitter.

As manipulações da internet

Atualmente já é sabido que inúmeros bots, ou seja, perfis falsos que são comandados por robôs, já existem em diversas redes sociais. Eles parecem estar em maior número no Twitter e geralmente são responsáveis por espalhar notícias falsas. Ou até mesmo incitar discussões calorosas contra ou a favor do que for do seu interesse.

Eles são bastante utilizados principalmente para fins políticos.

A solução

Novo serviço te diz quais perfis online são falsos (bots) 4

Foi assim que a RoBhat Labs apresentou o site Botcheck.me. A novidade é uma extensão para navegadores que permite que as pessoas possam checar perfis. Ele faz a análise do perfil e revela se é de fato um perfil falso ou não. Além disso, o site também mostra sobre o que esses perfis estão twittando em tempo real.

Autoridades

Não demorou muito para que a novidade fosse descoberta pelo Comitê Nacional Democrata. Assim, eles contrataram a RoBhat Labs para escrever um relatório a respeito da divulgação de desinformação nas redes sociais. Raffi Krikorian, chefe do departamento de tecnologia do Comitê, revelou que está animado com o fato dos garotos estarem aplicando pressão nas companhias tecnológicas.

“Eu sinceramente acho que a administração e o Congresso não estão fazendo o suficiente, então estamos tentando preencher esse vazio.”

Ash e Rohan deixaram a escola para trabalhar com o comitê e estão procurando por fundos para sua empresa. Para o futuro, os garotos planejam desenvolver uma nova ferramenta. Ela será capaz de testar se uma notícia passou por muitas mudanças ao ser espalhada pela internet. Eles esperam vender essa ferramenta para empresas de mídia e candidatos políticos.

Fonte: NewYorkTimes

Receba Notícias por E-mail:

Share via