Novos termos do WhatsApp provocam fuga de usuários para outros aplicativos

Novos termos whatsapp
Telegram e Signal estão entre os aplicativos de mensagens mais baixados após as mudanças e apresentação dos novos termos do WhatsApp.

Os novos termos do WhatsApp para o ano de 2021 provocaram um verdadeiro êxodo de um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo. O ponto mais polêmico diz respeito a mudança que obriga os usuários do app a aceitarem o compartilhamento de suas informações com o Facebook, empresa que em 2014 comprou o WhatsApp por US$ 22 bilhões.

Quais são os novos termos do WhatsApp

Todos os detalhes sobre os novos termos do WhatsApp estão disponíveis na página oficial Termos de Serviço do aplicativo. A polêmica, porém, está neste trecho:

Como trabalhamos com outras empresas do Facebook: Como parte das Empresas do Facebook, o WhatsApp recebe e compartilha dados com as demais Empresas do Facebook. Podemos usar os dados fornecidos por essas empresas, e essas empresas podem usar os dados compartilhados por nós para nos ajudar a operar, executar, aprimorar, entender, personalizar, dar suporte e anunciar nossos Serviços e as ofertas das Empresas do Facebook, inclusive os Produtos das Empresas do Facebook.

É neste ponto dos novos termos do WhatsApp que o aplicativo explicita que todo e qualquer dado fornecido pelo usuário pode e será compartilhado com a “empresa-mãe” dona da ferramenta, o Facebook. Entre estes dados, estão as seguintes informações:

  • Número do telefone
  • Dados de localização
  • Nível de bateria
  • Rede móvel utilizada
  • Informações sobre os grupos em que o usuário participa
  • Status em tempo real
  • Foto de perfil
  • Dados do status online do aplicativo
  • Dados de transações e pagamentos

No entanto, o conteúdo das conversas e mensagens, assim como fotos, vídeos, áudios e imagens trocados entre usuários não serão analisados ou compartilhados pelo Facebook e/ou terceiros. Os novos termos do WhatsApp deixam claro que tais dados já são atualmente criptografados de ponta a ponta e não há como acessar essa informação. Elas continuarão totalmente protegidas e com acesso restrito a cada pessoa com perfil no app.

Os novos termos do Whatsapp entram em vigor no dia 8 de fevereiro de 2021 e, caso o usuário não aceite, ele estará banido do aplicativo de mensagens.

Elon Musk e a Signal

Quem se beneficiou com o imbróglio dos novos termos do WhatsApp foi a Signal do magnata da tecnologia Elon Musk, que chegou a publicar em sua conta no Twitter mensagens divulgando seu aplicativo, além de provocações ao concorrente.

Outra personalidade que tem feito publicidade positiva do aplicativo é Edward Snowden, alegando a eficiência na proteção dos dados por criptografia de ponta a ponta.

Em apenas 2 dias, 100.000 pessoas baixaram o Signal na Google Store e Apple Store. Já o Telegram, aplicativo tão popular e conhecido do púplico quanto o WhatsApp, obteve 2,2 milhões de downloads no período, segundo dados da Sensor Tower.

Fontes: c|net , Slash Gear , UOL e WhatsApp

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter

Gostou? Ajude a gente