O que é vps

O que é VPS e quais as suas aplicações

Avatar of mariana bonfim
Explicamos para você o que é VPS e sua diferença com outros tipos de servidores

VPS é a sigla para “Servidor Virtual Privado”, tecnologia usada principalmente para hospedar sites ou blogs. Mas, o uso do VPS Barato pode ir muito além disso, dependendo de qual for a sua necessidade e objetivo. Muitas pessoas, no entanto, ainda tem dúvidas sobre o que é, e quais são as diferenças entre VPS, servidor compartilhado, Cloud e dedicado. Caso você tenha interesse em saber mais sobre o assunto, então continue lendo!

O que é VPS

Vps é uma sigla para servidor virtual privado
VPS é uma sigla para servidor virtual privado

VPS é como uma espécie de servidor virtualizado em máquinas físicas, que oferece uma performance superior aos serviços convencionais de hospedagem. O servidor VPS tem um desempenho eficaz e por um preço melhor que o servidor dedicado. Para quem tem um site ou planeja criar um, o servidor VPS tem um papel importante para o sucesso de sua página. Isso porque, para atrair mais leads e gerar vendas, é preciso ter um bom servidor para hospedar todas as informações e dados da página.

O servidor é nada mais que um computador usado para armazenar dados, arquivos e aplicações, que podem ser acessados de forma remota. Em outras palavras, é como se fosse uma máquina que permite a outros computadores compartilhar dados. Dessa forma, um servidor também é responsável por hospedar um site ou blog, aí armazenar os seus dados e permitir que outras pessoas o acessem. Por isso, para obter um bom desempenho em seu site, é preciso de um servidor que funcione bem.

O VPS, além de ser um servidor, também é privado, o que significa que apenas você ou alguém que tenha permissão, consiga acessá-lo. Somado ao fato de ser virtual, o servidor VPS é virtualizado através de um software, o que significa que pode haver vários em apenas uma máquina. Então, o VPS é um servidor virtual, mas que fica hospedado em uma máquina física. Sendo o seu principal objetivo permitir que os usuários hospedem os seus sites ou outras aplicações.

Para que serve o VPS

Os servidores vps são uma boa opção para desenvolvedores hospedarem aplicações em jsp ou postgresql
Os servidores VPS são uma boa opção para desenvolvedores hospedarem aplicações em JSP ou PostgreSQL

O tipo de hospedagem escolhido exerce grande influência sobre o desempenho do blog ou site. Para isso, é preciso escolher com sabedoria, assim os usuários que acessarem a sua página terão uma melhor experiência. Na maioria das vezes, um servidor VPS é indicado para sites que a memória e o processamento precisam de outros recursos, que são encontrados apenas em planos dedicados, tais como:

  • Envio moderado a alto de e-mails;
  • Firewall personalizado;
  • Modificações globais variáveis do PHP;
  • Modificações de parâmetros do servidor Apache;
  • Entre outros.

Além disso, os servidores VPS também são boas opções para profissionais web, como desenvolvedores que buscam por uma hospedagem para aplicações em JSP (Java/Tomcat) ou PostgreSQL. Isso sem mencionar que um servidor VPS também é um cenário ideal para outras questões, como por exemplo:

  • Desenvolver novos ambientes;
  • Criar servidores privados;
  • Instalar aplicações e automações;
  • Fazer manutenção de sistemas;
  • E muito mais.

Qual a diferença entre servidor dedicado e VPS

No servidor dedicado,há uma máquina física exclusivamente dedicada para a hospedagem de um único cliente
No servidor dedicado,há uma máquina física exclusivamente dedicada para a hospedagem de um único cliente

Tanto o servidor dedicado quanto o VPS são hospedagens privadas, mas a forma como isso é feito é diferente. No caso do VPS, a privacidade é apenas virtual, pois como visto, é usado uma única máquina física para hospedar todos os outros clientes. No caso do servidor dedicado, você terá uma máquina física apenas para você e a sua hospedagem. Então, o VPS é visto como uma alternativa intermediária entre o servidor compartilhado e dedicado.

Tendo em vista que o servidor dedicado é uma opção mais cara, então o VPS torna-se mais acessível para sites que estão começando a ter mais acesso. Conforme o número de tráfego aumenta, com uma hospedagem compartilhada, as páginas demoram mais para carregar. O servidor dedicado, por sua vez, é mais indicado para sites que recebem um grande número de acessos por dia e precisam de alto desempenho. Assim como para quem busca um maior espaço de armazenamento. Ele também é uma boa opção para lojas virtuais, para suportar o alto número de acessos diários e cadastramento de inúmeros produtos. Portanto, apesar de serem parecidos, o servidor dedicado é mais caro e tem funções mais avançadas.

Qual a diferença entre servidor Cloud e VPS

O servidor cloud se baseia em diversas outras máquinas físicas.
O servidor Cloud se baseia em diversas outras máquinas físicas.

E qual a diferença entre um servidor Cloud para o VPS? Bem, em primeiro lugar, vale notar que ambos funcionam como um servidor dedicado. A principal diferença entre um e outro é que o VPS oferece os recursos de só uma máquina física. Por outro lado, o servidor Cloud se baseia em várias outras máquinas físicas. Ou seja, apesar da semelhança, cada um tem as suas vantagens e desvantagens.

Qual a diferença entre servidor compartilhado e um VPS

No servidor compartilhado diversos clientes ficam hospedados em uma mesma máquina
No servidor compartilhado diversos clientes ficam hospedados em uma mesma máquina

Já na hospedagem compartilhada, como o próprio nome sugere, vários clientes ficam hospedados em apenas um servidor. Assim, todos os sites desses usuários usam os mesmos recursos do servidor, tais como:

  • Memória;
  • CPU;
  • Espaço em disco;
  • Largura.

Para entender melhor, imagine que esse tipo de servidor é um hotel, onde cada usuário ocupa um quarto, mas todos usam os mesmos recursos e serviços fornecidos pelo hotel. Sendo assim, em um apartamento você acaba tendo problemas caso algum outro hóspede, por exemplo, danifique o elevador. O mesmo ocorre com esse tipo de hospedagem, se algum outro usuário usar de forma inapropriada um recurso.

Com isso, você e o seu site estão sujeitos a passar por esses problemas devido ao mau uso, embora algumas empresas tenham uma política mais rígida quanto a isso. Assim como também, algumas empresas já estão isolando os recursos do servidor. Dessa forma, um usuário não poderá usar os recursos que são de outra pessoa. Dessa maneira é mais fácil evitar que haja problemas com relação aos recursos, além de garantir que eles estejam disponíveis para todos.

A principal diferença entre uma hospedagem compartilhada e um VPS, é que o VPS trata-se de um servidor virtual. Ou seja, cada usuário fica hospedado separado, assim não há chances de ocorrer problemas em seu site devido a outros usuários, pois cada um tem os seus próprios recursos.

Como você pôde ver, o VPS é um servidor indicado para quem tem um número considerável de acessos em sua página na web. Também serve para outras aplicações, como desenvolver e criar novos projetos.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados