O Primeiro Homem: Ryan Gosling estreia amanhã como Neil Armstrong no cinema

O Primeiro Homem
O céu é o limite: O Primeiro Homem, filme biográfico de Neil Armstrong é a mais nova empreitada do diretor Demian Chazelle em parceria com Ryan Gosling

Um pequeno passo para um homem, um grande passo para a humanidade. A seguinte frase colocou Neil Armstrong e toda a tripulação da missão Apollo 11 no mapa da história mundial. E a jornada da criação do mito do primeiro homem na lua é tema para O Primeiro Homem, novo filme de Demian Chazelle (Whiplash, La La Land), e tem a difícil missão de consolidá-lo como um dos diretores mais talentosos e prolíficos da atualidade.

O filme conta com Ryan Gosling (Blade Runner 2049) no papel principal, repetindo a parceria de La La Land, e tem como objetivo desmistificar a trajetória de Neil, ou ao menos apresentá-la ao grande público. O motivo pelo qual o projeto é tão especial é que ele é baseado na primeira – e única – biografia já publicada com o aval do astronauta. Os caminhos que o levaram ao grande feito são frequentemente esquecidos, muito de deve ao fato que Armstrong e sua família sempre foram extremamente reservados.

O autor James R. Hansen também é um dos co-produtores do projeto. O roteiro ficou por conta de Josh Singer (Spotlight). O produtor executivo é outro entusiasta por missões espaciais e dinossauros, Steven Spielberg.

A Outra Armstrong

2493 FPT 00011 GRD CROP 720x404 - O Primeiro Homem: Ryan Gosling estreia amanhã como Neil Armstrong no cinema
Em estreia no cinema, Claire Foy brilha em parceria com Gosling.

A proposta do filme é ser um contraponto ao padrão clássico de filmes de “missão espacial”, humanizando uma personalidade que é muito reconhecida mundialmente, mas nunca teve sua história apresentada de fato, uma vez que o mesmo não abraçou o status de celebridade e viveu em reclusão até sua morte, em 2012.

O personagem resiliente, que entrega muito com pouco, parece estar se tornando uma especialidade para Ryan Gosling, que encarna um Armstrong ambicioso porém fechado, e pode se tornar sua terceira indicação à estatueta de melhor ator.

Seu contraponto fica a cargo da atriz Claire Foy, conhecida por seu papel como Rainha Elizabeth em The Crown,  e encara agora seu primeiro papel para as telonas como Janet, esposa de Armstrong, uma mulher de caráter forte e pés no chão. Sua performance são um dos pontos altos do filme, colocando a atriz como uma das favoritas ao Oscar junto de Lady Gaga e Glenn Close.

Ryan Gosling e Claire Foy estão acompanhados de um elenco competente que interpreta os homens escolhidos para o Programa Gemini juntamente com Neil Armstrong: Jason Clarke (de Planeta dos Macacos: O Confronto) no papel de Ed White, Patrick Fugit (de Garota Exemplar) como Elliot See, Ethan Embry (de Grace and Frankie, canal Netflix) no papel de Pete Conrad, Pablo Schreiber (de Deuses Americanos, canal STARZ) como Jim Lovell, Christopher Abbott (de Girls, canal HBO) como David Scott, Corey Stoll (de House of Cards—Netflix) como Buzz Aldrin, Skyler Bible (de Socially Awkward) no papel de Richard F. Gordon e Shea Wingham (de Sem Escala) como Gus Grissom.

O Primeiro Homem: Missão Especial

2493 D030 00395R GRD 720x480 - O Primeiro Homem: Ryan Gosling estreia amanhã como Neil Armstrong no cinema
A tecnologia que levou o homem à lua é inferior ao do nosso smartphone.

Mas o filme vai além disso e lembra a todo o momento que o Apollo 11 é o resultado de um esforço coletivo e o que acontece no chão é uma das prioridades da história. O Primeiro Homem mostra as etapas rigorosas e perigosas que antecederam a missão—além da resistência e determinação do homem que deu o primeiro passo— são um mistério para a maioria das pessoas.

“Por ser o acontecimento mais famoso da história mundial, é chocante ver o pouco que se sabe dos detalhes do acontecimento e o pouco que se sabe do homem que deu aqueles primeiros passos. Fiquei muito espantado com o fato de que um acontecimento dessa magnitude não tenha sido retratado em um longa-metragem antes. Queremos enfatizar o quanto era assustador viajar para o espaço. Era exatamente como viajar dentro de uma lata ou de um caixão.”, comenta Chazelle.

4b8736ee42f88c7adea6d0e935816302 720x480 - O Primeiro Homem: Ryan Gosling estreia amanhã como Neil Armstrong no cinema
Na foto: Neil Armstrong, Michael Collins, Buzz Aldrin. Os homens a frente do Apollo 11.

É difícil sequer imaginar que a tecnologia que levou o primeiro homem ao espaço era extremamente inferior a qual estamos acostumados a manusear todos os dias atualmente. Um dos pontos altos do filme fica a cargo do retrato fiel dessa tecnologia analógica, onde os principais responsáveis pela corrida espacial foram esforços humanos, e físicos.

“Esquecemos que, quando estavam tentando levar o homem para a Lua, a tecnologia que temos hoje ainda não existia. Queremos que o público viva essa experiência e veja o quanto que foi necessário de atenção aos detalhes de milhares de pessoas trabalhando com o mesmo objetivo. Se alguma delas falhasse, o projeto fracassaria.”, diz Bowen, um dos produtores do filme.

Fotografia impecável

2493 TP 00021R 720x303 - O Primeiro Homem: Ryan Gosling estreia amanhã como Neil Armstrong no cinema
Destaque do filme fica para a fotografia que garante experiência única ao retratar aterrissagem à lua.

A preocupação em tentar capturar com dignidade toda a experiência lunar garante uma fotografia de tirar o fôlego e o trecho de aterrissagem da lua é um dos pontos altos do filme. O momento em que Armstrong pisa na lua ao som de jazz é um dos grandes destaques nas reviews já feitas. O filme, de maneira geral, está garantindo boas impressões segundo a crítica internacional e os esforços para retratar os esforços que levaram o primeiro homem à lua foram recompensados.

“Existem muitas outras histórias do pouso lunar, mas eu queria saber como foram todos os anos que antecederam aquele primeiro passo, e como foi ser o homem que pôs os pés na Lua pela primeira vez”, diz Damien Chazelle. “Somente algumas pessoas em toda a história já andaram na Lua, e Neil Armstrong foi o primeiro. Mais importante ainda, é a história emocional de um cara que tentava ser pai e marido enquanto viajava pelo espaço.”

O filme estreia no Brasil dia 11/10. Você vai assistir? Deixe um comentário.

first man 2 1700x800 - O Primeiro Homem: Ryan Gosling estreia amanhã como Neil Armstrong no cinema

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via